Tecnologia, marketing, gestão e inovação
A tecnologia é um elemento inevitável atualmente. Desde as tarefas mais simples do dia a dia, como programar um lembrete no celular, até carros completamente automáticos que dispensam a necessidade de um motorista, não se pode negar que ela surgiu para revolucionar definitivamente a humanidade e esta revolução está longe de acabar.
Constante avanço tecnológico
Basta fazer uma breve retrospectiva das décadas passadas para entender do que estamos falando. Desde o fim da Segunda Guerra mundial, com o início da Terceira Revolução Industrial, novas descobertas e inovações surgiram ano após ano. O que parecia ser o auge tecnológico logo era substituído por algo ainda mais surpreendente.
Os campos da ciência, medicina, robótica e das telecomunicações, certamente, foram os mais beneficiados. No entanto, é notável que a tecnologia transformou também o mundo corporativo, juntamente com as relações de consumo.
Novas máquinas, softwares de gestão, sistemas integrados e métodos de produção cada vez mais modernos passaram a surgir – e ainda surgem – diariamente. Manter-se atualizado deixou de ser um diferencial e passou a ser uma questão de sobrevivência.
O que ontem era o mais moderno, hoje já é ultrapassado. O ponto principal é que a tecnologia não espera por você e, se sua organização não a acompanhar, você certamente será engolido pelo mercado.
Tecnologia e marketing
O marketing, apesar de não estar diretamente relacionado à produção, é crucial para o sucesso dos negócios de qualquer empresa. Não adianta investir nas melhores máquinas, matérias-primas da mais alta qualidade e colaboradores altamente treinados se ninguém souber disso. Nem sempre um bom produto se vende sozinho e o marketing existe para garantir que as pessoas saibam o que você tem de melhor a oferecer.
Este não é um conceito novo, já que o marketing começou a dar seus primeiros passos na década de 50. O que realmente mudou foi a forma como ele é feito.
Segundo um levantamento recente, mais de 126 milhões de brasileiros acessam regularmente a internet, o que corresponde a 70% da população do país. Com os olhos todos voltados para uma pequena tela na palma das mãos, faria mesmo sentido anunciar fora dela? É isso que prega o marketing digital.
Manter-se à frente da tecnologia é uma necessidade, capaz de fazer sua empresa se tornar e se manter relevante, antecipar estabilidade e crescimento em longo prazo, e atrair clientes de maneira natural e significativamente mais barata, em comparação aos meios tradicionais.
Tecnologia e gestão
Você ainda gerencia a sua empresa através de planilhas, papéis e livros de anotações? Se sim, saiba que este tipo de atitude pode estar te privando de diversas oportunidades.
Sistemas de gestão, tecnologia para folha de pagamento e RH, gerenciamento de contatos e servidores em nuvem são cada vez mais comuns, ajudando empresas a se manterem organizadas e, ao mesmo tempo, protegendo informações confidenciais de maneira segura, em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
A inovação tecnológica tem sido fundamental para ajudar as empresas a otimizar seus processos e reduzir significativamente a necessidade de manter arquivos em papel. Assim, as organizações que resistem ao progresso e funcionam de maneira desorganizada não têm chance de competir no mesmo nível que outras empresas que adotam a tecnologia.
Tecnologia e evolução
Não há como se manter preso aos velhos paradigmas em gestão corporativa e avançar em seus negócios, ao mesmo tempo. Se o público e o mercado mudam, acompanhar essa evolução é o primeiro passo para incentivar um ambiente de alta performance e alcançar o sucesso organizacional.
Assim como ocorreu no passado, estamos, hoje, no auge da evolução tecnológica. Se uma organização continuar resistindo ao progresso e decidir não acompanhar a tecnologia, é muito provável que desapareça na obscuridade.
Relacionados


Gestão humanizada: equipe mais motivada, empresa com mais resultado
Gerenciar pessoas é um dos maiores desafios encontrados dentro de uma empresa. Afinal, compreender as necessidades pessoais dos empregados, ter uma equipe motivada e, ao mesmo tempo, ágil, garantir eficiência em meio a tantos processos e atividades, e ainda buscar...
Leia mais

Pensamento exponencial e RH estratégico
Você já leu e releu que é preciso ser estratégico. Aliás, o tempo de explicar o porquê é tão importante ser estratégico já até passou;não há mais espaço para atuar sem propósito, método, tecnologia e atualização constante. Um dos grandes...
Leia mais

5 funcionalidades da interface mobile do Rhevolution
Revisitar a cultura organizacional, as estratégias e as condutas nunca se fez tão necessário quanto agora, visto que tudo que está acontecendo em escala global tornou a ideia da aceleração de uma transformação digital de Recursos Humanos ainda mais urgente....
Leia mais

Jornada do colaborador: quais as etapas e como torná-la mais eficiente
A jornada do colaborador compreende sua trajetória dentro da empresa - desde o processo de contratação, passando pelo onboarding, o trabalho do dia a dia, seu plano de desenvolvimento, treinamentos, avaliações de desempenho e quaisquer outras ações de RH que...
Leia mais

Gestão de qualidade na indústria de software.
Na indústria de software, com a prestação de serviços associados, a gestão da qualidade é fator determinante para o sucesso, desde o momento da concepção até a entrega do produto final. A gestão da qualidade é uma ciência, e como...
Leia mais

ESG e RH: uma pauta promissora
As pautas ESG (Environmental, Social and Governance – Meio Ambiente, Social e Governança) ganharam bastante notoriedade nos últimos tempos, o que tem impulsionado cada vez mais empresas a incluírem em sua cultura corporativa uma postura sustentável e justa, que contribua...
Leia mais