Transformação Digital no mundo corporativo
Ao longo dos anos, foi possível enxergar a transformação que a tecnologia trouxe para o mundo corporativo. Papéis, arquivos, planilhas e fichas foram desaparecendo com o surgimento de sistemas operacionais, aplicativos e a internet.
E não só mudanças internas, houve ainda mudanças em todo o processo de vendas. Vimos com o tempo a lista telefônica ser substituída pela internet, as cartas pelas mensagens virtuais e as compras às lojas pelo e-commerce. Durante muito tempo, porém, muitas empresas ainda resistiram às mudanças provocadas pela digitalização.
Nos últimos 30 anos, a maneira de se comunicar mudou e, com isso, foi extremamente necessário que as mudanças ocorressem de dentro para fora. Aos poucos, as empresas que estavam resistindo a essas mudanças, passaram a enxergar a necessidade de se atualizar. Assim, podemos afirmar que a digitalização foi necessária, já a transformação digital é inovadora.
A importância da Transformação Digital
Transformar-se digitalmente é pensar estrategicamente em processos de integração, gestão de pessoas, métodos inovadores, mudança comportamental e busca por soluções criativas para se destacar.
Com a tecnologia mais presente na sociedade e nas empresas, tornou-se mais viável aplicar a Transformação Digital. De forma simplificada, a digitalização é condição mínima para um mindset transformador, mas não é suficiente para que a revolução aconteça. As empresas têm cada vez mais suporte à disposição. São tecnologias que agilizam fluxos de trabalho, facilitam tarefas e liberam tempo para foco estratégico.
A Transformação Digital não acontece sozinha
Para que esta transformação seja eficiente, é necessário que as pessoas façam parte dessa mudança. Além de criar tecnologias, as pessoas são a fonte de inspiração do avanço tecnológico. As soluções, as plataformas, os aplicativos e os gadgets são criados para que os humanos possam usá-los e desfrutar de seus benefícios. Por isso, é crescente o conceito de UX Design. O UX faz referência à User Experience, em português, Experiência do Usuário. Tal disciplina visa a construção e contínua atualização de produtos digitais, sistemas e serviços com foco na criação e oferta de experiências satisfatórias para as pessoas que utilizam essas soluções.
O processo dentro das empresas deve ser em conjunto, aliando usuários a tecnologias, e buscando inovações que tragam benefícios aos colaboradores. A empresa deve buscar transformações que afetem de forma positiva sua equipe e sempre a incluir nas tomadas de decisões, valorizando profissionais e reconhecendo talentos.
Em resumo, a tecnologia vem como forma de benefício a população e, por isso, a transformação digital dentro do mundo corporativo deve prever melhorias em todas as comunicações, dentro e fora da empresa.
Relacionados
Os benefícios da sincronização de dados para nossa vida.
Como poderíamos viver nossa vida atual tomando todas as decisões diárias e importantes (ou menos importantes) do nosso dia a dia sem informações relevantes para tal? Como exemplos bem simples destas "informações relevantes" de que todos nós necessitamos a quase...
Leia maisCriatividade e inovação: pensar fora da caixa
Às vezes quando nos deparamos com algum problema, passamos horas tentando encontrar uma solução, porém a barreira da mesmice nos impede de olhar para novos horizontes e encontrar novas maneiras de solucionar aquele problema. Albert Einstein dizia que é uma...
Leia maisA legislação sobre pessoas deficientes no mercado de trabalho
Empresas de médio e grande porte possuem algumas leis que regulamentam cotas para contratação de funcionários. Uma delas é a Lei nº 8.213, de 1991, que estabelece cotas para a contratação de portadores de deficiência física e o decreto nº...
Leia maisRhevolution roda sobre o banco de dados Oracle.
Por trabalhar com um processo crítico para as empresas, o software de RH precisa ser robusto e seguro. Porém, para um bom desempenho, a infra por trás do processo é quase tão importante quanto o software em si. Sem uma...
Leia maisGDPR, proteção de dados e RH
Depois de um período de 2 anos de transição, o GDPR - General Data Protection Regulation (Regulamento Geral de Proteção de Dados) está em vigor desde 25 de maio de 2018. Provavelmente, você já leu a respeito, mas refrescando a...
Leia maisLíderes da Polishop falam sobre escolha do Rhevolution: veja
Sandra Gindero de RH e Walter Borges de TI falam da escolha do software Rhevolution da Techware para suportar a expansão da Polishop no Brasil.
Leia mais