Como incluir a diversidade na sua organização
Há muito tempo o tema diversidade vem ganhando pauta nas discussões da sociedade e também das empresas. Mesmo sendo um assunto em constante crescimento, ainda são poucas as organizações que adotam a diversidade em seus valores e essência. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Ethos, apenas 2% dos funcionários das organizações nacionais são pessoas com deficiência e somente 4,6% dos negros e 13,6% das mulheres ocupam cargos executivos.
Para uma melhor compreensão, entenda que a diversidade nas organizações acontece quando é possível perceber profissionais que apresentam diferentes idades, etnia, crenças, religião, estado civil, gêneros, necessidades especiais, orientação sexual, entre outros. Abrir as portas das organizações para diferentes profissionais atinge todos os fatores de construção social.
No mercado publicitário já é possível notar uma evolução sobre o tema. Se antes os comerciais de televisão apresentavam atores que seguem um determinado “padrão”, hoje já existem marcas que entendem a importância de diversificar na comunicação. Um exemplo de marca que adotou esta evolução é O Boticário, que em suas últimas campanhas de datas comemorativas inovou sua comunicação com casais homossexuais, afrodescendentes e idosos. Porém, mesmo com essa evolução, ainda estamos longe do ideal.
Se grandes marcas e organizações já enxergam essa necessidade no ramo publicitário, por que a diversidade ainda não faz parte da maioria das empresas internamente? Desde 1991, a lei de inclusão de pessoas com necessidades especiais (Lei nº 8.213/91) está em vigor para empresas acima de 100 funcionários, mas poucas empresas entendem a real importância desta inclusão. A inclusão vai além de contratar, significa por exemplo, oferecer oportunidades a pessoas com deficiência para se desenvolverem profissionalmente. Afinal, quantos profissionais talentosos já deixaram de conquistar cargos à sua altura por não serem aceitos dentro dos padrões?
Para que a sua empresa possa fazer parte da mudança deste cenário, vamos entender a diversidade como um todo.
O que é diversidade
Cada pessoa possui uma particularidade e nem todos nascem com as mesmas oportunidades para crescer e se desenvolver, principalmente devido ao abismo entre as classes sociais do país. Mas é possível notar que a diversidade é universal: podemos enxergá-la na natureza com as variedades de espécies e elementos, nas sociedades e diferentes culturas e valores. São essas diferenças que tornam nosso país tão rico.
No contexto do mercado de trabalho isso não deveria ser diferente. A riqueza da diversidade de histórias, raças, crenças, orientações sexuais, idades, gêneros, regiões e culturas podem ser aplicados também no trabalho. Muito além de preencher cotas, a aplicação da diversidade trata-se da inclusão de respeito, empatia e união dos envolvidos para uma busca conjunta de resultados produtivos.
4 dicas para introduzir a diversidade na sua empresa
1.Construa uma cultura baseada no respeito mútuo
Antes de iniciar a inclusão da diversidade, é importante aplicar dentro da organização uma cultura de respeito ao próximo, tratamento igualitário e inclusivo.
2.Prepare seu time para as mudanças
A mudança deve vir de dentro e é importante que toda equipe esteja envolvida. O propósito, visão, missão e valores devem estar visíveis em toda a comunicação, além de presente nos treinamentos com toda a equipe.
3.Atenção especial à equipe de RH
Todos as áreas são importantes para a mudança e a inclusão da diversidade, mas o RH terá um papel fundamental. É essencial que a equipe entenda o jeito de ser da empresa e aplique-o nas contratações, oferecendo a mesma oportunidade a todos os candidatos.
4.Acessibilidade
Além da inclusão na cultura da empresa, é importante que a organização esteja preparada fisicamente também. A acessibilidade deve estar em todo lugar, desde a construção de rampas, adaptações das ferramentas de trabalho até as mudanças na comunicação oral e visual.
Mas a dica mais importante é que a empresa veja a diversidade como algo natural e principalmente humano, enxergando além do cumprimento à lei. A diversidade promove benefícios reais , como inovação, criatividade e engajamento.
É necessário que a organização adote a criação de práticas de desenvolvimento que despertem os talentos e habilidades de todos, conscientizando-se de que a união de diferentes perspectivas pode ser uma maneira valiosa de melhorar o desempenho da empresa.
Relacionados


Onboarding de empregados: o que é e como aplicar
Os primeiros dias de um novo empregado dentro da empresa são fundamentais em sua adaptação, engajamento e desenvolvimento. Sem o direcionamento certo, ele pode se sentir deslocado, não compreender bem as tarefas e até encontrar dificuldades para “pegar o ritmo”....
Leia mais

Trabalho remoto e o alinhamento com a cultura empresarial
O trabalho remoto trouxe novas oportunidades, mas também desafios. Se antes ele era encarado como uma tendência para o futuro, a pandemia da COVID-19 acelerou essa transição e transformou o home office em uma prática necessária. A questão é que...
Leia mais

Usabilidade: a importância da qualidade de uso do software
Atualmente o mercado oferece uma infinidade de produtos, em diversos segmentos, e um dos temas a que se deve dar grande atenção é o da qualidade de uso em Software, ou usabilidade. Segundo a ISO/IEC 9126, para se avaliar a...
Leia mais

Desafios de liderar na era digital
Adaptar-se rapidamente à Transformação Digital não é mais uma perspectiva e sim uma necessidade. A realização de projetos que antes levavam um longo período, atualmente é dividida em entregas mais rápidas, o que possibilita a análise célere do que precisa...
Leia mais

Métodos ágeis aplicados ao RH
O que são metodologias ágeis? Para entender as metodologias ágeis, vale primeiro saber que elas nasceram como uma alternativa à gestão tradicional de projetos, que define um modelo de atuação em cascata. Ou seja, cada etapa é concluída para que...
Leia mais

Quais são os prós e os contras do processo de terceirização de serviços?
Optar pela terceirização de serviços é uma estratégia cada vez mais adotada por empresas que querem manter o foco no negócio, atuando de maneira mais estratégica e conseguindo melhores resultados em relação à concorrência. Trata-se de uma manobra inteligente ―...
Leia mais