Desafios de liderar na era digital
Adaptar-se rapidamente à Transformação Digital não é mais uma perspectiva e sim uma necessidade. A realização de projetos que antes levavam um longo período, atualmente é dividida em entregas mais rápidas, o que possibilita a análise célere do que precisa ser ajustado e melhorado, para a entrega de uma solução mais completa e ágil.
Olhar da liderança na era digital
Trata-se de um processo em que as empresas, além de utilizar a tecnologia a seu favor para solucionar problemas do dia a dia, estão de olho em tendências tecnológicas, inovação e na busca pela melhor experiência do cliente e do colaborador.
Embora a Transformação Digital traga novas perspectivas, possua um grande poder de impacto no rendimento das empresas e promova notáveis vantagens competitivas, ainda existem muitos profissionais resistentes às constantes mudanças tecnológicas que surgem na esfera corporativa e, por mais estranho que ainda pareça, dentre esses profissionais, muitos possuem cargos de liderança.
Para um líder, a decisão de se adaptar deve ser rápida, mas o processo é progressivo, pois envolve modificar a forma de pensar e agir. Liderar na era digital exige da organização e dos gestores mudança no mindset, conhecimento profundo no seu campo de atuação, domínio das novas tendências e uma mente aberta para a renovação.
A combinação mais assertiva para que uma liderança seja notada é saber utilizar os aparatos tecnológicos disponíveis atualmente, associando-os à humanização, à expertise e à inteligência, que são atributos intrínsecos ao ser humano. Não adianta acumular aparelhagens tecnológicas sem que elas tenham um objetivo bem definido e pessoas capacitadas e dispostas a operá-las bem!
Como liderar equipes transformadas pela era digital?
Definitivamente, é desafiador unir em um só espaço gerações tão diversas e diferentes, aplicando novos conhecimentos e métodos de trabalho. Diante disso, separamos algumas dicas que podem ajudar nessa adaptação mais dinâmica do profissional que tem a responsabilidade de liderar uma equipe transformada pela era digital. Confira:
- Ressignifique velhas perspectivas e crenças preestabelecidas
No mundo corporativo já não cabem crenças limitadas e obsoletas. Quando se tem uma posição de liderança, é preciso pensar de forma coletiva e adotar ideais que estejam alinhados às demandas contemporâneas.
Vale analisar sempre o comportamento dos clientes e colaboradores, estudar a diversidade e identificar de que forma os novos modelos, conceitos e oportunidades podem ser adaptados ao ritmo e ao método de trabalho da sua equipe. As crenças que soarem defasadas após esse processo são justamente aquelas que devem ser modificadas ou abandonadas.
- Alinhe a gestão do tempo e as ideias
Após o brainstorm, o próximo passo é planejar rotinas para que as ideias apresentadas sejam estruturadas e colocadas em prática. Reúna-se com a sua equipe semanalmente para revisar metas, falar sobre o cumprimento das tarefas estabelecidas, bem como dos desafios encontrados e possíveis melhorias para solucioná-los com mais rapidez e eficiência.
- Empodere os seus colaboradores
Receber feedbacks e analisá-los, bem como estar aberto para ouvir os feedbacks das pessoas que compõem a sua equipe, sempre serão atitudes que colaborarão para que um líder seja melhor e mais empático.
Portanto, pergunte constantemente aos funcionários que lidera, o que eles esperam da carreira. Ouça as respostas e dê sugestões baseadas em suas experiências sobre aquelas aspirações. Também reconheça e motive seus colaboradores. Essas atitudes servem para criar um ambiente mais confortável e propício à experimentação e à inovação.
- Desenvolva uma cultura corporativa inovadora
A cultura corporativa consiste em um conjunto de valores, normas, regras de convivência e princípios aplicados ao ambiente de trabalho. No entanto, esse conceito aqui está bastante resumido, visto que esse conjunto de valores é multidisciplinar e representa a essência de cada companhia.
Uma cultura corporativa desalinhada pode impactar a imagem da empresa perante o mercado e até mesmo perante seus funcionários, clientes, concorrentes e parceiros. Por isso, é muito importante que ela seja sólida, inovadora e influencie ações positivas em todos os setores e níveis, envolvendo desde estagiários até diretores.
Na era da Transformação Digital, a liderança precisa ter a capacidade de se adequar à cultura corporativa, visto que o exemplo parte primeiro dessas figuras. O comportamento e a desenvoltura da sua equipe são o reflexo das suas experiências e influência.
Gostou desse conteúdo? Compartilhe com outras pessoas e acompanhe o nosso blog, as redes sociais e a newsletter para receber mais conteúdos como este!
Relacionados


Assinatura Digital: praticidade em recurso do Rhevolution.
Com os avanços da tecnologia e a infinidade de serviços disponíveis na internet é difícil encontrar atualmente algo que não possa ser feito on-line. Estes serviços possibilitam desde acesso à conteúdos informativos e aplicativos diversos até à realização de transações...
Leia mais

Rhevolution Cloud: solução em folha de pagamento
A rotina dos profissionais de RH tem passado por diversas mudanças positivas, apoiadas principalmente pelo uso maciço da tecnologia. Se antes os softwares obrigavam o setor a atuar apenas alocado na corporação, hoje existem soluções baseadas na nuvem e que...
Leia mais

Tecnologia, marketing, gestão e inovação
A tecnologia é um elemento inevitável atualmente. Desde as tarefas mais simples do dia a dia, como programar um lembrete no celular, até carros completamente automáticos que dispensam a necessidade de um motorista, não se pode negar que ela surgiu...
Leia mais

Educação financeira e valorização do salário do colaborador
É notório que a maioria dos brasileiros não tem controle de suas finanças devido à falta de educação financeira na sociedade de uma forma geral. Os índices de endividamento vêm aumentando conforme pesquisas realizadas no inicio de 2016. A maior...
Leia mais

O cliente é um dos valores da Techware
365 dias no ano parece pouco para suportar a quantidade de datas comemorativas que preenchem o nosso calendário. Comemoramos desde datas internacionais e oficiais do Brasil, até datas religiosas e curiosas como o Dia da Mentira, além das famosas “datas...
Leia mais

Conheça a cultura que define a Techware
Sabe aquele jeito que sabemos que temos? Aquilo que sabemos que somos, baseados em nossos valores, comportamentos e propósito, mas acabamos não parando para intitular ou sequer compreender de fato? Aqui na Techware, reservamos um parágrafo de nossos 25 anos...
Leia mais