A reação do RH a Reforma Trabalhista
A Reforma Trabalhista está em vigor desde novembro de 2017, mas o processo ainda é de adaptação. Além de obviamente impactar a vida de milhões de trabalhadores brasileiros, a nova lei tem impactos significativos para o RH. Exemplos como a proibição de salários maiores para quem tem performance superior (isonomia), pedidos de demissão com pagamento de metade do valor da multa e do aviso prévio, e saque de até 80% do FGTS e férias divididas em até três vezes são algumas situações incluídas na nova CLT. O que essas e todas as mudanças têm em comum? Exigem adequação dos Recursos Humanos.
Junto às questões práticas e processuais, o RH também passa por uma mudança de mindset. Mesmo antes da reforma, os profissionais de Gestão de Pessoas já viviam um momento de transformação. Nos últimos anos, a transição de uma postura operacional para um viés cada vez mais estratégico tem sido contundente. Inclusive, já abordamos a proximidade entre Reforma Trabalhista e Transformação de Negócios aqui no blog.
Abrindo a ótica para o contexto paralelo à Reforma Trabalhista, os impactos são acumulados e ampliados pela conjuntura dos negócios. As empresas, em geral, estão sendo transformadas pelo avanço da tecnologia, mudanças comportamentais das novas gerações e hipercompetitividade dos mercados. No epicentro dos impactos, capital humano desponta com um dos principais ativos do universo corporativo atual e futuro. Somar a tudo isso mudanças legislativas e a inquietação por conta de outra Reforma, a Previdenciária, possibilita uma visão um pouco mais completa sobre a evolução da complexidade das rotinas do RH.
Reforma Trabalhista: projeção de impactos.
Alguns impactos da Reforma Trabalhista no RH estão sendo sentidos aos poucos, mas as projeções são de crescimento. Segundo o TST (Tribunal Superior do Trabalho), a quantidade de novos processos trabalhistas teve um pico em novembro de 2017. Ou seja, pouco antes do vigor da lei. Visivelmente, uma corrida para evitar as novas condições. Ainda segundo o TST, antes eram registrados mais de 200 mil processos por mês, com picos de mais de 250 mil em alguns momentos. Após a lei, o patamar de 200 mil não voltou a ser alcançado. Os números acima indicam uma redução no número de processos trabalhistas. Junto a isso, advogados e OAB acreditam em mais queda. Os motivos apontados são diversos, como: aumento de acordos extrajudiciais, desistência por receio de custos e período de habituação à nova lei etc. Outro impacto que deverá ser ampliado nos próximos anos é a adesão aos novos modelos de contratação, que flexibilizam as relações de trabalho, como explicamos aqui. Apesar de ainda utilizá-los com timidez, a tendência é de aumento no futuro, até pelo reforço de outras transformações, como questões de mobilidade e mentalidade flexível.
Frente a tudo isso, o RH tem muitas informações para dominar e muitas transições para conduzir. Aliás, como a área é responsável por intermediar relações, há o peso de sanar dúvidas de colaboradores, parceiros, líderes e dos próprios profissionais da equipe de Gestão de Pessoas. Portanto, preparação e suporte adequados são duas estratégias indispensáveis para lidar com todos estes impactos e fazer com que eles sejam transformados em resultados, ganhos de performance e avanços positivos.
Relacionados


TechDesign: a essência da Techware
Não deixar que o lado humano escape da tecnologia é um dos segredos para encantar o mundo e gerar ótimos negócios O olhar define, traduz, explica e diz. Faça um teste e olhe-se no espelho. E diga o que vê....
Leia mais

Trabalho remoto e o alinhamento com a cultura empresarial
O trabalho remoto trouxe novas oportunidades, mas também desafios. Se antes ele era encarado como uma tendência para o futuro, a pandemia da COVID-19 acelerou essa transição e transformou o home office em uma prática necessária. A questão é que...
Leia mais

Como evitar erros ao processar a folha de pagamento
Veja como erros comuns podem colocar a sua empresa em risco Rendimentos, horas extras, descontos, abonos, demissões… Imagina calcular todos esses itens na folha de pagamento de centenas de funcionários. As planilhas gigantescas se tornaram um grande obstáculo para gerenciar...
Leia mais

O bom atendimento personalizado
Mais do que solucionar problemas, atender bem é também saber ouvir Certa vez ao entrar em uma loja, me senti incomodado com um cliente que esbravejava no balcão sobre o tipo de atendimento que recebia. Algum tempo depois, vivi um...
Leia mais

Quais são os prós e os contras do processo de terceirização de serviços?
Optar pela terceirização de serviços é uma estratégia cada vez mais adotada por empresas que querem manter o foco no negócio, atuando de maneira mais estratégica e conseguindo melhores resultados em relação à concorrência. Trata-se de uma manobra inteligente ―...
Leia mais

Consultoria Dirigida Techware
Chegou a hora de trocar de software de Folha e RH? Os especialistas Techware podem ajudar você e sua equipe em uma conversa exclusiva e sem custo! Sabemos que a elaboração de um projeto para troca de software de Folha...
Leia mais