Saiba tudo sobre Job Crafting
O Job Crafting é a personalização do significado que cada um vê em seu trabalho e sua função exercida. Não é apenas você cumprir uma descrição das atividades que são exigidas, é você transpor isso e perceber a parte social, cognitiva e física do seu trabalho.
Essa prática nas empresas não beneficia apenas os colaboradores, que encontram mais significado e envolvimento em seu trabalho, mas também as próprias empresas, que veem aumentar a produtividade e as habilidades de suas equipes.
O Job Crafting leva a uma forte mentalidade de crescimento!
Mas, afinal, como surgiu o Job Crafting?
O termo surgiu após a pesquisa realizada pelas professoras Amy Wrzesniewski (Yale School of Management) e Jane Dutton (Universidade de Michigan), no ano de 2001, com a equipe de limpeza de um hospital. Elas analisaram as percepções dessas pessoas a respeito do trabalho que elas exerciam dentro desse local e como parte dessa equipe.
O resultado foi surpreendente. Existia uma grande diferença na percepção delas sobre seus trabalhos, apesar de terem basicamente a mesma função. Então, Amy e Jane separam a equipe em dois grupos:
O primeiro era o grupo daqueles com pouca satisfação, baixas interações sociais, que trabalhavam apenas para receber seu salário. Já o segundo grupo era formado por pessoas que viam significado no seu trabalho, entendendo a sua atividade como parte do processo da cura das pessoas que passavam pelo hospital.
Essa percepção de valores, linkado com a personificação da sua atividade, é o que chamamos de Job Crafting.
Com essa visão diferenciada a respeito do seu trabalho, e a individualização das necessidades, o resultado é um maior engajamento e melhor desempenho organizacional.
Mudanças com a pandemia
A pandemia impulsionou e deu ainda mais significado ao Job Crafting, onde muitos profissionais começaram a reavaliar suas funções, o significado do que faziam, e também tiveram que se adequar com as novas necessidades sociais.
Um exemplo foi a adoção de novos modelos de trabalho, com a tendência do home office e do modelo híbrido como formas permanentes e não apenas temporárias de trabalhar. Como se manter produtivo, lidar com a falta de interação e a necessidade de administrar “sozinho” suas horas, sem precisar sair de casa, por exemplo?
Para muitos foi necessário repensar muitos aspectos em relação ao trabalho e lidar com novos sentimentos quanto às suas atividades e funções.
A pandemia também trouxe muitas inseguranças quanto ao futuro e por isso o Job Crafting é uma importante maneira de dar significado às atividades e aos empregos das pessoas. Ainda que não consigam mudar todas coisas dentro da empresa, podem mudar suas maneiras de enxergar e se relacionar com suas tarefas diárias. E, assim, ficam mais motivados e engajados.
Como usar o Job Crafting na sua empresa?
Para implementar o Job Crafting na sua empresa, é preciso pensar “fora da caixa” e da lógica tradicional do mercado. É um conceito que ajuda a enxergar o ambiente de trabalho com novas possibilidades de realização e satisfação pessoal.
Desafios e oportunidades
O principal desafio hoje é justamente romper com o conceito do trabalho tradicional, com o medo de perder produtividade, e permitir a flexibilidade de cada indivíduo com as suas necessidades.
Com a aplicação do Job Crafting, as empresas podem diminuir o turnover, pois terão profissionais mais engajados, que levarão a resultados melhores para todos.
Relacionados


Capital Humano: reter e desenvolver talentos
O termo capital humano se refere à convergência de habilidades, conhecimentos, atitudes e experiências que um colaborador possui para uma instituição. Além do capital financeiro e material, as pessoas que desenvolvem os serviços e produtos são fundamentais para o crescimento...
Leia mais

Líderes da Polishop falam sobre escolha do Rhevolution: veja
Sandra Gindero de RH e Walter Borges de TI falam da escolha do software Rhevolution da Techware para suportar a expansão da Polishop no Brasil.
Leia mais

Confira entrevista de Celia Dutra no CONARH 2012.
O último dia do CONARH 2012 já começa com uma visita muito especial. Agora em nosso estande temos a presença da Diretora de Recursos Humanos da Comgás participando de um bate papo sobre os diversos processos dentro de sua empresa...
Leia mais

Transformação Digitial e Implantação Remota
É inegável como a internet tem sido fundamental nos últimos anos para o crescimento e o amadurecimento das empresas. Longe de nós, parecermos repetitivos sobre a importância que ela exerce no cotidiano, contudo chegamos em um momento que é difícil...
Leia mais

Criatividade e inovação: pensar fora da caixa
Às vezes quando nos deparamos com algum problema, passamos horas tentando encontrar uma solução, porém a barreira da mesmice nos impede de olhar para novos horizontes e encontrar novas maneiras de solucionar aquele problema. Albert Einstein dizia que é uma...
Leia mais

O modelo de gestão que se adapta à tendência
Enfrentar os desafios de um mercado em constante transformação é estar pronto. Pronto para mudar. Pare um minuto e olhe ao seu redor. Pergunte a si mesmo como era o mundo, o seu e o da sua empresa, há dois...
Leia mais

Capital Humano: reter e desenvolver talentos
O termo capital humano se refere à convergência de habilidades, conhecimentos, atitudes e experiências que um colaborador possui para uma instituição. Além do capital financeiro e material, as pessoas que desenvolvem os serviços e produtos são fundamentais para o crescimento...
Leia mais

Líderes da Polishop falam sobre escolha do Rhevolution: veja
Sandra Gindero de RH e Walter Borges de TI falam da escolha do software Rhevolution da Techware para suportar a expansão da Polishop no Brasil.
Leia mais

Confira entrevista de Celia Dutra no CONARH 2012.
O último dia do CONARH 2012 já começa com uma visita muito especial. Agora em nosso estande temos a presença da Diretora de Recursos Humanos da Comgás participando de um bate papo sobre os diversos processos dentro de sua empresa...
Leia mais

Transformação Digitial e Implantação Remota
É inegável como a internet tem sido fundamental nos últimos anos para o crescimento e o amadurecimento das empresas. Longe de nós, parecermos repetitivos sobre a importância que ela exerce no cotidiano, contudo chegamos em um momento que é difícil...
Leia mais

Criatividade e inovação: pensar fora da caixa
Às vezes quando nos deparamos com algum problema, passamos horas tentando encontrar uma solução, porém a barreira da mesmice nos impede de olhar para novos horizontes e encontrar novas maneiras de solucionar aquele problema. Albert Einstein dizia que é uma...
Leia mais

O modelo de gestão que se adapta à tendência
Enfrentar os desafios de um mercado em constante transformação é estar pronto. Pronto para mudar. Pare um minuto e olhe ao seu redor. Pergunte a si mesmo como era o mundo, o seu e o da sua empresa, há dois...
Leia mais