Quando o endomarketing reverbera a cultura corporativa
Em linhas gerais, o endomarketing engloba estratégias focadas no público interno das empresas. Ou seja, a gestão da experiência dos colaboradores é um dos destaques do marketing institucional interno. Porém, isso significa que o endomarketing é restrito às paredes da organização? Expandir o olhar para a pluralidade de resultados que podem ser obtidos com as ações internas é um exercício importante para negócios de todos os segmentos e tamanhos.
Obviamente, a primeira onda de efeitos do endomarketing é interna. Engajamento dos colaboradores, melhora do clima organizacional e retenção de talentos são alguns exemplos. Mas para além disso, o marketing interno tem potencial para reverberar externamente. Uma comunicação interna consistente é capaz de criar e transformar o comportamento das pessoas. Isso somado ao fato de que são os colaboradores que se relacionam com os clientes e prospects é uma combinação poderosíssima.
Um processo em cascata é o formato mais fácil para enxergar como o endomarketing ultrapassa sua relevância interna. Um colaborador preparado e engajado tem uma atuação mais eficiente. Consequentemente, o atendimento prestado aos clientes é melhor. A lógica é simples e linear. Quando a comunicação interna é realizada com excelência, os colaboradores são positivamente impactados. Então, o público externo recebe a continuidade destes impactos positivos através do contato com as pessoas que fazem a empresa.
Cultura corporativa: de dentro para fora.
Certamente, você já ouviu falar que uma pessoa é o que ela come. Por exemplo, alguém que se alimenta adequadamente e que bebe água de acordo com as recomendações de quantidade diária tende a ser mais saudável. Em contrapartida, uma pessoa que só ingere alimentos com excesso de gordura, açúcares e não se hidrata tende a ser menos saudável. É senso comum de que os resultados do que acontece internamente podem ser percebidos no peso, na pele, nos cabelos, etc. O mesmo processo existe nas empresas, pois um negócio é o que sua cultura corporativa fomenta.
Uma empresa que prioriza uma atmosfera baseada em valores como respeito, carinho e humanidade garante condições para que seu time transmita estes mesmos valores aos stakeholders. Literalmente, criando um movimento de impactos positivos que fluem do ambiente interno para o externo. Além dos benefícios diretos de uma cadeia de ações consolidadas, uma empresa que promove e reforça sua cultura corporativa tem ganhos imensuráveis para a marca. E mais, a transparência de verdadeiramente ser uma empresa comprometida e atenta às pessoas ultrapassa objetivos de comunicação e alcança patamares estratégicos para o negócio. Portanto, revolucionar sua organização com a abrangência do endomarketing é uma tomada de decisão inteligente e próspera.
Relacionados


Conheça o Rhevolution, solução para Folha de Pagamento e RH
Atualmente, os softwares revolucionaram a maneira como os Recursos Humanos atuam em uma empresa, e tudo isso também refletiu no papel dos profissionais deste departamento, que se tornaram verdadeiros agentes transformadores da gestão de pessoas. Um dos protagonistas dessa revolução...
Leia mais

Gestão de qualidade na indústria de software.
Na indústria de software, com a prestação de serviços associados, a gestão da qualidade é fator determinante para o sucesso, desde o momento da concepção até a entrega do produto final. A gestão da qualidade é uma ciência, e como...
Leia mais

Dia das Crianças na Techware valoriza cultura, família e sustentabilidade
As comemorações de Dia das Crianças da Techware, bem como todas ações de endomarketing e RH, são centradas em experiências. Mais do que celebrar com presentes e brinquedos, a empresa busca aproveitar a oportunidade para promover momentos especiais para os...
Leia mais

Techware no Top of Mind de RH 2018
A Techware já está entre as 5 mais lembradas em Folha de Pagamento e agora concorre ao topo da categoria. Vote na Techware e ajude-nos a conquistar o TOP OF MIND DE RH. Pela 6ª vez a Techware está entre...
Leia mais

Ações da Techware celebram o profissional de RH
Apesar do termo Recursos Humanos consistir em pessoas, a tecnologia está cada dia mais presente no universo de RH, impactando positivamente a vida dos colaboradores e otimizando suas rotinas. E o que é inovação nesta dicotomia de tecnologia e humanização?...
Leia mais

Techware - melhor avaliada no segmento Tecnologia para RH
A Techware foi reconhecida pelos seus clientes através da revista Gestão & RH como empresa melhor avaliada no segmento Tecnologia para RH – Gestão Integrada, na pesquisa “Os 100 melhores fornecedores para RH 2010”. A cerimônia de entrega da premiação...
Leia mais