Tudo o que você precisa saber sobre comportamento organizacional!
Os líderes corporativos de maior sucesso são aqueles que continuamente procuram por formas e estratégias de conduzir o desempenho de equipes – não apenas por meio de aperfeiçoamento da produtividade dos colaboradores, mas também pela experiência que o ambiente proporciona a essas pessoas, assim como sua satisfação em relação ao ofício.
Isso pode ser alcançado ao compreender e gerenciar a interação dos colaboradores entre si, e também descobrir o que os motiva. É essencial analisar estas inter-relações entre colaboradores, equipes e gestores para identificar o que diferencia os colaboradores mais eficazes – o comportamento organizacional está relacionado diretamente com este contexto.
O comportamento organizacional descreve as dinâmicas comportamentais que ocorrem entre grupos e indivíduos em uma configuração organizacional. Os cinco elementos chave para compreender este conceito são: :
- Pessoas
- Estrutura
- Tecnologia
- Sistema social
- Ambiente
Ao compreender estes elementos e as dinâmicas das inter-relações, as lideranças podem desenvolver estratégias – por exemplo, treinamentos, planos de desenvolvimento e melhoria de processos – visando atingir os objetivos de curto, médio e longo prazo, com o aperfeiçoamento da produtividade e eficiência dos colaboradores.
Por que é importante entender a percepção do comportamento organizacional?
Em sua essência, o comportamento organizacional analisa o efeito de fatores sociais e ambientais sobre as maneiras que times e colaboradores executam seus trabalhos. A forma como as pessoas interagem, comunicam-se e colaboram é a chave para o sucesso de uma empresa. A percepção do comportamento organizacional, que é sobre analisar e compreender estes parâmetros, permite um aumento da eficiência dos colaboradores. Através do comportamento organizacional, é possível alcançar os objetivos organizacionais e de cultura de trabalho anteriormente estabelecidos.
Compreender o comportamento organizacional para oferecer o melhor método de gestão aos colaboradores
Cada colaborador responde à sua maneira a diferentes métodos de comunicação e comportamento devido à estrutura do ambiente de trabalho e os valores, objetivos e cultura da organização. Eles tendem a se alinhar com colegas de equipe e gestores que espelham suas forças e hábitos comportamentais.
Dessa forma, uma compreensão aguçada do comportamento organizacional permite que a gerência intermediária construa equipes mais eficazes e se comunique melhor com os funcionários da linha de frente. Aproveitar insights de estudos de comportamento organizacional ajuda as organizações a compreenderem se os colaboradores respondem melhor a um modelo de gestão autocrático ou solidário.
Ambiente de trabalho confortável
Uma das chaves de uma análise de comportamento organizacional é a criação de um ambiente de trabalho adequado para os colaboradores. Com os modelos remoto e híbrido em alta, é importante que as lideranças corporativas criem um espaço de trabalho positivo e empoderador para facilitar a comunicação e colaboração entre as equipes.
O estudo do comportamento organizacional é essencial para empresas que buscam se adaptar às disrupções e desafios resultados de eventos globais como a pandêmia ou mudanças no mercado de trabalho.
Como cada colaborador possui suas particularidades, cabe à empresa entender quais elementos no ambiente estimulam uma melhor experiência no trabalho para essas pessoas – e por consequência, um melhor desempenho profissional.
Alguns colaboradores gostam de trabalhar em pequenos grupos, outros entregam suas atividades de forma individual. Os ambientes da empresa precisam oferecer aos diferentes tipos de pessoas a atmosfera necessária para que trabalhar seja uma tarefa agradável.
Se for possível separar espaços que tenham suas particularidades, de salas de reuniões repletas de dispositivos inteligentes à ambientes informais com poltronas e janelas, e ainda assim traduzem a essência da empresa, o colaborador encontrará o lugar ideal para se adaptar à rotina.
Influenciar o estilo de gerenciamento
Empresas inteligentes usam dados para orientar a tomada de decisões sobre a formação de sua estrutura corporativa. Ter a gerência olhando por cima dos ombros dos funcionários a cada passo indica desconfiança, gera microgerenciamento e leva a uma cultura negativa no local de trabalho.
