A reação do RH a Reforma Trabalhista
A Reforma Trabalhista está em vigor desde novembro de 2017, mas o processo ainda é de adaptação. Além de obviamente impactar a vida de milhões de trabalhadores brasileiros, a nova lei tem impactos significativos para o RH. Exemplos como a proibição de salários maiores para quem tem performance superior (isonomia), pedidos de demissão com pagamento de metade do valor da multa e do aviso prévio, e saque de até 80% do FGTS e férias divididas em até três vezes são algumas situações incluídas na nova CLT. O que essas e todas as mudanças têm em comum? Exigem adequação dos Recursos Humanos.
Junto às questões práticas e processuais, o RH também passa por uma mudança de mindset. Mesmo antes da reforma, os profissionais de Gestão de Pessoas já viviam um momento de transformação. Nos últimos anos, a transição de uma postura operacional para um viés cada vez mais estratégico tem sido contundente. Inclusive, já abordamos a proximidade entre Reforma Trabalhista e Transformação de Negócios aqui no blog.
Abrindo a ótica para o contexto paralelo à Reforma Trabalhista, os impactos são acumulados e ampliados pela conjuntura dos negócios. As empresas, em geral, estão sendo transformadas pelo avanço da tecnologia, mudanças comportamentais das novas gerações e hipercompetitividade dos mercados. No epicentro dos impactos, capital humano desponta com um dos principais ativos do universo corporativo atual e futuro. Somar a tudo isso mudanças legislativas e a inquietação por conta de outra Reforma, a Previdenciária, possibilita uma visão um pouco mais completa sobre a evolução da complexidade das rotinas do RH.
Reforma Trabalhista: projeção de impactos.
Alguns impactos da Reforma Trabalhista no RH estão sendo sentidos aos poucos, mas as projeções são de crescimento. Segundo o TST (Tribunal Superior do Trabalho), a quantidade de novos processos trabalhistas teve um pico em novembro de 2017. Ou seja, pouco antes do vigor da lei. Visivelmente, uma corrida para evitar as novas condições. Ainda segundo o TST, antes eram registrados mais de 200 mil processos por mês, com picos de mais de 250 mil em alguns momentos. Após a lei, o patamar de 200 mil não voltou a ser alcançado. Os números acima indicam uma redução no número de processos trabalhistas. Junto a isso, advogados e OAB acreditam em mais queda. Os motivos apontados são diversos, como: aumento de acordos extrajudiciais, desistência por receio de custos e período de habituação à nova lei etc. Outro impacto que deverá ser ampliado nos próximos anos é a adesão aos novos modelos de contratação, que flexibilizam as relações de trabalho, como explicamos aqui. Apesar de ainda utilizá-los com timidez, a tendência é de aumento no futuro, até pelo reforço de outras transformações, como questões de mobilidade e mentalidade flexível.
Frente a tudo isso, o RH tem muitas informações para dominar e muitas transições para conduzir. Aliás, como a área é responsável por intermediar relações, há o peso de sanar dúvidas de colaboradores, parceiros, líderes e dos próprios profissionais da equipe de Gestão de Pessoas. Portanto, preparação e suporte adequados são duas estratégias indispensáveis para lidar com todos estes impactos e fazer com que eles sejam transformados em resultados, ganhos de performance e avanços positivos.
Relacionados
Troque seu sistema de folha de pagamento em 2022
A folha de pagamento desempenha uma função importantíssima para a Gestão de Pessoas e também para a empresa como um todo. Independente de ser uma responsabilidade do DP ou do RH, a depender da organização de cada negócio, a folha...
Leia maisIncentivo ao uso do LinkedIn
Há quem ainda enxergue o LinkedIn apenas como uma rede social para quem busca uma nova posição de trabalho. Algo como um imenso banco de currículos e intermediador entre profissionais e head hunters. Isso é verdade. O LinkedIn pode ser...
Leia maisO bom atendimento personalizado
Mais do que solucionar problemas, atender bem é também saber ouvir Certa vez ao entrar em uma loja, me senti incomodado com um cliente que esbravejava no balcão sobre o tipo de atendimento que recebia. Algum tempo depois, vivi um...
Leia maisTechware em mais uma etapa de implementação do eSocial
Na semana de 25 a 29/09 a equipe líder de implementação do eSocial da Techware esteve no Serpro, maior empresa pública de prestação de serviços em tecnologia da informação do Brasil, em Belo Horizonte, para mais uma etapa de testes...
Leia maisComo gerir e extrair o melhor de equipes de diferentes gerações?
Dentro do ambiente de trabalho, é comum surgirem diferenças entre as gerações, uma vez que o mercado conta com profissionais nascidos desde a década de 1950 até os anos 2000. De modo geral, o que mais se pode observar é...
Leia mais5 funcionalidades da interface mobile do Rhevolution
Revisitar a cultura organizacional, as estratégias e as condutas nunca se fez tão necessário quanto agora, visto que tudo que está acontecendo em escala global tornou a ideia da aceleração de uma transformação digital de Recursos Humanos ainda mais urgente....
Leia mais