Low Touch Economy: solução no distanciamento
O surgimento da COVID-19 e a necessidade de isolamento físico provocou uma mudança abrupta na rotina das pessoas. Podemos afirmar que o coronavírus foi o marco para uma nova era, marcada por mudanças sociais e econômicas, com forte presença da tecnologia para viabilizar a comunicação.
Nesse cenário, surge a Low Touch Economy, que deve impactar de maneiras diferentes cada nicho de indústria.
O que é Low Touch Economy?
O termo pode ser traduzido como “economia de pouco contato” e indica um novo comportamento de empresas e de consumidores, pautado pela diminuição do contato físico nas transações comerciais, permitindo que a economia continue a girar com segurança e diminuindo os riscos à saúde.
Já podemos observar diversos efeitos dessa abordagem, como mudanças nos hábitos do consumidor, alterações nas cadeias logísticas, forte adoção do delivery e aumento da preocupação com cuidados de higiene.
Um estudo realizado pela Board of Innovation afirma que os efeitos da Low Touch Economy devem estar presentes no nosso cotidiano por, pelo menos, os próximos 1 ou 2 anos. Essa nova realidade também traz uma grande instabilidade para o mercado, obrigando as empresas a se adaptarem rapidamente às próximas mudanças.
Porém, esta adaptação precisa ser avaliada com profundidade, observando as particularidades de cada empresa, concepção dos serviços, rotinas, fluxos de trabalho e, principalmente, o impacto de longo prazo nas relações humanas entre os empregados e a repercussão nas entregas da companhia.
Qual o impacto para os diferentes setores?
Os mercados que lidam com concentração e movimentação de pessoas estão sendo os mais afetados durante o isolamento. Em nichos como os de música, turismo e esportes, podemos observar uma grande paralisação das atividades.
Bares e restaurantes também foram bastante impactados com o isolamento, sofrendo uma queda brusca de movimentação. Alguns conseguiram se reinventar adotando serviços de entrega como parceiros e concentrando as demandas no delivery. Porém, bares voltados para o entretenimento, que tinham boa parte de sua receita baseada na movimentação de pessoas, estão tendo mais problemas durante o período.
Também observamos um crescimento dos estudos on-line, além da grande necessidade de terapia remota para combater problemas como ansiedade e depressão, que tendem a aumentar como consequência do isolamento.
O “olhar para as pessoas” nunca esteve tão em evidência como agora: atenção, respeito e gestão humana são essenciais para a adoção de um novo modelo de trabalho que traga benefícios para toda a cadeia produtiva.
Como a Low Touch Economy está mudando o ambiente de trabalho?
Como resposta ao trabalho remoto, há uma tendência natural de diminuição de escritórios e espaços de empresas. Também cresce a demanda por mobiliários e equipamentos, resposta à necessidade de adaptação da casa para que as funções sejam exercidas com conforto e ergonomia.
Os gestores passam a administrar a equipe à distância, adotando ferramentas que possibilitem a comunicação e o monitoramento do desempenho. Alguns profissionais relataram aumento na qualidade de vida e, consequentemente, na produtividade. Outros sentem dificuldade para se adaptar dentro desse novo ambiente.
Como adaptar o negócio a essa nova realidade?
Para que a sua empresa possa operar no modelo low touch, é importante buscar soluções que permitam a atuação à distância. Isso significa o uso de ferramentas digitais para a realização das atividades e uma forte presença na internet, afinal, toda a divulgação e o atendimento ao consumidor deverão se basear nesse meio de comunicação.
Também é importante pensar em outros modelos de gestão de colaboradores, a fim de manter o alinhamento em torno dos objetivos e a cultura organizacional viva.
Negócios que lidam diretamente com a oferta de mercadorias ao consumidor precisam adotar o delivery em seus atendimentos, para que o cliente sinta segurança na compra e não precise se deslocar até o espaço físico.
Outro ponto essencial é reforçar as medidas de higiene e deixar isso claro na comunicação com o cliente, aumentando a segurança na aquisição dos produtos.
Passados tantos meses de uma pandemia, com o abrandamento do distanciamento social em diversas regiões e crise mundial sem precedentes, as decisões exigem pé no chão: menos emoção e mais razão para alcançar resultados sólidos na escassez.
Relacionados


RH e o jurídico no mundo pós-digital
As perguntas, ainda sem respostas certas, são as responsáveis por ensejar novos modelos de negócios e novas competências profissionais e empresariais. O novo que não traz certeza, que causa desconforto, ao mesmo tempo que assusta, atrai e motiva - a...
Leia mais

Conheça os diferenciais do Rhevolution no trabalho remoto
Quando falamos em trabalho remoto, não consideramos somente o fato de os colaboradores trabalharem de qualquer lugar, estamos falando da possibilidade de se adequarem da melhor forma para atender às demandas do dia a dia. Entretanto, sabemos que implementar um...
Leia mais

Como gerir e extrair o melhor de equipes de diferentes gerações?
Dentro do ambiente de trabalho, é comum surgirem diferenças entre as gerações, uma vez que o mercado conta com profissionais nascidos desde a década de 1950 até os anos 2000. De modo geral, o que mais se pode observar é...
Leia mais

Employee Experience: colaboradores satisfeitos adotam tecnologias e transformam empresas
A busca por experiências positivas e inovadoras no ambiente de trabalho, felizmente, tem sido cada vez mais comuns. O avanço da tecnologia tem possibilitado que empresas escutem mais o que seus colaboradores desejam, o que o mercado de trabalho oferece...
Leia mais

Troque seu sistema de folha de pagamento em 2022
A folha de pagamento desempenha uma função importantíssima para a Gestão de Pessoas e também para a empresa como um todo. Independente de ser uma responsabilidade do DP ou do RH, a depender da organização de cada negócio, a folha...
Leia mais

Como funcionam os releases, as atualizações de um software
Um software pensado por um fornecedor responsável, que se preocupa com a performance da empresa, promove atualizações periodicamente. Essa é a única maneira de manter a solução alinhada às novidades em tecnologia e negócios. No entanto, as melhorias precisam acontecer...
Leia mais