Como estabelecer uma remuneração variável adequada para as empresas? E como gerir de forma eficaz
A remuneração variável é um instrumento importante e útil para motivar a equipe a alcançar resultados desafiadores, além de atuar como fator de atração no recrutamento de talentos.
Porém, para que funcione, essa remuneração deve ser calculada com cuidado, e implantada por meio de um programa que realmente reconheça os profissionais que mais se esforçaram e/ou que impactaram a empresa de maneira positiva.
A gestão desse programa também requer atenção especial, para não onerar financeiramente a corporação, e trazer o retorno esperado para o gerenciamento de pessoas e do negócio.
Para que você possa avaliar um programa existente ou decidir implantar a bonificação variável na sua empresa, destacamos alguns pontos que entendemos serem essenciais. Acompanhe:
Quais os benefícios da remuneração variável?
Os benefícios são diversos, tanto para o empregador quanto para o empregado.
No modelo Fordista de produção, a remuneração variável era um instrumento de incentivo para que empregados pouco qualificados pudessem aumentar seu desempenho, motivados unicamente pelo aumento do salário. Ampliava a perspectiva daqueles que não tinham grandes aspirações profissionais.
Com o tempo e a evolução natural do mercado de trabalho, os motivos da remuneração variável mudaram e passaram a ter como objetivo também o recrutamento de talentos, uma vez que esta oferta aumenta o interesse de empregados qualificados, por entenderem que se trata de valorização do trabalho e novas oportunidades para se destacarem dentro da empresa.
Do ponto de vista da empresa, além de poder contar com esforço extra dos empregados, cria, aumenta e determina seu valor como marca empregadora, refletindo inclusive na
competitividade entre empresas concorrentes, fator de sobrevivência diante de um mercado extremamente disputado.
Quais são os tipos de remuneração variável?
Os principais tipos de remuneração variável praticados atualmente são:
Participação nos lucros
É um benefício coletivo, que premia todos os empregados igualmente ao final do período, se o lucro esperado for atingido. Nesse caso, parte desse lucro é redistribuído entre os funcionários, com percentual (%) previamente estabelecido e de conhecimento de todos.
Programa de participação nos resultados
Esse modelo premia os colaboradores pelo alcance de metas preestabelecidas, atrelado a objetivos concretos, mesmo que não relacionados ao lucro da organização.
Se a meta determinada for o aumento na cartela de clientes, por exemplo, mesmo que o valor em vendas não seja alcançado, caso realmente ocorra o crescimento no número de compradores, os empregados têm direito ao benefício.
Bônus
É uma gratificação dada para alguns colaboradores que apresentaram resultados além do esperado e que se destacam em sua função. O pagamento de bônus pode ser aplicado em qualquer setor, desde que sejam definidas métricas de avaliação coerentes com a atividade exercida. Geralmente, é usada pelo gestor da área que tem liberdade de atuação isolada, sendo comum alguns departamentos das empresas oferecerem bônus e outros não.
Comissão
O incentivo por meio de comissão acontece principalmente no setor de vendas de produtos e serviços, e de locação e venda de imóveis. Neste modelo, o trabalhador recebe uma porcentagem sobre cada negócio fechado. O modelo de comissão normalmente está atrelado a dois fatores importantes:
- Salário fixo baixo: considerado como “ajuda de custo”
- Metas agressivas de vendas
Este combo é um incentivo que responde por atuação forte em vendas, muito característico dos setores/segmentos mencionados acima.
Premiações
As premiações também contemplam profissionais que apresentaram resultado acima da média ou que atingiram determinada meta, estabelecida previamente pela empresa. Podem englobar não só pagamento em dinheiro, como presentes, viagens, folgas, entre outros. A diversificação na premiação é o diferencial deste tipo de remuneração, dando maior flexibilidade ao empregador e gera maior interesse por parte dos empregados, pois por vezes os prêmios são pensados com exclusividade.
Importante consultar as restrições legais para o pagamento das premiações, a fim de se manter em conformidade com as diretrizes da CLT.
Campanhas de incentivo
As campanhas de incentivo têm como principal objetivo aquecer o faturamento em meses de menor movimentação de clientes ou para datas comemorativas em que se deseja aproveitar a procura para ultrapassar as metas de venda comuns ao período. Semelhante às premiações, as campanhas de incentivo são usadas pontualmente, os benefícios podem oferecer diferentes vantagens, como viagens, prêmios, folgas e também valores em dinheiro.