Construir estratégias para tornar as pessoas vitoriosas
Colaboradores querem trabalhar para organizações com cultura positiva e um ambiente de trabalho atrativo. Eles também querem se dar bem com os seus colegas e gestores enquanto trabalham para alcançar os objetivos e metas da organização.
O desafio é criar um local de trabalho que promova confiança, comunicação aberta e colaboração contínua, ao mesmo tempo em que atende às necessidades exclusivas dos colaboradores na execução das suas funções.
Promover estratégias para tornar as pessoas vitoriosas requer que líderes definam como eles interagem com o desenvolvimento dos colaboradores e da cultura da organização. É um esforço focado em relações, e o comportamento organizacional é o facilitador disso.
Influenciar estratégias de recursos humanos
Lideranças corporativas aumentam o valor do seu capital humano ao estudar a natureza complexa de seus colaboradores, bem como suas inter relações com outros. Os insights dessa observação ajudam a conduzir reformas e estratégias de recursos humanos, especialmente com descobertas recentes que mostram um colapso do equilíbrio entre vida e trabalho (devido a mais colaboradores trabalharem em suas casas). O profissional de RH identifica grupos que enfrentam dificuldades para oferecer mais apoio e aplicar técnicas motivacionais, possibilitando a eles um melhor desempenho como reflexo de suas experiências no ambiente de trabalho.
Resolução de conflitos
Líderes empresariais proativos cortam os problemas pela raiz antes que eles se transformem em confrontos em grande escala. Mensurar comportamento organizacional auxilia na resolução de conflitos ao identificar onde e como os colaboradores estão enfrentando questões com seus colegas e gestores. Dinâmicas comportamentais ajudam a compreender a causa do problema, prever sua casa, e evitar possíveis consequências antes que o problema se agrave.
3 níveis de análise do comportamento organizacional
Existem três principais categorias de comportamento organizacional: o nível individual, o nível de grupo e o nível de sistema organizacional.
Nível individual
No nível individual, o foco da análise é na satisfação que o trabalho proporciona, na motivação, no empoderamento, ética, valores e atitudes. O comportamento organizacional no nível individual concentra-se nos fatores psicológicos que influenciam o comportamento demonstrado pelos indivíduos.
A psicologia é uma ciência aplicada, que tenta explicar o comportamento humano em uma situação particular e prevê as ações dos indivíduos. A psicologia contribuiu para o desenvolvimento de várias teorias sobre aprendizagem, motivação, personalidade, treinamento e desenvolvimento, liderança, satisfação no trabalho e avaliação de desempenho. Os estudos dessas teorias podem melhorar as habilidades pessoais, provocar mudanças de atitude e desenvolver uma abordagem positiva dos sistemas organizacionais.
Nível de grupo
Ao contrário do enfoque psicológico no nível individual, o trabalho em grupo ou em equipe se baseia nas ciências sociológicas e sociopsicológicas. O nível de grupo ou equipe analisa áreas como força de trabalho, diversidade, trabalho em grupo, realização de metas e auto-pertencimento.
A ciência da sociologia estuda o impacto da cultura no comportamento do grupo. Tem contribuído em grande medida para o campo da dinâmica de grupo, papéis que o indivíduo desempenha na organização, comunicação, normas, poder e gestão de conflitos.
Nível de sistema organizacional
Finalmente, o nível do sistema organizacional analisa o atendimento ao cliente, inovação, qualidade, produtividade, globalização, ambiente de trabalho e comportamento de cidadania organizacional.
O nível organizacional vai ainda mais longe para afetar as seguintes áreas de desempenho organizacional e individual:
- Liderança;
- Como criar equipes e grupos eficazes;
- Impacto da personalidade no desempenho;
- Motivação dos funcionários;
- Estudo de diferentes estruturas organizacionais;
- Comportamento individual, atitude e aprendizagem;
- Percepção;
- Projeto e desenvolvimento de uma organização eficaz;
- Projeto de trabalho;
- Impacto da cultura no comportamento organizacional;
- Gerenciamento de mudança;
- Gestão de conflitos e estresse;
- Cultura organizacional: comportamento de grupo, poder e política.
Tanto o comportamento quanto a cultura organizacional de uma empresa refletem a essência do empreendimento e dos colaboradores que fazem parte dele. Na gestão de capital humano, a tecnologia é a aliada ideal para potencializar o desempenho dos funcionários.
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