A relação entre DP e financeiro
O Departamento Pessoal tem responsabilidades bastante relacionadas com o financeiro da empresa. Aliás, em alguns segmentos, a folha de pagamento é o item de maior investimento do negócio. Portanto, a área que gerencia salários, benefícios, outras questões fiscais e encargos dos trabalhadores é naturalmente muito importante para as finanças. O impacto financeiro do DP pode ser negativo ou positivo, tudo depende da atuação da área e de quanto ela é estratégica.
Por exemplo, se o DP ainda realiza controles manuais e/ou possui soluções de gestão defasadas, há o risco de multas por erros, esquecimentos e desorganização. Férias que ultrapassam o prazo legal, dissídio não aplicado, horas extras erroneamente calculadas e outras situações adversas podem influenciar negativamente as finanças da empresa. Em contrapartida, um DP estratégico atua com foco em minimizar custos, racionalizar investimentos e evitar, ao máximo, situações que possam desencadear cobranças adicionais e/ou inesperadas.
No passado, a folha já foi vista apenas como despesa, como algo que onerava a empresa. Atualmente, os colaboradores são amplamente entendidos como o maior ativo de uma empresa. A evolução da Gestão de Pessoas e a compreensão de que a atuação da equipe é fundamental ao negócio trouxeram um novo olhar sobre a folha de pagamento. Hoje, os departamentos alinhados às interpretações mais atuais sobre Recursos Humanos, entendem colaboradores como um indispensáveis para a manutenção e crescimento da empresa.
Algumas rotinas do DP têm reflexo direto no financeiro, como:
- Conferência de obrigações fiscais e trabalhistas;
- Retenção e emissão de guias de tributos federais e previdenciários;
- Folha de pagamento;
- Adiantamentos, admissões e demissões;
- Apuração de encargos, contribuições e tributos;
Em diversas empresas, a relação DP e financeiro é tão íntima que as áreas são conjuntas e atuam continuamente em paralelo. Porém, independente do formato adotado, é fato que o Departamento Pessoal sempre influencia financeiramente a empresa e, portanto, pode ser usado de forma estratégica para melhorar os resultados. Para quem busca formas de otimizar a relação interdepartamental, a Reforma Trabalhista traz novos horizontes que merecem atenção de ambos, pois podem representar ônus ou bônus, tudo depende da postura e integração das áreas.
Relacionados


Reforma Trabalhista e a terceirização
A Reforma Trabalhista, em vigor desde 11 de novembro de 2017, oficializou novos formatos de contratação e ampliou as possibilidades de relação entre empresa e colaborador. Com o propósito de reduzir a informalidade, o novo texto reconhece e regulariza modelos...
Leia mais

Techware participa do CONARH 2018
Entre 14 e 16 de agosto de 2018, acontece a 44ª edição do CONARH. O evento que é um dos mais importantes do segmento no mundo e o maior congresso sobre gestão de pessoas da América Latina, conta com a...
Leia mais

Novas formas de remuneração e a folha de pagamento
O controle de custos e a administração financeira são aspectos fundamentais para o sucesso de um negócio. A Folha de Pagamento é um exemplo de custo fixo - considerada por muitos o custo mais importante da empresa, já que pessoas...
Leia mais

Rhevolution roda sobre o banco de dados Oracle.
Por trabalhar com um processo crítico para as empresas, o software de RH precisa ser robusto e seguro. Porém, para um bom desempenho, a infra por trás do processo é quase tão importante quanto o software em si. Sem uma...
Leia mais

MEDIDAS PROVISÓRIAS TRABALHISTAS entram em vigor MP-927 MP-932 MP-936 e Portaria 139/2020
Recentemente, o país começou a viver momentos preocupantes por conta da velocidade da propagação da COVID-19. Tornando-se um tema de saúde internacional, o Governo Federal decretou no dia 20 de março de 2020, estado de calamidade pública, ou seja, o...
Leia mais

RH Summit 2023: o segredo da alta performance está em uma liderança focada
Nos últimos três anos, o cenário de RH passou por grandes mudanças. Os times estão sendo reduzidos, demissões em massa ficaram cada vez mais frequentes e o ambiente de trabalho se tornou incerto. Para driblar esses desafios, os líderes de...
Leia mais