O contexto do Ecossistema empresarial e o RH
Uma empresa pode ser comparada a uma engrenagem. Profissionais e sistemas, que atuam independentes e também integrados, a fim de criar e/ou produzir o que quer que seja. Porém, além de uma engrenagem, a empresa também faz parte de um ecossistema. Ou seja, um ambiente maior do que o negócio e que reúne fornecedores, parceiros, concorrentes, clientes, etc. Quando entendida como parte de uma sociedade, a organização precisa ir além de sua engrenagem e estar atenta às necessidades e aos comportamentos das pessoas.
O conceito de ecossistema empresarial foi abordado na pesquisa “Tendências Globais de Capital Humano 2018“, da Deloitte, que entrevistou mais de 11 mil líderes de negócios e de Recursos Humanos de 124 países. Entre as tendências reveladas no estudo, destacamos o ecossistema da força de trabalho. Somado à atmosfera de constantes transformações, o crescimento de novos modelos de trabalho está redefinindo a relação entre empresa e colaborador. Paralelamente, há o avanço do conceito empresas sociais, que têm relação com o que abordamos no texto sobre marca empregadora e que explicamos abaixo.
Empresas sociais.
Cada vez mais, as empresas são avaliadas além do que comercializam. A postura em relação aos colaboradores, o meio ambiente, a comunidade e tudo que faz parte do ecossistema do negócio são constantemente analisados e julgados. Frente a isso, construir e manter uma reputação favorável é fundamental. Aliás, não é apenas questão de imagem. Como parte do ecossistema, a empresa se beneficia direta e indiretamente das melhorias construídas colaborativamente. Afinal, plantar em solo fértil é mais produtivo do que em ambiente hostil.
Ecossistemas e colaboradores.
No contexto dos ecossistemas, a força do coletivo conectado por um propósito é uma oportunidade de mão dupla. As empresas com essência criam impactos e ecos positivos em diversas esferas, incluindo os colaboradores. Voltando à pesquisa, segundo dados sobre o Brasil, que contou com 337 participantes, 92% dos executivos apontaram atenção com o bem-estar como uma questão importante para suas atividades profissionais no futuro.
Concluindo, como é natural em ecossistemas e em engrenagens, apelo cíclico e reciprocidade são pontos de atenção. É ideal que os colaboradores também sejam conscientes sobre a importância de uma participação ativa no negócio. Além de serem essenciais para que os processos aconteçam adequadamente e para que o negócio evolua e cresça, os profissionais também participam das realizações da empresa em prol da sociedade.
Relacionados
BPO (Business Process Outsourcing): uma solução corporativa.
A terceirização dos processos administrativos e de folha de pagamento é uma prática cada vez mais adotada nas empresas brasileiras. O Business Process Outsourcing – BPO, tem se mostrado uma solução eficaz para diversas empresas de grande, médio e pequeno...
Leia maisDescubra como os processos de Folha de Pagamento podem contribuir para as métricas ESG
Certamente, você já escutou em algum momento ou leu algo sobre ESG por aí, afinal, essa sigla que denomina Environmental, Social and Governance (Ambiente, Social e Governança) está nos holofotes do mercado, sendo vista como uma importante prioridade e também...
Leia maisSaiba como a tecnologia de ponta garantiu ao Grupo Scania unificar e escalar suas operações de RH no Brasil
Desafio que se transformou no passaporte para o futuro! Entenda como a parceria entre Techware e Grupo Scania conseguiu unificar os processos de RH e comunicar a sustentabilidade por meio do Rhevolution O trabalho que fomenta o desenvolvimento de novas...
Leia maisMudanças do eSocial para 2020
O governo anunciou mudanças no eSocial a partir de janeiro de 2020. A principal alteração é a divisão em dois sistemas: um para informações trabalhistas e previdenciárias e outro para informações tributárias. Novo eSocial: mudanças com foco nos usuários. O...
Leia maisLGPD e COVID-19
Publicada em 2018, a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) veio para regulamentar a proteção de dados pessoais e privacidade no Brasil. A LGPD é de suma importância em diversos setores, público ou privado. Prova disso é que...
Leia maisAção de Dia das Mães: exemplo de endomarketing na Techware
Ações de fortalecimento dos Valores Organizacionais conectadas ao endomarketing geram resultados muito mais eficientes em engajamento. Mais que um conjunto de estratégias e ações de Marketing Institucional voltadas para o público interno da organização, o endomarketing é a metodologia...
Leia mais