O papel ativo do RH nos negócios
Já falamos sobre as vantagens dos profissionais de RH e Design somarem forças em prol da experiência dos usuários. Aqui abordaremos os benefícios do estreitamento do relacionamento entre Negócios e RH. As mudanças e as transformações dos últimos anos têm impulsionado a atuação cada vez mais estratégica dos Recursos Humanos. Aliás, tornou-se até mais usual o termo Gestão de Pessoas, visto que o valor do gerenciamento do capital humano assumiu ainda mais peso para as empresas. Entender tal evolução é o pontapé para compreender as utilidades e os proveitos desta parceria.
Questões como aumento da concorrência e cenários corporativos mais complexos são alguns pontos que colaboraram com o crescimento das necessidades de inovação e diversificação dos negócios. No centro de tudo isso, colaboradores são reconhecidos como fundamentais para criar novas estratégias e desenvolver iniciativas que suportem o avanço da empresa. Para que isso aconteça satisfatoriamente, engajar os profissionais, focar em recrutamento e seleção de talentos e evoluir a Gestão de Pessoas são condições básicas. Logo, o valor da parceria entre RH e Negócios fica nítida. O processo ocorre em um ciclo estratégico de reciprocidade, quanto mais a empresa se dedicada às pessoas, mais elas fazem pelo negócio.
Negócios e RH: a importância do propósito.
Em continuidade à atuação do RH como uma consultoria interna que favorece o avanço do negócio, o tópico propósito desponta. Em um passado próximo, o RH concentrava seus esforços na administração trabalhista, em treinamentos e assuntos mais operacionais. Atualmente a área assumiu um papel ativo no board e nas estratégias para melhores resultados da empresa. Para isso, alinhar os propósitos do negócio aos propósitos dos colaboradores é uma das tarefas nobres da Gestão de Pessoas.
Outro ponto de atenção é a evolução tecnológica da área. Hoje, monitorar e mensurar performance faz parte das rotinas de RH. A área, cada vez mais voltada à análise de dados e à gestão comportamental, combina perfeitamente com as necessidades corporativas das empresas pressionadas por eficiência, agilidade e transformação digital.
Pessoas e tecnologias são dois pilares que crescem paralelos em importância. Em busca de aumento da participação de mercado e de lucro, as empresas adaptam e otimizam processos, políticas e práticas. Sendo que as ações diretas destas mudanças costumam ser revisões metodológicas, adesões às soluções digitais e, principalmente, a adoção de uma cultura corporativa que estimule progresso. Cultura sustenta e fomenta estratégia, portanto um RH parceiro do negócio é uma das bases para o desenvolvimento e o crescimento da empresa.
Relacionados


Usabilidade: a importância da qualidade de uso do software
Atualmente o mercado oferece uma infinidade de produtos, em diversos segmentos, e um dos temas a que se deve dar grande atenção é o da qualidade de uso em Software, ou usabilidade. Segundo a ISO/IEC 9126, para se avaliar a...
Leia mais

Techware Experts: a transformação digital que o seu RH precisa
Quem atua no setor de RH lida diariamente com diferentes tarefas e desafios que se tornam quase impossíveis sem o apoio da tecnologia. Por isso, buscar um software de folha de pagamento tem sido a alternativa encontrada por muitas empresas. ...
Leia mais

Techware atende clientes na implantação do eSocial
O início da obrigatoriedade do eSocial está chegando! É possível perceber por meio de diversos sinais, que desta vez não haverá alteração na data para o início da obrigatoriedade do eSocial. Confira abaixo alguns deles: Em fóruns, palestras e principalmente...
Leia mais

Techware atualiza ferramentas com novos layouts do eSocial.
A versão 2.2.01 já está disponível no site eSocial. Apesar de parecer um assunto conhecido pelo departamento de RH e já estar presente na rotina dos empregadores domésticos desde 2015, o eSocial ainda tem sido conduzido por grande parte das...
Leia mais

Aprimoramento para enfrentar uma possível fase de desemprego.
Em momentos de crise, o desemprego é um tema recorrente. Em uma análise simples podemos dizer, basicamente, que as pessoas diminuem o consumo, o que faz com que as empresas deixam de vender e com isso reduzam investimentos e cortem...
Leia mais

Techware: uma marca empregadora
Com origem nos Estados Unidos sob o nome de Employer Branding, o conceito Marca Empregadora faz referência a uma estratégia com objetivo de promover o interesse de talentos aliada às táticas para satisfação profissional, crescimento e retenção destes profissionais. Com...
Leia mais