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Principais dicas para gestão de pessoas no trabalho remoto

Blog Techware
Techware
Maio 06, 2022

A transição de algumas atividades corporativas para o modelo de gestão de pessoas no trabalho remoto já havia iniciado há alguns anos com a transformação digital, mas é inegável que o processo de adaptação foi acelerado por conta do cenário pandêmico a partir de 2020. Quem não estava preparado, enfrentou dificuldades em migrar fluxos de trabalho para o ambiente digital – isso não foi simples para a maioria das empresas, mas necessário.

É seguro dizer que muitas organizações continuarão adeptas ao trabalho remoto ou adotarão um modelo híbrido – e sabemos que este é o cenário do futuro.

Por isso, uma cultura corporativa forte é importante em qualquer empresa, pois aproxima os colaboradores. Mas é possível desenvolver uma cultura interna que incentive essa afinidade em ambientes virtuais?

A seguir, vamos conferir as principais dicas para gestão de pessoas no trabalho remoto. Com boas práticas para gestão no home office, é possível motivar colaboradores com os valores da empresa independente de onde eles estejam fisicamente.

Defina expectativas logo e com frequência

Oferecer diretrizes, definir limites e revisar o básico estão entre as etapas mais importantes a serem seguidas ao iniciar a gestão de pessoas no modo remoto. Haverão questões, então o profissional de RH deve estar acessível e esclarecer prioridades, marcos dos projetos, objetivos de performance e mais. O trabalho remoto se baseia na disponibilidade de cada membro da equipe, garantindo que o RH possa contatá-los quando necessário.

Organização e flexibilidade

A chave das boas práticas na gestão no home office é permitir flexibilidade nos horários dos funcionários para manter a consistência da produtividade. O RH deve estar aberto a ajustar estratégias conforme necessário. Um trabalho concluído com alta qualidade é mais importante do que o turno em que foi desenvolvido por um funcionário.

Adapte a duração de suas reuniões

Nem tudo que funciona no escritório vai fazer sentido no home office. Ao invés de reuniões extensas, que tal encontros virtuais mais breves? O RH que souber aplicar esse pensamento aos recursos da equipe, agendamento e planejamento de ações sairá na frente.

Monitore o progresso dos funcionários

Os departamentos de RH devem estabelecer cronogramas, tarefas e prazos para a equipe, e monitorar o progresso de cada colaborador no home office.

Enfatizar a comunicação com gestão de pessoas no trabalho remoto

É essencial aos gestores de recursos humanos uma boa comunicação com sua equipe, porque mantém os colaboradores informados sobre prazos, recursos disponíveis, desafios relacionados ao trabalho e expectativas dos gerentes, incluindo horários de trabalho.

Além disso, é importante considerar ferramentas de comunicação que melhor se adequem à cultura do time, como o e-mail, as mensagens, ligações, videoconferências e canais internos. O segredo é encontrar o equilíbrio entre o uso constante de mensagens e os silêncios produtivos.

Escutar os colaboradores

Departamentos de RH bem sucedidos são formados por profissionais que sabem se comunicar com os colaboradores, e isso inclui ouví-los. Pesquisas são uma ferramenta frequentemente subutilizada, por isso podem ser extremamente úteis para avaliar o trabalho remoto e obter insights valiosos sobre processos internos.

Muitas vezes, o home office faz com que os colaboradores se sintam isolados e desorientados longe do escritório. Ao compartilhar feedbacks positivos e abrir canais de conversa informal entre a equipe, o RH leva ao trabalho remoto o mesmo sentimento do ambiente presencial encontrado naquele momento do cafezinho, por exemplo, permitindo um senso de normalidade e aproximação entre as pessoas.

Fornecer uma maneira de colaborar

Compartilhar um documento com o time que rastreia as atividades de trabalho é uma forma dos gerentes se informarem sobre o que as suas equipes estão fazendo. É um bom exercício até mesmo quando as equipes estão no escritório, além de ajudar os gerentes a refinar suas expectativas e responsabilidades dos funcionários no trabalho remoto.

Rhevolution: um excelente recurso para a gestão de pessoas no modelo remoto 

O Rhevolution se adequa às necessidades de equipes em modelo de trabalho remoto ,    oferecendo mais autonomia e performance ao colaborador por meio da descentralização de processos.

O Rhevolution disponibiliza ferramentas diversas para o suporte ao RH e aos gestores nas atividades de controle e monitoramento de suas equipes. Com ele, é possível acompanhar relatos de férias, afastamento, frequências e exibir indicadores de RH. Tudo isso ajuda a equipe nas boas práticas para gestão no home office.

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