Saiba mais sobre Design de Serviços no blog da Techware
Em um cenário corporativo de intensa concorrência como o atual, é fundamental para a sobrevivência de qualquer empresa que em suas atividades seja estabelecida uma busca constante pela geração de vantagens competitivas. Na definição mais simples e eficaz do que é uma vantagem competitiva, significa o fator que vai determinar que um consumidor escolha o produto ou serviço que a sua empresa proporciona ao invés de considerar comprar de seu concorrente.
Quando se trata de produto a busca pela vantagem competitiva pode ser obtida por inovação, ampliação de funcionalidade e uma boa relação entre preço e valor. Por outro lado, quando se trata de serviços, além dos fatores mencionados, há uma qualidade que todo bom serviço possui e que faz toda a diferença.
Essa qualidade nos serviços é resultante da aplicação do que atualmente chamamos de Design de Serviços, que é uma nova abordagem multidisciplinar que se emprega quando devemos criar um novo serviço ou aperfeiçoar um já existente para que a experiência dos clientes ao consumi-lo seja inesquecível.
No campo do Design de Serviços a palavra de ordem é a experiência do consumidor. Como deve ser a experiência do consumidor ao usar o serviço? Qual é a preocupação sobre este tema que os prestadores de serviço precisam ter? E como a empresa se torna referência na prestação de determinado serviço? Estas são três das questões fundamentais que norteiam toda a ação corporativa em busca da melhor experiência do usuário.
A maior parte dos especialistas costuma concordar que o processo do Design de Serviços pode ser dividido em quatro fases: Exploração, Criação, Reflexão e Implementação.
Na fase de Exploração, é preciso identificar um problema no serviço que por sua vez passará por um redesenho. Sempre preservando a cultura da organização e sua estrutura, mas considerando a perspectiva do consumidor.
Na fase de Criação, utiliza-se a técnica de “brainstorming”, onde todos os interessados em determinado serviço são envolvidos para que as mais diversas ideias e percepções sejam coletadas.
A fase seguinte, a da Reflexão, terá como resultado o desenho do novo fluxo do serviço, minuciosamente detalhado. Nesta fase qualquer metodologia ou técnica que permita chegar ao ponto de materializar o novo serviço para possíveis testes pode ser empregada.
Por fim, para que se possa implementar o novo serviço, devem ser tomadas as medidas administrativas, financeiras ou de outras ordens, para que, de fato, o novo serviço ou o serviço repaginado possa ser ativado.
Cabe destacar que a fase de Criação ou Definição, na nomenclatura de outros especialistas, é a que vai trazer o diferencial buscado caso forem pensados e projetados adequadamente todos os “Pontos de Contato” para o serviço.
São chamados de Pontos de Contato todos os momentos nos quais o provedor do serviço está em interação com seu consumidor. E, em um desses momentos, é que a experiência inesquecível pode ocorrer. Seja ela positiva ou negativa.
Pensar em todos os detalhes do serviço, por menores que sejam, sob a ótica do cliente ou usuário, entendendo seus perfis e seus desejos e necessidades para que sejam envolvidos e imersos, de maneira cognitiva, emocional e estética é o grande desafio do Design de Serviços.
Pela repetição e manutenção de sempre proporcionar experiências inesquecíveis na oferta de produtos e serviços, estaremos criando um efeito de círculo virtuoso que nos encaminha para a fidelização de nossos consumidores, que é uma vantagem competitiva de imenso valor.
A resultante final desse processo é mostrar-se ao mercado como uma empresa com personalidade, com uma cultura clara e admirada que deixa sua marca indelével em seus consumidores. Que afinal pode ser qualquer um de nós que consumimos os produtos e serviços daquelas marcas pelas quais temos nossas mais simpáticas preferências.
Aqui na Techware este é um exercício diário! Afinal, nosso propósito de negócios é: Encantar o mundo com Techdesign!
Carlos Amadori – Techdesigner | Executivo de Vendas
Relacionados
![](https://sitehomologa.techware.com.br/app/uploads/2023/08/ef4a1878-455x220.jpg)
![](https://sitehomologa.techware.com.br/app/uploads/2023/08/ef4a1878-455x220.jpg)
Networking na trajetória profissional
Colaboração e troca de experiências são valores cada vez mais buscados na sociedade. Nós aprendemos e evoluímos uns com os outros. Por isso, valorizar interações é um processo que respeita a natureza humana e tira proveito da proximidade como uma...
Leia mais![](https://sitehomologa.techware.com.br/app/uploads/2023/08/2018-11-06-gdpr_blog-455x220.jpg)
![](https://sitehomologa.techware.com.br/app/uploads/2023/08/2018-11-06-gdpr_blog-455x220.jpg)
GDPR, proteção de dados e RH
Depois de um período de 2 anos de transição, o GDPR - General Data Protection Regulation (Regulamento Geral de Proteção de Dados) está em vigor desde 25 de maio de 2018. Provavelmente, você já leu a respeito, mas refrescando a...
Leia mais![](https://sitehomologa.techware.com.br/app/uploads/2023/08/2021-03-post-blog_elaboracao-de-rfp-455x220.jpg)
![](https://sitehomologa.techware.com.br/app/uploads/2023/08/2021-03-post-blog_elaboracao-de-rfp-455x220.jpg)
Confira a RFP da Techware para seleção de software
Elaboração de RFP (Request for Proposal) para seleção de software Sabemos que o processo de seleção de software pode não ser uma tarefa simples, seja para qual for a área da empresa. Sobretudo em se tratando de um software considerado...
Leia mais![](https://sitehomologa.techware.com.br/app/uploads/2023/08/2020-04-03-covid-19_blog-455x220.jpg)
![](https://sitehomologa.techware.com.br/app/uploads/2023/08/2020-04-03-covid-19_blog-455x220.jpg)
Preservando a saúde dos colaboradores
O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto no final de 2019 na China e tem se espalhado de forma bem rápida entre os países. Desde então, o vírus já fez 18.259* mortes segundo um balanço da AFP baseado em...
Leia mais![](https://sitehomologa.techware.com.br/app/uploads/2023/08/2019-08-20-blog-oracle-e-techware-rh-em-evoluo-455x220.jpg)
![](https://sitehomologa.techware.com.br/app/uploads/2023/08/2019-08-20-blog-oracle-e-techware-rh-em-evoluo-455x220.jpg)
Unificação de soluções Oracle e Techware
A parceria da melhor empresa de tecnologia do mundo com a melhor folha de pagamento do Brasil tem um pilar central: a evolução constante do RH. Entender como estas especialistas em soluções estão realizando isso fica bastante claro com uma...
Leia mais![](https://sitehomologa.techware.com.br/app/uploads/2023/08/2020-07-15-onboarding_blog-1-455x220.jpg)
![](https://sitehomologa.techware.com.br/app/uploads/2023/08/2020-07-15-onboarding_blog-1-455x220.jpg)
Onboarding de empregados: o que é e como aplicar
Os primeiros dias de um novo empregado dentro da empresa são fundamentais em sua adaptação, engajamento e desenvolvimento. Sem o direcionamento certo, ele pode se sentir deslocado, não compreender bem as tarefas e até encontrar dificuldades para “pegar o ritmo”....
Leia mais