Como estabelecer metas tangíveis para os colaboradores em 2021?
A definição de metas não é um trabalho fácil. Requer estudo, análise e atenção para que seja feita com coerência, sejam realizáveis e de acordo com as possibilidades e os objetivos de negócio.
O envolvimento da equipe é peça-chave nesta definição, pois ela que está na linha de frente da empresa ou departamento são os melhores referenciais para que as metas estipuladas possam ser alcançadas. Outro fator determinante neste ponto é a geração do compromisso, uma vez que a definição passa a ser em conjunto e não uma imposição vinda de cima. Planejamento, acompanhamento e ajustes constantes são outros fatores que podem impactar diretamente os resultados.
Acompanhe neste artigo os detalhes que separamos para te ajudar nesta tarefa.
Por que a definição de metas é tão importante?
Estabelecendo com exatidão o que se deseja alcançar, as equipes conseguem trabalhar em prol de um objetivo comum, diminuindo os desentendimentos ao longo do caminho.
Quando bem estruturadas também permitem um crescimento organizado da corporação, sem deixar de considerar o ambiente externo para isso. O planejamento ajuda a evitar a obsolescência e reforça o posicionamento diante dos concorrentes.
Para isso, o ponto de partida deve ser o que já foi realizado versus oportunidades perdidas, aliado à análise de mercado, economia, tendência, características e potenciais de cada pessoa da equipe para saber o que almejar e o quanto realizável será a meta estipulada.
Como definir metas para o negócio?
O primeiro passo para a definição de propósitos é pensar na direção que se deseja seguir, o que guiará a criação de objetivos macros. Isso significa que, em um primeiro momento, vale pensar no que realmente vai fazer a diferença para o negócio, considerando os valores corporativos, de acordo com a realidade do mercado.
A partir desse ponto, é hora de definir quais etapas devem ser alcançadas para o atingimento das metas com desafios factuais.
Importante saber como as metas estão relacionadas ao negócio como um todo, uma vez que cada parte (ou departamento) responderá pelo resultado geral da empresa. Qual é o papel do seu departamento dentro da corporação? Quanto o seu setor responde pelo faturamento da empresa? Qual o custo operacional do seu departamento versus o que ele produz de negócios ($)? No exercício anterior tiveram metas estipuladas? Foram alcançadas? Se não, o quão distante e por que não foram atingidas? Que posição a sua empresa possui de share no mercado? Há espaço para crescer?
Enfim, são inúmeros fatores que devem ser analisados para compor metas de desempenho, mas o mais importante está no envolvimento da equipe. Os seus empregados podem ter informações cruciais para esta tomada de decisão.
Motive sua equipe: o engajamento pode significar importante percentual da meta atingida
Trabalhe a motivação da equipe, mostre que as metas são possíveis e quais benefícios estão atrelados a elas. Se preferir, utilize programas de bonificação ou de incentivo com foco nessa finalidade para despertar engajamento.
Sempre que possível, alinhe as metas do grupo aos propósitos profissionais de cada um. Isso é um forte motivador, que provoca um comprometimento pessoal com os resultados.
Considere também os conhecimentos e as limitações dos empregados e procure suprir com cursos, apoio profissional, entre outras iniciativas para o desenvolvimento de habilidades essenciais para as atividades relacionadas às metas. Essas ações fazem parte de uma gestão de pessoas comprometida e garante o respeito às capacidades de cada um e o desenvolvimento profissional e pessoal.
As metas são estáticas?
Vivemos uma realidade exposta a mudanças o tempo todo, muitas vezes imprevisíveis. Manter-se fiel aos objetivos sem considerar o entorno é uma atitude fadada ao fracasso. O planejamento deve ser encarado como um guia de ações práticas e deve ser revisitado sempre que houver mudanças situacionais que causem algum impacto no que foi definido anteriormente.
Avalie os recursos disponíveis continuamente (financeiros, equipamentos, ferramentas, entre outros). É comum algum tipo de adaptação no decorrer e na implantação do processo.
A apuração de resultados precisa ser considerada também no durante, para que sejam avaliados os acertos e erros possam ser corrigidos a tempo de não impactarem negativamente as metas estipuladas.
Nessas apurações preliminares, pode-se descobrir inclusive o bom desempenho e a antecipação do atingimento de metas antes do prazo estabelecido e os desafios serem redefinidos, gerando até premiação adicional pelo bom desempenho e resultados antecipados.
É primordial que a equipe participe ativamente de todo esse processo, mantendo a transparência e o engajamento conquistados ao longo do planejamento.
Metodologia SMART
Um dos métodos usados com sucesso para a definição de metas é conhecido como SMART, um acrônimo para os seguintes termos em inglês:
- Specific.
- Measurable.
- Attainable.
- Relevant.
- Time Based.
O que eles significam?
Specific (Específico)
Indica que a meta deve ser clara, mostrando exatamente o resultado a ser alcançado. Por exemplo, aumentar as vendas é algo muito vago. Agora, quando o objetivo é aumentar as vendas em 30%, está mais bem delineado, aumentando as chances de sucesso.
Para determinar uma meta específica, vale também pontuar quem está envolvido no processo e quais ações serão tomadas para que seja alcançada.
Measurable (Mensurável)
Sem uma determinação concreta, os objetivos ficam enfraquecidos e não impactam a corporação da maneira esperada. Uma meta SMART traz números e indicadores que permitem o acompanhamento do quanto ainda falta para alcançar o propósito.
Attainable (Alcançável)
Você pode ter projetos incríveis para a marca ou para a sua vida profissional. Mas, antes de tudo, elas devem ser realistas. Não significa que você deva pensar pequeno, mas que deve considerar as possibilidades e as limitações atuais.
Para a aplicação em equipe, isso pode ser traduzido como uma meta atingível. Por exemplo, dobrar a produção pode ser algo impensável sem a contratação de novos profissionais, mas com pequenos ajustes, talvez um aumento de 20% pode ser considerado suficiente para os resultados da empresa.
Relevant (Relevante)
Nem todos os objetivos, por mais que pareçam positivos ou que causem uma boa impressão, são realmente válidos para a sua empresa. É preciso identificar as necessidades atuais e as consequências da meta, para avaliar se ela é relevante ou não.
Um exemplo simples: aumentar a venda de produtos, quando a empresa recebe reclamações constantes relacionadas à qualidade e ao atendimento, sem que seja feita melhoria do ponto fraco relacionado às reclamações dos clientes.
Time Based (com prazo)
Uma meta sem prazo pode ser simplesmente um plano, ou pior, um sonho para o futuro. Com datas determinadas, a sensação de urgência faz com que sejam tomadas as providências necessárias, além da aplicação de um esforço maior para que aconteçam os resultados dentro do tempo previsto.
As metas SMART ajudam não só a definir o que deve ser atingido e em quanto tempo, mas traz de maneira muito clara o que deve ser feito, além de determinar parâmetros que servem como indicadores de quanto do processo já foi cumprido.
É uma excelente metodologia para o trabalho em equipe, trazendo clareza em relação ao projeto e alinhando todos em torno de um objetivo comum.
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