Métodos ágeis aplicados ao RH
O que são metodologias ágeis?
Para entender as metodologias ágeis, vale primeiro saber que elas nasceram como uma alternativa à gestão tradicional de projetos, que define um modelo de atuação em cascata. Ou seja, cada etapa é concluída para que a próxima seja iniciada. Além disso, no modelo tradicional, tudo é planejado e aplicado em respeito ao plano original. Como é possível imaginar, este modelo demandava muito tempo. Em contrapartida, os métodos ágeis, que nasceram no desenvolvimento de softwares, exploram um modelo acelerado e flexível. Portanto, em linhas gerais, as metodologias ágeis são modelos produtivos focados em desenvolvimentos velozes, atendendo às necessidades de negócios cada vez mais impactados pela transformação de negócios.
Algumas características tornam a compreensão dos métodos ágeis em algo mais prático, seguindo a própria linha dos modelos:
- Processo incremental (contrapondo-se ao processo em cascata).
- Colaboração do cliente.
- Adaptabilidade e flexibilidade.
- Estruturação em sprints (etapas com duração preestabelecida).
- Diretrizes horizontais e feedback constante.
- Equipes enxutas, multidisciplinares e com alto nível técnico.
Outra forma de entender as metodologias ágeis é conferindo os modelos mais conhecidos:
- Scrum: o mais famoso do grupo, Agile Scrum é um método baseado em iteração e com várias cerimônias específicas.
- Kanban: método que facilita a visualização das atividades, organizando demandas e entregas de forma simples e rápida.
- Lean: há quem retire o Lean da lista, por ser uma filosofia produtiva, mas vale a menção. Com origem no Sistema Toyota de Produção, que surgiu no Japão pós-guerra (2ª Guerra Mundial), o foco primordial é eliminar o desperdício. Como diz o nome, um modelo de produção enxuto.
Vantagens das metodologias ágeis e a relação com o RH?
Além da óbvia agilidade, os métodos ágeis promovem e incentivam produtividade, melhorias de comunicação, integração, eficiência e muitos benefícios essenciais para o ritmo de mudanças constantes dos negócios atuais. Com foco nas pessoas e em colaboração, são modelos que podem ser aplicados à gestão do RH e que merecem atenção da área. Quando o assunto é a implantação no departamento de Gestão de Pessoas, é importante estudar o método, dominar as dinâmicas e capacitar o time para usá-lo estrategicamente. Quando o assunto é atender aos times ágeis do negócio, o RH também precisa estudar o método, mas aí como foco em oferecer uma estrutura que favoreça seu desenvolvimento. Ou seja, atenção máxima à colaboração e ao engajamento, assim como à atração e à retenção de talentos.
Relacionados


Canais digitais para comunicação interna
Com o passar do tempo, aperfeiçoar os canais de comunicação interna nas empresas tornou-se ainda mais necessário, afinal, a dinâmica de trabalho tem mudado constantemente. Hoje em dia, as organizações têm lidado com equipes compostas por perfis pessoais diversificados, que...
Leia mais

O cliente é um dos valores da Techware
365 dias no ano parece pouco para suportar a quantidade de datas comemorativas que preenchem o nosso calendário. Comemoramos desde datas internacionais e oficiais do Brasil, até datas religiosas e curiosas como o Dia da Mentira, além das famosas “datas...
Leia mais

Saiba mais sobre Design de Serviços no blog da Techware
Em um cenário corporativo de intensa concorrência como o atual, é fundamental para a sobrevivência de qualquer empresa que em suas atividades seja estabelecida uma busca constante pela geração de vantagens competitivas. Na definição mais simples e eficaz do que...
Leia mais

Low Touch Economy: solução no distanciamento
O surgimento da COVID-19 e a necessidade de isolamento físico provocou uma mudança abrupta na rotina das pessoas. Podemos afirmar que o coronavírus foi o marco para uma nova era, marcada por mudanças sociais e econômicas, com forte presença da...
Leia mais

Conheça os 3 tipos de Cloud
O mundo corporativo tem passado por constantes mudanças e apresentado novos conceitos de mercado, padrões e ideias inovadoras a todo o momento. Para acompanhar esta evolução é imprescindível que as empresas se ajustem às novas tendências sem perder seu DNA....
Leia mais

RH e o jurídico no mundo pós-digital
As perguntas, ainda sem respostas certas, são as responsáveis por ensejar novos modelos de negócios e novas competências profissionais e empresariais. O novo que não traz certeza, que causa desconforto, ao mesmo tempo que assusta, atrai e motiva - a...
Leia mais

Canais digitais para comunicação interna
Com o passar do tempo, aperfeiçoar os canais de comunicação interna nas empresas tornou-se ainda mais necessário, afinal, a dinâmica de trabalho tem mudado constantemente. Hoje em dia, as organizações têm lidado com equipes compostas por perfis pessoais diversificados, que...
Leia mais

O cliente é um dos valores da Techware
365 dias no ano parece pouco para suportar a quantidade de datas comemorativas que preenchem o nosso calendário. Comemoramos desde datas internacionais e oficiais do Brasil, até datas religiosas e curiosas como o Dia da Mentira, além das famosas “datas...
Leia mais

Saiba mais sobre Design de Serviços no blog da Techware
Em um cenário corporativo de intensa concorrência como o atual, é fundamental para a sobrevivência de qualquer empresa que em suas atividades seja estabelecida uma busca constante pela geração de vantagens competitivas. Na definição mais simples e eficaz do que...
Leia mais

Low Touch Economy: solução no distanciamento
O surgimento da COVID-19 e a necessidade de isolamento físico provocou uma mudança abrupta na rotina das pessoas. Podemos afirmar que o coronavírus foi o marco para uma nova era, marcada por mudanças sociais e econômicas, com forte presença da...
Leia mais

Conheça os 3 tipos de Cloud
O mundo corporativo tem passado por constantes mudanças e apresentado novos conceitos de mercado, padrões e ideias inovadoras a todo o momento. Para acompanhar esta evolução é imprescindível que as empresas se ajustem às novas tendências sem perder seu DNA....
Leia mais

RH e o jurídico no mundo pós-digital
As perguntas, ainda sem respostas certas, são as responsáveis por ensejar novos modelos de negócios e novas competências profissionais e empresariais. O novo que não traz certeza, que causa desconforto, ao mesmo tempo que assusta, atrai e motiva - a...
Leia mais