Como funcionam os releases, as atualizações de um software
Um software pensado por um fornecedor responsável, que se preocupa com a performance da empresa, promove atualizações periodicamente. Essa é a única maneira de manter a solução alinhada às novidades em tecnologia e negócios.
No entanto, as melhorias precisam acontecer com mais frequência, em intervalos de tempo menores e sem impactar a equipe de TI.
Infelizmente, essa não é a realidade de muitas empresas. Alguns fornecedores vendem a atualização do software, gerando gastos para que as organizações consigam manter as últimas versões. Ou pior ainda, dificultam o acesso a essas renovações.
O que são releases
Quando falamos da produção de um software, as atualizações também são chamadas de releases. Como parte de uma metodologia ágil, geralmente os releases são liberados ao final de cada ciclo de trabalho, ou seja, na conclusão de cada fase de programação.
Após a entrega da solução para o cliente, esses releases ainda são produzidos, seja para aperfeiçoar o sistema ou para trazer uma nova funcionalidade.
Tal cuidado é essencial para evitar a obsolescência do produto e garantir a satisfação do cliente.
Importância da segurança
A segurança da informação deve ser uma das prioridades no desenvolvimento do software. Qualquer programa requer uma estruturação que diminua ao máximo os riscos de invasão por hackers e o roubo de dados sensíveis.
Vale lembrar que o vazamento dessas referências não só ameaça o negócio em si, como pode trazer penalidades, conforme determina a LGPD.
A renovação do software, quando feita por fontes confiáveis, ajuda a aumentar a segurança da informação. Segundo a F-Secure Labs, entre 70% a 80% dos malwares detectados pela empresa teriam sido evitados se houvesse a atualização dos programas.
E isso não é exclusividade de soluções voltadas para nicho ou produzidas por empresas menores. Em 2019, a gigante Microsoft detectou uma falha, chamada de BlueKeep, que abria um amplo espaço para ataques cibernéticos remotos, sem a necessidade de interação humana.
Essa ameaça fez com que a companhia liberasse, com urgência, atualizações para todas as suas versões. Apenas os Windows 10 e 8.1 estavam imunes ao problema.
Atualizações com rapidez e zero esforço
A automatização é a melhor maneira de facilitar o lançamento de uma nova versão de um programa. Esse recurso é possível principalmente em programas que estão hospedados na nuvem ou que atuam no modelo “as a Service”.
Para esse tipo de software, o profissional da sua empresa não precisa baixar a nova versão e fazer a instalação, o que requer tempo e empenho da equipe de TI, além de espaço livre na máquina.
Utilizando o programa na nuvem, os funcionários terão sempre o acesso à versão mais recente da solução.
Dessa maneira, o fornecedor consegue oferecer um serviço de mais qualidade, sem onerar o cliente, priorizando a experiência do usuário.
Atualizações como fator de posicionamento do seu negócio
Certamente, tal característica funciona como diferencial competitivo. Afinal, os releases podem ser liberados rapidamente, permitindo que as empresas utilizem as novas ferramentas o quanto antes.
Além disso, os empregados conseguem atuar focados no core business, sem perder tempo com a atualização do software ou aguardando a solução do problema. Ou, pior ainda, tendo que operar de maneira limitada, pois precisam aguardar a melhoria necessária.
Softwares que são disponibilizados em Cloud ou BPO contam com tecnologia avançada e são pensados para promover a otimização dos processos como um todo. Também apresentam maior segurança e funcionam com esforços menores da equipe, promovendo eficiência e melhor aproveitamento dos funcionários.
Assim, os empregados estarão livres para atuar no desenvolvimento de um melhor produto ou serviço.
O Rhevolution, em sua versão Cloud, oferece a atualização automática das versões. Ou seja, você não precisará se preocupar em baixar o novo pack do programa para que a sua empresa utilize novos recursos ou esteja protegida.
Todas as melhorias promovidas pela Techware, com base em pesquisa cuidadosa e conhecimento de mercado, são liberadas diretamente para o sistema. Sempre que houver um incremento do produto, ele estará disponível automaticamente.
Quer saber mais sobre o funcionamento do Rhevolution? Entre em contato conosco!
Relacionados
Cloud: vantagens de aderir às soluções em nuvem
“Inovação distingue um líder de um seguidor” – Steve Jobs A cloud computing, ou computação na nuvem, deixou de ser uma grande novidade há algum tempo e se tornou realidade no mundo corporativo. O conceito lançado no final do século...
Leia maisSaiba porque a comunicação importa para a empresa
“É doce o sabor do compartilhar o saber” - Paulo Nassar Superar a dificuldade de comunicar suas ideias de forma inteligente, clara e objetiva e com elas formar times e motivar equipes que vistam a camisa é um dos maiores...
Leia maisMétodos ágeis aplicados ao RH
O que são metodologias ágeis? Para entender as metodologias ágeis, vale primeiro saber que elas nasceram como uma alternativa à gestão tradicional de projetos, que define um modelo de atuação em cascata. Ou seja, cada etapa é concluída para que...
Leia mais25 anos de Techware no CONARH
CONARH 2016: Alinhada ao tema “Gestão que inspira pessoas que conquistam”, Techware apresenta seu portfólio de produtos e celebra 25 anos de mercado no maior evento de gestão de pessoas da América Latina. Durante o CONARH 2016 - Congresso Nacional...
Leia maisConheça a metodologia de implantação da Techware.
Afinal, o que é metodologia? Vem da palavra MÉTODO, que é o processo para atingir um determinado fim. No nosso caso, atingir o objetivo de implantar um software de RH. Podemos definir então que a metodologia de implantação é o...
Leia maisRhevolution Cloud: solução em folha de pagamento
A rotina dos profissionais de RH tem passado por diversas mudanças positivas, apoiadas principalmente pelo uso maciço da tecnologia. Se antes os softwares obrigavam o setor a atuar apenas alocado na corporação, hoje existem soluções baseadas na nuvem e que...
Leia mais