Saiba tudo sobre Job Crafting
O Job Crafting é a personalização do significado que cada um vê em seu trabalho e sua função exercida. Não é apenas você cumprir uma descrição das atividades que são exigidas, é você transpor isso e perceber a parte social, cognitiva e física do seu trabalho.
Essa prática nas empresas não beneficia apenas os colaboradores, que encontram mais significado e envolvimento em seu trabalho, mas também as próprias empresas, que veem aumentar a produtividade e as habilidades de suas equipes.
O Job Crafting leva a uma forte mentalidade de crescimento!
Mas, afinal, como surgiu o Job Crafting?
O termo surgiu após a pesquisa realizada pelas professoras Amy Wrzesniewski (Yale School of Management) e Jane Dutton (Universidade de Michigan), no ano de 2001, com a equipe de limpeza de um hospital. Elas analisaram as percepções dessas pessoas a respeito do trabalho que elas exerciam dentro desse local e como parte dessa equipe.
O resultado foi surpreendente. Existia uma grande diferença na percepção delas sobre seus trabalhos, apesar de terem basicamente a mesma função. Então, Amy e Jane separam a equipe em dois grupos:
O primeiro era o grupo daqueles com pouca satisfação, baixas interações sociais, que trabalhavam apenas para receber seu salário. Já o segundo grupo era formado por pessoas que viam significado no seu trabalho, entendendo a sua atividade como parte do processo da cura das pessoas que passavam pelo hospital.
Essa percepção de valores, linkado com a personificação da sua atividade, é o que chamamos de Job Crafting.
Com essa visão diferenciada a respeito do seu trabalho, e a individualização das necessidades, o resultado é um maior engajamento e melhor desempenho organizacional.
Mudanças com a pandemia
A pandemia impulsionou e deu ainda mais significado ao Job Crafting, onde muitos profissionais começaram a reavaliar suas funções, o significado do que faziam, e também tiveram que se adequar com as novas necessidades sociais.
Um exemplo foi a adoção de novos modelos de trabalho, com a tendência do home office e do modelo híbrido como formas permanentes e não apenas temporárias de trabalhar. Como se manter produtivo, lidar com a falta de interação e a necessidade de administrar “sozinho” suas horas, sem precisar sair de casa, por exemplo?
Para muitos foi necessário repensar muitos aspectos em relação ao trabalho e lidar com novos sentimentos quanto às suas atividades e funções.
A pandemia também trouxe muitas inseguranças quanto ao futuro e por isso o Job Crafting é uma importante maneira de dar significado às atividades e aos empregos das pessoas. Ainda que não consigam mudar todas coisas dentro da empresa, podem mudar suas maneiras de enxergar e se relacionar com suas tarefas diárias. E, assim, ficam mais motivados e engajados.
Como usar o Job Crafting na sua empresa?
Para implementar o Job Crafting na sua empresa, é preciso pensar “fora da caixa” e da lógica tradicional do mercado. É um conceito que ajuda a enxergar o ambiente de trabalho com novas possibilidades de realização e satisfação pessoal.
Desafios e oportunidades
O principal desafio hoje é justamente romper com o conceito do trabalho tradicional, com o medo de perder produtividade, e permitir a flexibilidade de cada indivíduo com as suas necessidades.
Com a aplicação do Job Crafting, as empresas podem diminuir o turnover, pois terão profissionais mais engajados, que levarão a resultados melhores para todos.
Relacionados


Techware traz inovação ao CONARH 2019
Desde 1998, a Techware é parceira certificada da Oracle, maior empresa de tecnologia do mundo. Já há alguns anos no mundo cloud, o relacionamento entre as duas empresas foi ampliado e solidificado graças à união dos aplicativos Oracle HCM Cloud...
Leia mais

Confira entrevista de Fernando Teixeira no CONARH 2012.
E o ciclo de entrevistas em nossos sofás brancos no CONARH 2012 continua. Agora é a vez do Diretor de Recursos Humanos da Souza Cruz, Fernando Teixeira, dar as suas impressões e previsões do mercado de RH brasileiro. Confira em...
Leia mais

O modelo de gestão que se adapta à tendência
Enfrentar os desafios de um mercado em constante transformação é estar pronto. Pronto para mudar. Pare um minuto e olhe ao seu redor. Pergunte a si mesmo como era o mundo, o seu e o da sua empresa, há dois...
Leia mais

Saiba porque a comunicação importa para a empresa
“É doce o sabor do compartilhar o saber” - Paulo Nassar Superar a dificuldade de comunicar suas ideias de forma inteligente, clara e objetiva e com elas formar times e motivar equipes que vistam a camisa é um dos maiores...
Leia maisA análise do Big Data pelo RH a favor da gestão
Antes de falar sobre a relação entre Big Data e RH, vale um breve contexto geral. A Revolução Digital impactou o mundo corporativo como um tsunami. Inclusive, assim como o fenômeno marítimo, a revolução veio - e continua vindo -...
Leia mais

O contexto do Ecossistema empresarial e o RH
Uma empresa pode ser comparada a uma engrenagem. Profissionais e sistemas, que atuam independentes e também integrados, a fim de criar e/ou produzir o que quer que seja. Porém, além de uma engrenagem, a empresa também faz parte de um...
Leia mais