Impacto da reforma trabalhista na transformação de negócios
Sob um viés prático, algumas das novas modalidades de jornada de trabalho e condições da Reforma Trabalhista oficializaram modelos que já aconteciam. Porém, por que isso só aconteceu agora? Obviamente, a resposta para esta pergunta não é precisa, pois é baseada em conjunturas e observações, mas é impossível não enxergar a conexão com a mudança comportamental e processual decorrente da transformação de negócios e da evolução digital.
Apesar de ser mais difícil responder se a mudança foi inclusiva ou integrativa (como explicado a seguir), perceber a associação entre reforma e transformação é reconhecer que caminhamos rumo ao alinhamento mais estreito entre realizações profissionais e pessoais, assim como atenção à mudança de mindset e comportamentos. Ou seja, percurso direcionado para uma gestão de pessoas mais responsiva aos avanços e modificações da sociedade.
Bom, para explicar o ponto levantado no parágrafo acima, é útil usar o olhar das políticas de diversidade sobre as mudanças, que aliás tem sintonia com o olhar da tecnologia. As mudanças inclusivas são aquelas que modificam o ambiente a fim de propiciar a recepção de diferentes pessoas. Já as mudanças integrativas envolvem a adaptação do entrante para que ele se encaixe ao ambiente. Voltando a Reforma, quando contextualizada à transformação, há alterações que se encaixam melhor no ideal inclusivo e outras no integrativo.
Proximidade entre reforma e transformação
Por exemplo, a oficialização do trabalho à distância – condição atendida pela Reforma Trabalhista – torna o sistema inclusivo aos comportamentos de mobilidade e a crescente demanda por uma gestão do tempo voltado ao melhor equilíbrio entre profissional e pessoal. Por que passar horas em deslocamento se é possível atuar remotamente graças à revolução digital? Além dos fatores que envolvem gestão de recursos e custos do lado das empresas, o home office também esbarra em aspectos pessoais, como mais tempo para a família, estudos e melhor qualidade de vida.
Como um dos principais pontos de sinergia da reforma com a transformação envolve o trabalho realizado de qualquer lugar, a relação de oferta e demanda não fica restrita à disponibilidade presencial. A empresa pode encontrar o profissional mais adequado em outro município, estado ou até país, assim como o profissional amplia suas possibilidades de atuação. Indo além, de forma geral, flexibilidade, agilidade e abertura à mudança são atributos comumente atribuídos à transformação de negócios que encontram um panorama mais favorável de aplicação no cenário atual de pós-Reforma.
A tendência é que as mudanças continuem a acontecer em velocidade acelerada em um universo corporativo cada vez mais imerso em movimentos e transformações, o que fomenta a necessidade de “novas reformas” que acompanhem estes processos com adaptação ágil e eficiente e, acima de tudo, adesão e implantação consciente e estratégica das mudanças. Se as modificações serão inclusivas ou integrativas, dependerá das características e necessidades de cada projeto. Em todos os cenários, o importante é assimilar que flexibilidade à mudança é prioridade no universo da transformação.
Relacionados


Jornada do colaborador: quais as etapas e como torná-la mais eficiente
A jornada do colaborador compreende sua trajetória dentro da empresa - desde o processo de contratação, passando pelo onboarding, o trabalho do dia a dia, seu plano de desenvolvimento, treinamentos, avaliações de desempenho e quaisquer outras ações de RH que...
Leia mais

OOW 2016 - Oracle Open World Latin America
Confira o que grandes mentes do setor pensam sobre o cenário tecnológico atual A OOW 2016, Oracle Open World Latin America, que ocorre no Transamérica Expo Center de 28 a 30 de junho em São Paulo, é um dos maiores...
Leia mais

Networking na trajetória profissional
Colaboração e troca de experiências são valores cada vez mais buscados na sociedade. Nós aprendemos e evoluímos uns com os outros. Por isso, valorizar interações é um processo que respeita a natureza humana e tira proveito da proximidade como uma...
Leia mais

Benefícios da jornada do colaborador para sua empresa
A opinião dos clientes conta, e muito, para o sucesso de uma empresa. Se pensarmos que os empregados são os primeiros clientes de qualquer negócio, entendemos a importância de planejarmos a jornada do colaborador, pensando em como melhorar todos os...
Leia mais

Como funcionam os releases, as atualizações de um software
Um software pensado por um fornecedor responsável, que se preocupa com a performance da empresa, promove atualizações periodicamente. Essa é a única maneira de manter a solução alinhada às novidades em tecnologia e negócios. No entanto, as melhorias precisam acontecer...
Leia mais

Fórum Harvard de Cultura Organizacional
A Harvard Business Review Brasil realizará nesta terça-feira o Fórum de Cultura Organizacional, com o objetivo de reunir líderes de RH para discutir como culturas corporativas, em alinhamento com a estratégia da organização, podem trazer melhores resultados. A agenda do...
Leia mais