Calcule o turnover para avaliar o RH da sua empresa
Provavelmente você já deve ter ouvido falar em turnover, mas você sabe realmente o que define esse conceito, como calculá-lo e quais impactos o alto ou o baixo turnover pode causar ao negócio? Caso ainda tenha dúvidas, preparamos este artigo com as informações relevantes sobre o tema. Aproveite a leitura!
A tradução livre do inglês da palavra “turnover” significa “virada” ou “renovação”.Na área de Recursos Humanos, o termo representa a taxa de rotatividade de colaboradores dentro de uma empresa, ou seja, o número de entradas e saídas de colaboradores em um determinado período.
Geralmente, o turnover possui quatro classificações baseadas na forma como ocorre e na relação entre colaborador e empresa. A primeira é o Turnover Funcional, que acontece quando um colaborador de baixo desempenho solicita o seu desligamento. Em contrapartida, existe o Turnover Disfuncional, que ocorre quando um profissional de alto desempenho solicita seu desligamento, representando um cenário preocupante para a empresa, já que pode estar relacionado à alguma questão do processo de retenção.
Em terceiro lugar está o Turnover Voluntário, que é quando um colaborador solicita o seu desligamento. Porém, a diferença aqui é que não se trata necessariamente de uma pessoa com baixo desempenho.
Por fim, existe o Turnover Involuntário, realizado pela própria empresa e que, normalmente, está relacionado à questões mais estratégicas ou à situação econômica da organização, como tem acontecido nesse período de crise, em que as empresas, visando cortar custos para não fecharem as portas, optam por desligar alguns colaboradores.
Panorama brasileiro: os índices de turnover no Brasil
No período de 2010 a 2014, uma pesquisa com mais de 1.700 diretores de RH da Robert Half revelou que o Brasil teve o pior aumento no índice de turnover entre as 13 nacionalidades envolvidas no levantamento. A média global ficou em 38%, mas os valores brasileiros foram de 82%, o que indica que o número quase dobrou durante esses anos.
Entretanto, muitas mudanças aconteceram nos anos seguintes e uma delas foi a crise mundial causada pela pandemia do novo coronavírus, cujos impactos foram sentidos expressivamente na quantidade de vagas abertas e fechadas em todo o mundo, especialmente no Brasil.
Segundo dados de 2020 do Novo CAGED, as admissões diminuíram 9,6%, enquanto as demissões cresceram 10,5% neste período, ou seja, menos pessoas tiveram oportunidade de conseguir uma recolocação e mais pessoas também foram desligadas dos seus postos de trabalho.
Desconsiderando o cenário atípico vivido nos últimos tempos, o que você deve entender é que o turnover é um dos índices mais relevantes em processos de recrutamento e seleção, por isso costuma ser minuciosamente medido por empresas que priorizam a gestão de pessoas e a experiência positiva que o ambiente de trabalho gera ao funcionário.
Vale lembrar que a rotatividade de funcionários é bastante comum atualmente, tanto devido à situação econômica atual quanto pelo próprio perfil profissional que passou por mudanças ao longo do tempo. Hoje, as pessoas estão cada vez mais dinâmicas em suas carreiras e sempre em busca de novidades e desenvolvimento.
Mas você já parou para pensar que uma empresa na qual os funcionários não permanecem por muito tempo pode estar passando por problemas internos que ainda não foram mapeados?
É por esse e outros motivos que atentar-se ao que tem causado o alto índice de turnover e saber calculá-lo corretamente são ações estratégicas e indispensáveis para o sucesso da empresa diante do mercado de atuação, bem como no ambiente corporativo.
Como calcular o turnover?
Aqui você aprenderá a calcular o turnover de uma forma simples e eficiente para avaliar o desempenho do setor de RH da sua empresa. Lembre-se que ao medir o volume de profissionais que deixam a empresa e a demanda por substituição é possível reduzir despesas de rescisões contratuais etc.
Turnover Geral
O cálculo abaixo é sobre a movimentação de pessoas e deve ser feito com a seguinte fórmula:
([admissões mensais + desligamentos mensais] ÷ 2) ÷ total de funcionários
Para obter um valor percentual, multiplique o resultado por cem. O valor obtido tem a finalidade de ajudar a entender diversos pontos, como as causas dos custos de seleção, recrutamento, treinamento e dispensa de pessoas. Geralmente, a meta é próxima a 10%, mas é preciso entender o contexto da organização para se chegar ao valor ideal.
