6 alicerces que ajudarão o RH da sua startup a lidar com o aumento da demanda de forma mais ágil
Ao mergulhar no ecossistema das startups é muito comum nos depararmos com diversos cenários peculiares e um deles é: uma pequena empresa, cujo faturamento já chega a alguns milhões! No entanto, esse crescimento acelerado evidencia grandes desafios, dentre eles a estruturação de um RH ágil e eficiente.
Diante deste cenário, como continuar inovando, crescendo, entregando resultados e ainda assim manter o valor deste modelo de negócio? Neste INFOGRÁFICO listamos 6 ALICERCES para que o RH de uma Startup se fortaleça e permaneça em um caminho de expansão. Confira!
1 – Planejamento, Previsão de Demanda e de Orçamento de pessoal
O planejamento estratégico é o primeiro passo para definir metas, objetivos e uma gestão de qualidade, e juntamente com a previsão de demanda de atividades, permite que o departamento de RH seja mais assertivo também na previsão de contratações e tomada de decisões em relação ao quadro de pessoal. É importante que os gestores das diversas áreas da organização estabeleçam um planejamento de pessoas por período e consigam prever e administrar as despesas relativas a salários, encargos, benefícios, promoções, treinamentos, viagens, horas extras, entre outras, de forma antecipada, facilitando revisões e alterações sempre que for necessário.
2 – Automação de Processos
A automação de fluxos e operações dá ao RH da startup acesso a dados e insights que nem sempre são obtidos quando os processos são feitos manualmente. O resultado é um crescimento ainda mais acelerado em termos de produtividade e rentabilidade do negócio.
3 – Flexibilidade
Hoje em dia, muitos processos, como a Folha de Pagamento, são realizados por softwares, alguns ainda engessados. Portanto, contar com um modelo que seja flexível é decisivo para promover a agilidade empresarial e aumentar a competitividade.
4 – Acesso à Informação
Um software que permite maior acesso a informações, dados organizados, indicadores e relatórios contribui para a estruturação de um RH muito mais objetivo e preparado para reduzir custos e identificar situações que podem ser otimizadas.
5 – Monitoramento Interno
Monitorar constantemente o desempenho e a satisfação dos colaboradores por meio de um software robusto é um diferencial para entender o que precisa ser corrigido e incentivado no operacional da startup, especialmente quando o trabalho é híbrido ou remoto.
6 – Cultura Empreendedora
Um dos principais pontos para acompanhar com êxito o aumento de demanda e outros desafios é criando uma cultura empreendedora que incentive a criatividade e a inovação. Lembre-se que o maior ativo de uma empresa ainda é o capital humano!
Conheça o Rhevolution!
A família de aplicativos integrados Rhevolution foi desenhada para incrementar a performance da gestão de RH especialmente para empresas e startups que atuam em mercados competitivos, em que a agilidade e eficiência são fatores chaves para o sucesso. Saiba mais sobre essa tecnologia!
Relacionados
A experiência é o que vale agora
Nesse novo mundo pós-transformação digital, oferecer uma vivência e situações positivas a partir da tecnologia é o que vai atrair corações e mentesDeixar-se levar pelo desejo de atingir um objetivo e sentir o prazer de cumprir uma meta. Sentir-se seguro...
Leia maisMãe e TechDesigner: assista ao vídeo
Toda mãe que trabalha é igual? Toda mãe que trabalha tem as mesmas dificuldades? Toda mãe que trabalha tem as mesmas alegrias? A ideia de que mãe é tudo igual vai na contramão do avanço do respeito à mulher e...
Leia maisJúnior, pleno ou sênior: saiba a diferença
Está enganado quem acredita que a diferença das classificações limita-se apenas a salários. Na verdade, os cargos são importantes para definir outras informações sobre o nível de cada profissional. Empresas grandes costumam dividir em vários níveis, desde trainee até o...
Leia maisLíder da TAM fala sobre o papel do Rhevolution na empresa.
https://www.youtube.com/watch?v=CsoM-Wol9u4 "O Rhevolution tem a responsabilidade de processar nossa folha para 29.000 funcionários e estamos muito tranquilos quanto a isso. A partir do momento que eu tenho um produto e que eu não preciso me preocupar em relação a sua...
Leia maisInvestir em tecnologia é inovar na gestão de pessoas
Como será o futuro: mais tecnológico ou mais humano? Há quem pense que o avanço da tecnologia veio para diminuir empregos e substituir pessoas. E nós sabemos que a transformação digital está em todos os lugares. No ambiente corporativo, por...
Leia maisTechware: uma marca empregadora
Com origem nos Estados Unidos sob o nome de Employer Branding, o conceito Marca Empregadora faz referência a uma estratégia com objetivo de promover o interesse de talentos aliada às táticas para satisfação profissional, crescimento e retenção destes profissionais. Com...
Leia mais