O RH como parte da cultura do Vale do Silício
As empresas do Vale do Silício são referência global em inovação. A região da baía de São Francisco, nos Estados Unidos, é famosa por concentrar vários negócios de tecnologia e também por reunir garagens que foram o berço de gigantes como Google, Uber e Airbnb. Mas qual a relação do Vale com o RH?
A proximidade entre tecnologia e Recursos Humanos vai além do uso de soluções digitais e sistemas voltados ao avanço da área. Cada vez mais, a aproximação entre os dois universos acontece com o intuito de entendimento sobre o futuro do trabalho, assim como a contratação e a retenção de talentos.
As empresas disruptivas do Vale do Silício não revolucionaram o mundo apenas com seus produtos e serviços. A mudança de mindset no modelo de gestão empresarial e gestão de pessoas também são inovações desenvolvidas e reforçadas pela atmosfera do território californiano, que continua a manter sua posição de vanguarda.
RH, Vale do Silício e o futuro do trabalho.
A nova economia mudou os parâmetros de recrutamento de talentos e, literalmente, a forma de contratar pessoas. Além de ser palco para o nascimento de muitas novas profissões, o Vale do Silício impulsiona novos formatos de trabalho, contratações por habilidades e crescimento da flexibilidade no workspace. Tais mudanças têm sido inspiração para várias empresas, que precisam adequar-se à transformação digital, às novas gerações e aos novos parâmetros da relação contratante e contratado.
Junto o uso de tecnologia aplicada ao RH, afinal, o território é naturalmente imerso em Inteligência Artificial, Big Data, IoT, etc, há a força do aspecto comportamental das mudanças gerenciais do Vale. Cultura corporativa, mindset inovador e foco em pessoas são pilares das empresas da região, o que inclusive está motivando visitas e missões de RH.
Imersão e aprendizado no Vale do Silício.
Além de acompanhar à distância os movimentos, políticas e técnicas das empresas do Vale no que tange à gestão de pessoas, está tornando-se comum o estreitamento dos laços. Tanto eventos com apresentações de profissionais que atuam em Gestão de Pessoas no Vale quanto missões imersivas às empresas do local já são práticas do mercado. Para a Techware, que vive todos os dias a conexão entre tecnologia e RH, é mais um incentivo observar que as áreas aproximam-se cada vez mais para melhorar a experiência das pessoas, assim como criar e acompanhar a transformação digital.
Relacionados
Vantagens do BPO para sua empresa
O BPO é uma forma das empresas delegarem alguns processos internos para outras organizações parceiras, pois assim, as equipes podem aumentar a produtividade, já que estarão focadas em um trabalho estratégico do negócio. Quer saber mais sobre o que o...
Leia maisEm 2009, a Techware participou da ExpoManagement no Brasil.
A Techware participou da 9ª edição da ExpoManagement no Brasil. No início de dezembro ocorreu mais uma edição da ExpoManagement no Brasil. Realizada no Transamérica Expo Center, em São Paulo, o evento contou com a presença de especialistas mundialmente consagrados,...
Leia maisFim da DIRF: o que muda para o Departamento Pessoal das empresas
Em 20 de julho de 2022, a Instrução Normativa publicada no Diário Oficial da União estabeleceu o fim da Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte. Agora, no ano de 2023, o fim da DIRF está se aproximando. ...
Leia maisTechare fica no Top 5 de RH e concorre ao Top of Mind 2010.
A Techware mais uma vez conquista o título de “Top5”, o que significa ser uma das cinco empresas mais lembradas em sua categoria, Tecnologia para Gestão de RH. Tal classificação faz parte da primeira fase do Top of Mind –...
Leia maisOnboarding de empregados: o que é e como aplicar
Os primeiros dias de um novo empregado dentro da empresa são fundamentais em sua adaptação, engajamento e desenvolvimento. Sem o direcionamento certo, ele pode se sentir deslocado, não compreender bem as tarefas e até encontrar dificuldades para “pegar o ritmo”....
Leia maisBanco de Horas x Horas Extras: entenda a aplicação dessas políticas e os diferentes impactos na gestão de seus colaboradores
Sabemos que a CLT determina que o trabalhador atue, no máximo, por 8 horas diárias ou 44 horas semanais. Porém, em alguns casos, esses horários podem ser extrapolados, desde que não haja prejuízos à saúde do colaborador, respeitando o limite...
Leia mais