Tecnologia, marketing, gestão e inovação
A tecnologia é um elemento inevitável atualmente. Desde as tarefas mais simples do dia a dia, como programar um lembrete no celular, até carros completamente automáticos que dispensam a necessidade de um motorista, não se pode negar que ela surgiu para revolucionar definitivamente a humanidade e esta revolução está longe de acabar.
Constante avanço tecnológico
Basta fazer uma breve retrospectiva das décadas passadas para entender do que estamos falando. Desde o fim da Segunda Guerra mundial, com o início da Terceira Revolução Industrial, novas descobertas e inovações surgiram ano após ano. O que parecia ser o auge tecnológico logo era substituído por algo ainda mais surpreendente.
Os campos da ciência, medicina, robótica e das telecomunicações, certamente, foram os mais beneficiados. No entanto, é notável que a tecnologia transformou também o mundo corporativo, juntamente com as relações de consumo.
Novas máquinas, softwares de gestão, sistemas integrados e métodos de produção cada vez mais modernos passaram a surgir – e ainda surgem – diariamente. Manter-se atualizado deixou de ser um diferencial e passou a ser uma questão de sobrevivência.
O que ontem era o mais moderno, hoje já é ultrapassado. O ponto principal é que a tecnologia não espera por você e, se sua organização não a acompanhar, você certamente será engolido pelo mercado.
Tecnologia e marketing
O marketing, apesar de não estar diretamente relacionado à produção, é crucial para o sucesso dos negócios de qualquer empresa. Não adianta investir nas melhores máquinas, matérias-primas da mais alta qualidade e colaboradores altamente treinados se ninguém souber disso. Nem sempre um bom produto se vende sozinho e o marketing existe para garantir que as pessoas saibam o que você tem de melhor a oferecer.
Este não é um conceito novo, já que o marketing começou a dar seus primeiros passos na década de 50. O que realmente mudou foi a forma como ele é feito.
Segundo um levantamento recente, mais de 126 milhões de brasileiros acessam regularmente a internet, o que corresponde a 70% da população do país. Com os olhos todos voltados para uma pequena tela na palma das mãos, faria mesmo sentido anunciar fora dela? É isso que prega o marketing digital.
Manter-se à frente da tecnologia é uma necessidade, capaz de fazer sua empresa se tornar e se manter relevante, antecipar estabilidade e crescimento em longo prazo, e atrair clientes de maneira natural e significativamente mais barata, em comparação aos meios tradicionais.
Tecnologia e gestão
Você ainda gerencia a sua empresa através de planilhas, papéis e livros de anotações? Se sim, saiba que este tipo de atitude pode estar te privando de diversas oportunidades.
Sistemas de gestão, tecnologia para folha de pagamento e RH, gerenciamento de contatos e servidores em nuvem são cada vez mais comuns, ajudando empresas a se manterem organizadas e, ao mesmo tempo, protegendo informações confidenciais de maneira segura, em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
A inovação tecnológica tem sido fundamental para ajudar as empresas a otimizar seus processos e reduzir significativamente a necessidade de manter arquivos em papel. Assim, as organizações que resistem ao progresso e funcionam de maneira desorganizada não têm chance de competir no mesmo nível que outras empresas que adotam a tecnologia.
Tecnologia e evolução
Não há como se manter preso aos velhos paradigmas em gestão corporativa e avançar em seus negócios, ao mesmo tempo. Se o público e o mercado mudam, acompanhar essa evolução é o primeiro passo para incentivar um ambiente de alta performance e alcançar o sucesso organizacional.
Assim como ocorreu no passado, estamos, hoje, no auge da evolução tecnológica. Se uma organização continuar resistindo ao progresso e decidir não acompanhar a tecnologia, é muito provável que desapareça na obscuridade.
Relacionados
O bom atendimento personalizado
Mais do que solucionar problemas, atender bem é também saber ouvir Certa vez ao entrar em uma loja, me senti incomodado com um cliente que esbravejava no balcão sobre o tipo de atendimento que recebia. Algum tempo depois, vivi um...
Leia maisTechware e a implantação remota das suas soluções
Frente a pandemia do novo coronavírus (COVID-19), muitas empresas já estão aderindo a implantação do teletrabalho ou home office com sua equipe, conforme as medidas provisórias trabalhistas anunciadas pelo Governo Federal. Entretanto, não são todas as empresas que possuem preparo...
Leia maisOnboarding de empregados: o que é e como aplicar
Os primeiros dias de um novo empregado dentro da empresa são fundamentais em sua adaptação, engajamento e desenvolvimento. Sem o direcionamento certo, ele pode se sentir deslocado, não compreender bem as tarefas e até encontrar dificuldades para “pegar o ritmo”....
Leia maisConheça as medidas provisórias criadas para lidar com a pandemia
Desde o início da pandemia, houve mais de 25 medidas provisórias para combater os conflitos e desafios causados pelo novo coronavírus. Entre elas, estão as medidas provisórias criadas para auxiliar trabalhadores e empresários na luta contra o desemprego. Na Medida...
Leia maisGestão de pessoas: filhos no trabalho
Conciliar vida pessoal e profissional é uma necessidade dos colaboradores, que merecem atenção e cuidado da empresa. Os profissionais passam muitas horas no ambiente de trabalho, dividindo as 24h do dia entre trabalho, família, educação e lazer. Para equalizar essas...
Leia maisPreservando a saúde dos colaboradores
O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto no final de 2019 na China e tem se espalhado de forma bem rápida entre os países. Desde então, o vírus já fez 18.259* mortes segundo um balanço da AFP baseado em...
Leia mais