Trabalho remoto e o alinhamento com a cultura empresarial
O trabalho remoto trouxe novas oportunidades, mas também desafios. Se antes ele era encarado como uma tendência para o futuro, a pandemia da COVID-19 acelerou essa transição e transformou o home office em uma prática necessária.
A questão é que líderes e trabalhadores não estavam preparados para uma mudança tão brusca, que trouxe uma dúvida latente: como manter o alinhamento com a cultura da empresa diante desse cenário?
O crescimento do trabalho à distância
Um estudo realizado pela empresa de consultoria e auditoria PwC aponta que 53% das 300 organizações consultadas em 31 países (incluindo o Brasil) afirmaram contar com políticas de atuação remota. Das que ainda não possuem, 55% pretendem implementá-las no futuro próximo.
Desafios do ambiente de trabalho remoto
Apesar dos benefícios, realizar o expediente à distância traz dificuldades que devem ser enfrentadas pelos gestores, para manter o alinhamento com os objetivos e os valores corporativos.
Podemos citar como o primeiro deles a integração entre os funcionários. O ambiente de trabalho acaba se tornando também um espaço social, no qual pessoas encontram novas amizades e têm uma convivência diária com os colegas.
A proximidade promovida pela reunião no mesmo espaço físico abre espaço para a formação de times sólidos, capazes de colaborar entre si com fluidez.
Embora seja uma ferramenta importante, a tecnologia também pode ser um obstáculo. Obstáculos corriqueiros, como problemas de conexão com a internet e a falta de equipamentos adequados prejudicam a realização das funções.
Podemos citar também a ergonomia como uma questão no home office, afinal, nem todos estavam preparados para uma transição tão rápida e não possuíam as instalações ideais.
Por último, a capacidade de concentração pode ser mais um inconveniente. Ao estar no ambiente de trabalho, a pessoa associa o local às atividades da empresa. A atuação de casa quebra um pouco essa aclimatação e pode deixar o trabalhador mais disperso.
Como manter a cultura da empresa ativa e presente?
Destacamos aqui algumas práticas que podem ajudar na manutenção dos valores da empresa, promovendo a integração dos funcionários.
Traga um senso de pertencimento
O senso de pertencimento ajuda o empregado a se envolver verdadeiramente nas atividades corporativas, e não apenas fazer o que é necessário para cumprir o trabalho.
Além disso, esse esforço incentiva o colaborador a apresentar ideias inovadoras, buscando novas maneiras de otimizar os processos e entregar o melhor resultado possível.
Defina metas
As metas e os prazos não devem representar um problema para o funcionário, mas trazer senso de urgência e ajudá-lo a se organizar.
Principalmente no trabalho à distância, em que a comunicação fica exclusivamente no on-line, esse alinhamento trará clareza sobre as responsabilidades.
Trabalhe o diálogo
Já citamos a comunicação no tópico acima, mas esse ponto deve ser reforçado. Afinal, o diálogo eficiente precisa fazer parte de qualquer corporação para que a cultura seja reforçada.
Sem uma estratégia bem definida, fica difícil transmitir as mensagens necessárias para os empregados e reuni-los em torno de objetivos e valores comuns.
Promova pausas criativas
É comum no ambiente de trabalho aquela parada para o cafezinho, quando se discute os resultados do jogo de ontem ou o último capítulo da novela.
Essas pausas também valem para o trabalho remoto, desde que sejam feitas com parcimônia e disciplina para retornar às atividades.
Conversas que parecem improdutivas são, na verdade, uma maneira de integrar os funcionários, mesmo que estejam fisicamente distantes entre si.
A importância da gestão de pessoas com foco na qualidade de vida
Se aprendemos algo com a pandemia, foi a importância da atenção à saúde e ao bem-estar.
Nesse sentido, a gestão de pessoas voltada para a qualidade de vida dos profissionais tornou-se ainda mais significativa.
Essa percepção não é recente. Uma pesquisa realizada pela Catho em 2019 mostra que a qualidade de vida já era desejo de 64% dos trabalhadores entrevistados.
Além disso, o bem-estar impacta diretamente na produtividade. O Center for Positive Organizational Scholarship, da Universidade da Califórnia, realizou alguns estudos e constatou que um trabalhador feliz é, em média, 31% mais produtivo.
Esses dados comprovam o que já percebemos no dia a dia: como um colaborador satisfeito consegue entregar mais e melhor.
Por isso, ter a gestão de pessoas voltada para a oferta das melhores condições possíveis de trabalho, priorizando as saúdes física e mental dos empregados, é a melhor opção.
Tecnologia como aliada
A tecnologia pode ser uma aliada estratégica na condução do trabalho remoto. E não podemos limitar o conceito apenas às ferramentas que permitem a realização das funções.
A proteção de dados é uma séria preocupação, nas atividades alocadas e à distância. Por isso, é essencial contar com sistemas seguros.
Outro ponto importante é a escolha de soluções de comunicação entre colaboradores e liderança, que seja ágil e não atrapalhe a realização dos projetos, além de ferramentas de gestão de tarefas.
Tecnologia para RH
O RH também pode contar com sistemas capazes de apoiar o gerenciamento de pessoas no trabalho remoto ou híbrido. Avanços foram alcançados a passos largos para que a transformação seja ampla, tornando-se cada vez mais digital.
Entre as funcionalidades, estão a Gestão de Benefícios, o portal para solicitação de documentos, o gerador de relatórios, os indicadores de RH, o software de Folha de Pagamento, entre outras.
Todas essas funções são encontradas no Rhevolution. Entre em contato conosco e saiba como a nossa tecnologia pode ajudar, no contexto do distanciamento físico, o trabalho remoto.
Relacionados
OKR: a metodologia que otimiza o desempenho das empresas
O planejamento de ações e as definições de metas sempre foram uma dificuldade para muitas empresas. A gestão tradicional funcionou por anos em grandes indústrias, mas também mostrou-se arriscada ao longo do tempo. Com isso, a busca por descomplicar essas...
Leia maisInovação e gestão foram destaques na HSM Expo 2019.
Inovação e gestão foram destaques no evento A HSM Expo 2019 chegou ao fim, mas nos deixou um legítimo legado. O tema “Ouse Aprender” foi mais do que verdadeiro, nos trazendo muito conhecimento e aprendizado. Ao longo dos três dias,...
Leia maisLições sobre a palestra "O poder do suficiente"
É possível entregar mais com menos conteúdo e garantir a atenção do espectador? O professor da FIA Normann Kestenbaum, em sua palestra intitulada “O poder do suficiente” para o CONARH 2018 garantiu que sim. Ele afirmou que a qualidade da...
Leia mais5 vantagens para implantar o cruzamento de dados do RH na nuvem para a sua empresa
Imagina um holerite online em que seus colaboradores podem acessar de qualquer lugar? Ou até mesmo um relatório que pode ser visto por outras unidades da empresa ? O avanço da tecnologia já é algo notável e até esperado. Mas...
Leia maisComo a ciência de dados pode mudar a forma de atuação do RH nos próximos anos?
Certamente você já ouviu falar em ciência de dados. Bem comum em diversos setores, ela mostra que a tecnologia está presente nos processos, nas rotinas e no cotidiano de todo profissional. Se, quando pensávamos no futuro, a nossa imaginação trazia...
Leia maisComo gerir e extrair o melhor de equipes de diferentes gerações?
Dentro do ambiente de trabalho, é comum surgirem diferenças entre as gerações, uma vez que o mercado conta com profissionais nascidos desde a década de 1950 até os anos 2000. De modo geral, o que mais se pode observar é...
Leia mais