Desafios de liderar na era digital
Adaptar-se rapidamente à Transformação Digital não é mais uma perspectiva e sim uma necessidade. A realização de projetos que antes levavam um longo período, atualmente é dividida em entregas mais rápidas, o que possibilita a análise célere do que precisa ser ajustado e melhorado, para a entrega de uma solução mais completa e ágil.
Olhar da liderança na era digital
Trata-se de um processo em que as empresas, além de utilizar a tecnologia a seu favor para solucionar problemas do dia a dia, estão de olho em tendências tecnológicas, inovação e na busca pela melhor experiência do cliente e do colaborador.
Embora a Transformação Digital traga novas perspectivas, possua um grande poder de impacto no rendimento das empresas e promova notáveis vantagens competitivas, ainda existem muitos profissionais resistentes às constantes mudanças tecnológicas que surgem na esfera corporativa e, por mais estranho que ainda pareça, dentre esses profissionais, muitos possuem cargos de liderança.
Para um líder, a decisão de se adaptar deve ser rápida, mas o processo é progressivo, pois envolve modificar a forma de pensar e agir. Liderar na era digital exige da organização e dos gestores mudança no mindset, conhecimento profundo no seu campo de atuação, domínio das novas tendências e uma mente aberta para a renovação.
A combinação mais assertiva para que uma liderança seja notada é saber utilizar os aparatos tecnológicos disponíveis atualmente, associando-os à humanização, à expertise e à inteligência, que são atributos intrínsecos ao ser humano. Não adianta acumular aparelhagens tecnológicas sem que elas tenham um objetivo bem definido e pessoas capacitadas e dispostas a operá-las bem!
Como liderar equipes transformadas pela era digital?
Definitivamente, é desafiador unir em um só espaço gerações tão diversas e diferentes, aplicando novos conhecimentos e métodos de trabalho. Diante disso, separamos algumas dicas que podem ajudar nessa adaptação mais dinâmica do profissional que tem a responsabilidade de liderar uma equipe transformada pela era digital. Confira:
- Ressignifique velhas perspectivas e crenças preestabelecidas
No mundo corporativo já não cabem crenças limitadas e obsoletas. Quando se tem uma posição de liderança, é preciso pensar de forma coletiva e adotar ideais que estejam alinhados às demandas contemporâneas.
Vale analisar sempre o comportamento dos clientes e colaboradores, estudar a diversidade e identificar de que forma os novos modelos, conceitos e oportunidades podem ser adaptados ao ritmo e ao método de trabalho da sua equipe. As crenças que soarem defasadas após esse processo são justamente aquelas que devem ser modificadas ou abandonadas.
- Alinhe a gestão do tempo e as ideias
Após o brainstorm, o próximo passo é planejar rotinas para que as ideias apresentadas sejam estruturadas e colocadas em prática. Reúna-se com a sua equipe semanalmente para revisar metas, falar sobre o cumprimento das tarefas estabelecidas, bem como dos desafios encontrados e possíveis melhorias para solucioná-los com mais rapidez e eficiência.
- Empodere os seus colaboradores
Receber feedbacks e analisá-los, bem como estar aberto para ouvir os feedbacks das pessoas que compõem a sua equipe, sempre serão atitudes que colaborarão para que um líder seja melhor e mais empático.
Portanto, pergunte constantemente aos funcionários que lidera, o que eles esperam da carreira. Ouça as respostas e dê sugestões baseadas em suas experiências sobre aquelas aspirações. Também reconheça e motive seus colaboradores. Essas atitudes servem para criar um ambiente mais confortável e propício à experimentação e à inovação.
- Desenvolva uma cultura corporativa inovadora
A cultura corporativa consiste em um conjunto de valores, normas, regras de convivência e princípios aplicados ao ambiente de trabalho. No entanto, esse conceito aqui está bastante resumido, visto que esse conjunto de valores é multidisciplinar e representa a essência de cada companhia.
Uma cultura corporativa desalinhada pode impactar a imagem da empresa perante o mercado e até mesmo perante seus funcionários, clientes, concorrentes e parceiros. Por isso, é muito importante que ela seja sólida, inovadora e influencie ações positivas em todos os setores e níveis, envolvendo desde estagiários até diretores.
Na era da Transformação Digital, a liderança precisa ter a capacidade de se adequar à cultura corporativa, visto que o exemplo parte primeiro dessas figuras. O comportamento e a desenvoltura da sua equipe são o reflexo das suas experiências e influência.
Gostou desse conteúdo? Compartilhe com outras pessoas e acompanhe o nosso blog, as redes sociais e a newsletter para receber mais conteúdos como este!
Relacionados
Métodos ágeis aplicados ao RH
O que são metodologias ágeis? Para entender as metodologias ágeis, vale primeiro saber que elas nasceram como uma alternativa à gestão tradicional de projetos, que define um modelo de atuação em cascata. Ou seja, cada etapa é concluída para que...
Leia maisTechware e a implantação remota das suas soluções
Frente a pandemia do novo coronavírus (COVID-19), muitas empresas já estão aderindo a implantação do teletrabalho ou home office com sua equipe, conforme as medidas provisórias trabalhistas anunciadas pelo Governo Federal. Entretanto, não são todas as empresas que possuem preparo...
Leia maisPerformance by design no RH
Primeiro, é essencial entender o que é performance by design. O conceito comumente utilizado no segmento tecnológico, tem o intuito de assegurar que a performance seja prioridade desde o início de um projeto. Por exemplo, durante a criação de uma...
Leia maisA legislação sobre pessoas deficientes no mercado de trabalho
Empresas de médio e grande porte possuem algumas leis que regulamentam cotas para contratação de funcionários. Uma delas é a Lei nº 8.213, de 1991, que estabelece cotas para a contratação de portadores de deficiência física e o decreto nº...
Leia maisPreservando a saúde dos colaboradores
O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto no final de 2019 na China e tem se espalhado de forma bem rápida entre os países. Desde então, o vírus já fez 18.259* mortes segundo um balanço da AFP baseado em...
Leia maisO modelo de gestão que se adapta à tendência
Enfrentar os desafios de um mercado em constante transformação é estar pronto. Pronto para mudar. Pare um minuto e olhe ao seu redor. Pergunte a si mesmo como era o mundo, o seu e o da sua empresa, há dois...
Leia mais