Jornada do colaborador: quais as etapas e como torná-la mais eficiente
A jornada do colaborador compreende sua trajetória dentro da empresa – desde o processo de contratação, passando pelo onboarding, o trabalho do dia a dia, seu plano de desenvolvimento, treinamentos, avaliações de desempenho e quaisquer outras ações de RH que esse colaborador possa ter.
O Employee Experience (EX) – em português, a experiência do colaborador -, é a preocupação com a otimização destas ações de RH, visando oferecer a melhor experiência possível durante a jornada com a empresa.
Neste composto, a Cultura Organizacional desempenha um papel fundamental ao reger toda esta jornada com a melhor experiência possível e dentro daquilo que é a essência e o propósito de cada negócio.
Devido à dinamicidade dos cenários corporativos, o entendimento da jornada do colaborador exige bastante atenção e dedicação por parte da área de Recursos Humanos. Por isso, é importante compreender o ciclo de vida do colaborador para possibilitar ações de Employee Experience que potencializem sua performance nesta jornada.
Quais as etapas da jornada de um colaborador?
O ciclo de vida de um colaborador está relacionado com a sua jornada e as diferentes fases do profissional dentro da organização.
Abaixo, listamos as principais etapas:
Todas essas etapas são importantes para promover e manter o engajamento do colaborador, fortalecendo a sensação de pertencimento – e a melhor forma para fazer isso, contribuindo para uma jornada de sucesso, é desenvolver ações em cada uma delas pensando em Employee Experience.
Experiência do colaborador: o capital humano como patrimônio
Uma organização é feita de pessoas e os colaboradores são, também, os representantes da Cultura da empresa. Por isso, é fundamental dar a elas a devida importância durante toda a sua jornada.
Sabemos que a lista de consequências de colaboradores desengajados e infelizes não é pequena, certo? Alta rotatividade, aumento de custos, baixa produtividade, aumento de reclamações e insatisfações, declínio da imagem da marca, entre tantos outros. Colaboradores são essenciais para que empresas obtenham os resultados esperados. Para isso acontecer, é preciso oferecer uma experiência positiva e agradável durante a jornada deste profissional como representante da empresa.
Sendo assim, a partir do mapeamento dessa jornada, é possível aplicar os conceitos do Employee Experience identificando os principais momentos durante a trajetória, entendendo a relação com o ambiente de trabalho e como isso afeta o seu desenvolvimento profissional.
Cultura e tecnologia como aliados do Employee Experience
Como falamos anteriormente, a construção de uma jornada do colaborador que seja positiva molda equipes produtivas e engajadas, promovendo uma boa imagem da empresa frente aos clientes, acionistas e mercado.
Os millenials e zennials têm permanecido menos tempo nas empresas. Existe uma série de fatores que podem nos levar a concluir o porquê desta estatística, mas investir na experiência positiva deste colaborador pode transformar a relação dele com a empresa e com o trabalho. A cultura organizacional tem papel fundamental na criação de um ambiente agradável para se trabalhar, além de prover condições, e cenários propícios ao desenvolvimento de pessoas e, assim, o crescimento dos negócios.
A gestão de pessoal recebe um olhar cada vez mais atento de empresas de portes e segmentos variados porque, como já mencionamos, as pessoas são o que há de mais valioso em uma organização.
Contar com tecnologia de ponta dando suporte a todos estes processos e à relação dos empregados com a empresa é fundamental para promover uma experiência positiva com o dia a dia do trabalho, aumentando ainda mais o orgulho de pertencer a uma companhia que investe em sua transformação digital e oferece as melhores condições de trabalho.
Se o RH estiver munido de soluções que facilitem esses processos de desenvolvimento do colaborador, a retenção de talentos será o passo mais fácil para a corporação.
Procurando um sistema que contemple os processos do RH da sua empresa? Converse com um TechDesigner! Será um prazer apresentar para você as soluções que transformarão o dia a dia da sua empresa.
Relacionados
Canais digitais para comunicação interna
Com o passar do tempo, aperfeiçoar os canais de comunicação interna nas empresas tornou-se ainda mais necessário, afinal, a dinâmica de trabalho tem mudado constantemente. Hoje em dia, as organizações têm lidado com equipes compostas por perfis pessoais diversificados, que...
Leia maisRhevolution roda sobre o banco de dados Oracle.
Por trabalhar com um processo crítico para as empresas, o software de RH precisa ser robusto e seguro. Porém, para um bom desempenho, a infra por trás do processo é quase tão importante quanto o software em si. Sem uma...
Leia maisComo gerir e extrair o melhor de equipes de diferentes gerações?
Dentro do ambiente de trabalho, é comum surgirem diferenças entre as gerações, uma vez que o mercado conta com profissionais nascidos desde a década de 1950 até os anos 2000. De modo geral, o que mais se pode observar é...
Leia maisFaça como a NET: use o Rhevolution Gerador de Relatórios.
É o que está ocorrendo com a nova geração do Rhevolution Gerador de Relatórios, desenvolvida pela Techware. Uma ferramenta revolucionária para que o RH tenha autonomia na recuperação de informações, tratamento e produção de relatórios sobre seus processos. A NET,...
Leia maisInvestir em tecnologia é inovar na gestão de pessoas
Como será o futuro: mais tecnológico ou mais humano? Há quem pense que o avanço da tecnologia veio para diminuir empregos e substituir pessoas. E nós sabemos que a transformação digital está em todos os lugares. No ambiente corporativo, por...
Leia maisComo funcionam os releases, as atualizações de um software
Um software pensado por um fornecedor responsável, que se preocupa com a performance da empresa, promove atualizações periodicamente. Essa é a única maneira de manter a solução alinhada às novidades em tecnologia e negócios. No entanto, as melhorias precisam acontecer...
Leia mais