Turnover de Desligados
Nesta forma de análise, pode ser utilizado o seguinte cálculo:
total de desligamentos mensais ÷ pelo total de funcionários
Para obter um valor percentual, também multiplique o resultado por cem.
É importante ressaltar que este resultado pode ser um indicativo da eficiência ou necessidade de melhoria da gestão de pessoas. Quando um turnover de desligamento é alto, possivelmente existem falhas por parte da empresa na capacidade de reter talentos.
Turnover de Admissão
Esse subtipo foi criado para avaliar a rotatividade nas contratações recentes e o cálculo é realizado da seguinte maneira:
desligamentos de profissionais com menos de seis meses de casa ÷ total de colaboradores.
Para obter um valor percentual, multiplique o resultado por cem.
A função desse resultado é similar ao da taxa de desligamentos. Mas, é voltada para compreensão das práticas mais recentes, como um recrutamento ou uma política destinada aos contratados.
Impactos nos negócios do alto e do baixo turnover
Como já deu para ter uma ideia, os índices de turnover definitivamente influenciam em diversas áreas da empresa, inclusive no desempenho operacional.
Imagine que 50% da sua equipe seja desligada no período de um ano. Na sua percepção, isso é apenas o resultado de um mercado cada vez mais volátil, por isso não se interessará ou investigará a fundo os motivos relacionados a esses desligamentos, com o intuito de saber se a falha é interna ou se a sua empresa é apenas um degrau de capacitação para que os profissionais atuem na concorrência?
Índices altos de turnover são preocupantes e podem sinalizar que a organização apresenta algum problema, seja nas suas políticas, seja no valor da remuneração ou qualquer outra questão que não foi diagnosticada e resolvida. Esse índice alto ainda pode causar impactos significativos no clima organizacional, produtividade da equipe, retenção de talentos e na área financeira.
Todavia, muitas empresas realmente não têm dimensão do quanto o alto índice de turnover pode ser negativo e, o pior, criar um ciclo interminável de desgaste. Ao perder um profissional, principalmente em um turnover disfuncional, consequentemente a qualidade do serviço diminui e costuma ser recuperada somente com a formação de um novo colaborador.
Mas alinhá-lo aos valores da empresa, atingir o nível de habilidade requerida e criar estabilidade entre ele e a organização requer tempo. Não que não possa ser feito, porém repetir esse processo com frequência não é nada estratégico ou rentável.
Pensando dessa forma, você não quer colocar os serviços da sua empresa em descrédito, não é? Então, para controlar esse índice e deixá-lo mais “saudável”, algumas estratégias podem ser adotadas, entre elas:
- Mapear quais são os tipos de turnover mais recorrentes na empresa;
- Descobrir os motivos pelos quais os colaboradores buscam ser desligados;
- Alinhar a equipe às políticas do negócio;
- Evitar demissões;
- Realizar pesquisas de engajamento e entrevistas de desligamento ou pesquisas de lideranças e entrevistas de novas contratações;
- Fazer o acompanhamento da contratação para que não haja um turnover futuramente;
- Desenvolver lideranças por meio de treinamentos e mentoria, com a finalidade de prevenir os altos índices de rotatividade em cada departamento.
O turnover pode trazer benefícios?
Agora vamos falar sobre o outro lado da moeda!
Se você tem uma empresa, é importante ter em mente que raramente é possível zerar o índice de turnover e isso não é ruim e sabe por quê? Porque as organizações também precisam passar por um processo de renovação que, muitas vezes, acontece com a chegada de novos profissionais.
É uma maneira de oxigenar os projetos para alcançarem desempenho e rentabilidade maiores, bem como uma oportunidade de acessar novas estratégias de negócio, visto que com novos talentos também surgem novas ideias e formas de trabalhar.
Se você chegou até aqui, comece hoje a se certificar de que a sua empresa não está apenas formando capital humano, mas está retendo. Direcione a atenção necessária ao índice de turnover, com certeza essa ação aprimorará os mecanismos de retenção continuamente!
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