Mas por que Cloud?
É comum considerarmos que o que chamamos de CLOUD seja uma das mais novas e promissoras formas de utilização das tecnologias de informação. A primeira afirmação é tão falsa quanto é verdadeira a segunda.
Na verdade, a computação em nuvem – Cloud Computing – por si mesma apenas, não é nova. Ela deve ser considerada como a integração e a combinação de uma série de avanços em diversas áreas da tecnologia que não são novas. As tecnologias que facilitaram a adoção sempre crescente da modalidade Cloud são:
• Redes de alta velocidade;
• O crescimento expressivo na potência e custos reduzidos de memória e processadores dos computadores;
• A tecnologia de virtualização de processadores, memórias e redes;
• Softwares que permitem o gerenciamento de sistemas virtualizados em larga escala;
• E, uma das mais importantes, a estabilidade e a ampla aceitação da Internet, principalmente no uso através de smartphones, tablets e outros dispositivos móveis.
Mas apenas esses avanços, não seriam suficientes para explicar o uso cada vez mais amplo e variado, com mais opções de aplicativos e formas de utilização.
Uma possível explicação é que essa evolução se intensifica em uma época de condições econômicas críticas o que faz com que as corporações busquem redução de custo e otimização de processos em todas as suas atividades. Também sob esse ponto de vista a escolha por Cloud Computing se mostra promissora.
Uma série de vantagens e benefícios tem sido considerada em análises de viabilidade. Dentre eles destacamos:
Redução de Custos
O primeiro a ser lembrado é que há uma significativa redução de custos na instalação e sustentação de uma infraestrutura de TI adicional para aquela aplicação a ser implantada em nuvem.
Escalabilidade
Costumeiramente as expansões de infraestrutura instaladas devem ser planejadas com grande antecedência, não só por questões técnicas, mas também por questões de investimentos a serem alocados. Enquanto na modalidade Cloud, o comum é que a solução seja dotada de requisitos de escalabilidade contínua sem trazer impacto nas operações regulares da companhia.
Agilidade e Rapidez
Em uma implantação tradicional de qualquer projeto que envolva software aplicativo tratamos de 6 a 24 meses, variando de acordo com o tamanho e complexidade do projeto. Via de regra, a instalação de um ambiente em Cloud é bem mais rápida se comparada com a forma tradicional.
Flexibilidade
A adoção de Cloud pode ser feita em sistemas operacionais ou plataformas diferentes da que a organização usa. Isso confere versatilidade e flexibilidade à uma nova aplicação.
Até este ponto, tratamos de aspectos de uma das sete mais comuns formas de utilização da Cloud Computing, a mais conhecida e tradicional, a qual chamamos de SaaS – Software as a Service. Existe ainda uma série de aspectos estratégicos que podem e devem ser considerados, como infraestrutura, banco de dados, serviços de comunicação e etc.
A expansão do universo Cloud não para, entenda cada vez mais sobre ele e aumente também suas possibilidades.
Relacionados


MP-927 e antecipação de feriados prolongados
Ao menos sete feriados que caem antes ou após o final de semana (considerados prolongados), ainda estão por vir. Porém, com a chegada da COVID-19* no Brasil, mais conhecido como coronavírus, o país decretou estado de calamidade no início do...
Leia mais

BPO Folha de pagamento: como funciona a terceirização da Folha
Empresas brasileiras, de diversos portes, têm adotado cada vez mais a Terceirização de Folha de Pagamento, que, dependendo da estratégia de cada negócio, se apresenta como uma solução assertiva e efetiva para o suporte à áreas estratégicas - como o...
Leia mais

Techware apresenta novidades na HSM Expo 2017
Em sua 11ª Expo, a Techware apresentará a tecnologia que tem acelerado a transformação da informação em conhecimento: a inteligência artificial aplicada ao RH. Com o tema “Conhecimento em ebulição” o HSM Expo 2017 escalou um time de grandes personalidades...
Leia mais

A adesão da tecnologia depende das pessoas
O futuro será mais tecnológico ou humano? É preciso esclarecer que a tecnologia não surgiu para substituir pessoas, e a transformação digital é prova disso, presente em ambientes corporativos através de soluções que facilitam trabalhos e otimizam o tempo. ...
Leia mais

Nova resolução que regulamenta o eSocial
O Diário Oficial da União de 24/02/15, publicou a Resolução CGES nº 1/2015 que regulamenta o eSocial - Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas. Dentre as regras trazidas pela norma, destacam-se: a) a nova versão 2.0...
Leia mais

Techware rumo ao TOP OF MIND 2017
A Techware já está entre as 5 melhores e concorre como marca mais lembrada da categoria. Mais uma vez a Techware, empresa de software para folha de pagamento e Recursos Humanos está entre as cinco empresas mais lembradas na categoria...
Leia mais