Techware e as etapas de implantação do eSocial
O eSocial tem o propósito de unificar a comunicação das empresas com órgãos e entidades como a Caixa Econômica Federal o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), o MPS (Ministério da Previdência Social), o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) e a Receita Federal. A implantação começou em janeiro de 2018 e tem diversas fases até a finalização em janeiro de 2019.
1º grupo de empresas do eSocial
O primeiro grupo de empresas com o faturamento superior a 78 milhões de reais no ano de 2016, já está obrigada a enviar seus eventos ao eSocial. Segundo o Comitê Gestor do eSocial, mais de 14.000 empresas brasileiras estavam enquadradas na categoria. Entretanto, ao final do prazo da primeira fase que refere-se ao cadastramento de empresas apenas metade das empresas haviam realizado a transmissão de dados. O cenário mudou nos meses seguintes e 96% das empresas incluídas no primeiro grupo realizaram algum envio, sendo 40% delas com a entrega do fechamento da 3ª fase que se refere a folha de pagamento de maio de 2018, também segundo o comitê gestor.
Apesar da adesão falha no início do processo, as empresas do primeiro grupo ainda têm tarefas a cumprir: agosto de 2018: substituição da GFIP (Guia de Informações à Previdência Social) e compensação cruzada; janeiro de 2019: envio dos dados de segurança e saúde do trabalhador. Atender aos prazos, assim como regularizar incoerências das fases anteriores, é fundamental para evitar problemas e suscetibilidade às multas. Apesar das obrigatoriedades não serem novidade, o novo formato de prestação de contas exige adequação e concentração de esforços.
Por envolver um volume de dados exorbitante, as informações do eSocial foram categorizadas em eventos, que por sua vez foram classificados em 3 grupos: eventos iniciais (tabelas), eventos não-periódicos e eventos periódicos. De forma simplista:
Os eventos iniciais englobam o quadro de informações (ex.: tabela de cargos/funções).
Os eventos não-periódicos são aqueles sem data pré-fixada; (ex.: admissão, férias, afastamentos, desligamento, etc.), mas nesta fase foram considerados os envios dos dados do trabalhador. Os eventos periódicos são aqueles fixos, como por exemplo pagamentos dos trabalhadores.
2º grupo de empresas do eSocial
A partir de 1° de julho de 2018, a entrada no eSocial também se fez necessária para empresas com faturamento inferior a 78 milhões de reais por ano, o que inclui MPEs (micro e pequenas empresas), MEIs (microempreendedores individuais), Pessoais Físicas que possuam empregados e também as ONGs e empresas sem fins lucrativos. Este grupo segue outro calendário:
- Julho de 2018: cadastro das informações relativas às empresas.
- Setembro de 2018: envio das informações relativas aos trabalhadores e seus vínculos com as empresas (eventos não periódicos), como admissões, afastamentos e desligamentos.
- Novembro de 2018: obrigatório o envio das folhas de pagamento.
- Janeiro de 2019: substituição da GFIP (Guia de Informações à Previdência Social) e compensação cruzada.
- Janeiro de 2019: envio dos dados de segurança e saúde do trabalhador.
Como o sistema já está sendo testado com o grupo de grandes organizações, que poderiam gerar maior complexidade, as expectativas do Comitê são de que a 2ª fase não tenha complicações.
Techware e o eSocial
O compromisso da Techware com a oferta de um suporte de excelência ao eSocial começou com a montagem de uma equipe multidepartamental dedicada ao tema e focada na adequação do Rhevolution às exigências do sistema e, obviamente, ao atendimento dos prazos, necessidades de cada cliente, eventos futuros e potenciais novidades. Além disso, como o sistema é contínuo, há o cuidado com a manutenção do fluxo de informações. Aliás, este é um ponto de alerta. O eSocial não é restrito ao esforço de implantação, pois a demanda por continuidade é fundamental. Em todos os casos, empresas que tenham dúvidas processuais ou precisem de auxílio para o cumprimento das fases podem contar com a expertise Techware para esta transformação.
Relacionados


Escolha o tipo ideal de contratação para folha de pagamento
O avanço da tecnologia proporcionou o surgimento de novos modelos de delivery de software, ampliando o leque de opções. Embora seja uma boa notícia contar com tanta variedade, isso pode trazer mais dúvidas entre os gestores ao decidir pela modalidade...
Leia mais

Gestão de pessoas: filhos no trabalho
Conciliar vida pessoal e profissional é uma necessidade dos colaboradores, que merecem atenção e cuidado da empresa. Os profissionais passam muitas horas no ambiente de trabalho, dividindo as 24h do dia entre trabalho, família, educação e lazer. Para equalizar essas...
Leia mais

Conectando a employee experience a customer experience
Bons resultados normalmente são atraídos por boas experiências. Por isso, ouvimos falar tanto dos ganhos relacionados à CX (Customer Experience), em português, Experiência do Cliente; e EX (Employee Experience), livremente traduzida como Experiência do Colaborador. Importante saber que CX não...
Leia mais

Como incluir a diversidade na sua organização
Há muito tempo o tema diversidade vem ganhando pauta nas discussões da sociedade e também das empresas. Mesmo sendo um assunto em constante crescimento, ainda são poucas as organizações que adotam a diversidade em seus valores e essência. Segundo pesquisa...
Leia mais

Confira a RFP da Techware para seleção de software
Elaboração de RFP (Request for Proposal) para seleção de software Sabemos que o processo de seleção de software pode não ser uma tarefa simples, seja para qual for a área da empresa. Sobretudo em se tratando de um software considerado...
Leia mais

Por que trocar seu software de folha de pagamento em 2022
As inovações trazidas pela era digital têm sido fundamentais para a evolução dos processos de trabalho em todos os setores da economia. Podemos afirmar que a automação e a robotização, a unificação de bases de dados, a mobilidade, a flexibilidade...
Leia mais