Há alguma regulamentação?
A legislação prevê regras para o pagamento da remuneração variável, que estão dispostas no artigo 7 da Constituição Brasileira. Esse acerto não conta com nenhuma exigência, apenas a necessidade de declaração dos valores na Folha de Pagamento.
Com exceção da Participação nos Lucros, que conta com regulamentação própria, descrita na Lei 10.101 de 2000. As companhias que se comprometem a pagar o benefício devem criar uma comissão responsável pelas regras de aplicação, que contará com pessoas da própria empresa e um representante do sindicato.
O PPR pode ser pago apenas duas vezes por ano e o empregador não pode descontar nenhum tributo. Porém, os valores devem ser declarados no Imposto de Renda dos empregados.
Como implementar a remuneração variável?
Seguindo os passos abaixo, a bonificação pode ser implementada de maneira consistente e organizada:
- Defina indicadores
Os métodos de avaliação dos colaboradores devem estar claros e determinados com antecedência. Para isso, escolha as métricas utilizadas para acompanhar o desempenho dos profissionais ou o padrão aplicado como referência para o pagamento, de acordo com o modelo de bonificação escolhido. - Determine as regras
Também é importante esclarecer como a remuneração será paga, a porcentagem sobre o valor e quem poderá participar do benefício.
Vale citar que as metas devem ser alcançáveis. Criar um PPR com objetivos impossíveis só deixará os profissionais desmotivados e prejudicará a imagem corporativa. - Verifique o compliance
Citamos acima duas situações que pedem o atendimento a algumas normas para que a participação nos lucros seja feita corretamente. Verifique se as regras estipuladas para a empresa atendem ao que foi determinado por lei, caso seja necessário, faça os ajustes para a devida adequação.
Essa conformidade é essencial por questões éticas e também para evitar problemas com a fiscalização. - Acompanhe os resultados
Após todas as definições, é hora de acompanhar os resultados, novamente com foco na transparência. Por isso, vale comunicar à equipe os valores alcançados, o que pode servir como incentivo para que eles se esforcem mais durante o período, a fim de alcançar o pagamento extra. Defina um calendário previamente pensado para a apuração dos resultados e prestação de contas.
O que evitar em um programa de remuneração variável?
Alguns erros são bem comuns no acerto da bonificação variável e podem prejudicar bastante a gestão do benefício. Destacamos aqui os mais comuns.
Falta de clareza
Para realmente envolver os funcionários, os benefícios devem ser pagos de maneira justa e transparente. Sem essa comunicação, as dúvidas sobre favoritismos no processo são inevitáveis e podem provocar desconfiança e perda do engajamento.
Erros na Folha de Pagamento
Equívocos na Folha de Pagamento podem não só desgastar a relação com o trabalhador, como também gerar problemas na prestação de dados da empresa, principalmente, com a rapidez de transmissão de dados com o eSocial.
Esses erros podem acontecer com maior frequência nos casos de remuneração variável, exigindo atenção redobrada do RH. Contar com um sistema de Folha de Pagamento eficiente e integrado a outras soluções para garantir a conformidade das informações é essencial para a eficácia do programa.
Metas desequilibradas
Objetivos desafiadores e atingíveis motivam e impulsionam qualquer profissional e são essenciais em um programa de remuneração variável.
A ausência de objetivos realistas pode trazer sérias consequências para a empresa.
Como fazer a gestão da remuneração variável de maneira eficiente?
Fazer a gestão de um programa de remuneração variável não é uma tarefa fácil.
É preciso ter um planejamento cuidadoso, levando em consideração a realidade da empresa, a condição de trabalho dos empregados, o mercado, a economia e tantos outros que podem determinar o desempenho de um negócio.
Além disso, acompanhar o desempenho das metas estabelecidas, o cumprimento das regras determinadas, manter a comunicação atualizada, com base no calendário definido e, por fim e mais importante, distribuir os valores, os prêmios ou a bonificação de forma transparente, com registro em Folha de Pagamento.
Para isso, é importante contar com um software eficiente, capaz de gerir objetivos, metas, resultados e pagamentos.
O Rhevolution Cloud – Gestão de Programas de Participação em Resultados realiza a gestão completa dos programas, desde a definição de objetivos individuais e coletivos, metas, bônus até a avaliação de resultados, aprovação e pagamento.
Possui recursos flexíveis para adaptar-se ao modelo de participação de resultados que melhor representa as estratégias da sua empresa.
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