Quando o endomarketing reverbera a cultura corporativa
Em linhas gerais, o endomarketing engloba estratégias focadas no público interno das empresas. Ou seja, a gestão da experiência dos colaboradores é um dos destaques do marketing institucional interno. Porém, isso significa que o endomarketing é restrito às paredes da organização? Expandir o olhar para a pluralidade de resultados que podem ser obtidos com as ações internas é um exercício importante para negócios de todos os segmentos e tamanhos.
Obviamente, a primeira onda de efeitos do endomarketing é interna. Engajamento dos colaboradores, melhora do clima organizacional e retenção de talentos são alguns exemplos. Mas para além disso, o marketing interno tem potencial para reverberar externamente. Uma comunicação interna consistente é capaz de criar e transformar o comportamento das pessoas. Isso somado ao fato de que são os colaboradores que se relacionam com os clientes e prospects é uma combinação poderosíssima.
Um processo em cascata é o formato mais fácil para enxergar como o endomarketing ultrapassa sua relevância interna. Um colaborador preparado e engajado tem uma atuação mais eficiente. Consequentemente, o atendimento prestado aos clientes é melhor. A lógica é simples e linear. Quando a comunicação interna é realizada com excelência, os colaboradores são positivamente impactados. Então, o público externo recebe a continuidade destes impactos positivos através do contato com as pessoas que fazem a empresa.
Cultura corporativa: de dentro para fora.
Certamente, você já ouviu falar que uma pessoa é o que ela come. Por exemplo, alguém que se alimenta adequadamente e que bebe água de acordo com as recomendações de quantidade diária tende a ser mais saudável. Em contrapartida, uma pessoa que só ingere alimentos com excesso de gordura, açúcares e não se hidrata tende a ser menos saudável. É senso comum de que os resultados do que acontece internamente podem ser percebidos no peso, na pele, nos cabelos, etc. O mesmo processo existe nas empresas, pois um negócio é o que sua cultura corporativa fomenta.
Uma empresa que prioriza uma atmosfera baseada em valores como respeito, carinho e humanidade garante condições para que seu time transmita estes mesmos valores aos stakeholders. Literalmente, criando um movimento de impactos positivos que fluem do ambiente interno para o externo. Além dos benefícios diretos de uma cadeia de ações consolidadas, uma empresa que promove e reforça sua cultura corporativa tem ganhos imensuráveis para a marca. E mais, a transparência de verdadeiramente ser uma empresa comprometida e atenta às pessoas ultrapassa objetivos de comunicação e alcança patamares estratégicos para o negócio. Portanto, revolucionar sua organização com a abrangência do endomarketing é uma tomada de decisão inteligente e próspera.
Relacionados


Rhevolution e BPO de Folha Techware
O Rhevolution da Techware é um sistema poderoso de negócios, que permite o acesso às informações e à gestão remota das atividades das áreas de Departamento Pessoal e Recursos Humanos com segurança e agilidade, de qualquer lugar e em qualquer...
Leia maisComo a Receita Federal implantou novos sistemas do SPED.
Matéria do jornal Diário do Comércio do dia 25 de abril de 2013: No mês passado, as empresas do regime de Lucro Presumido foram obrigadas a entregar, digitalmente, a EFD Contribuições referente ao PIS e Cofins. Ano que vem tem...
Leia mais

Aplicações mobile podem transformar a gestão da Folha de Pagamento na sua empresa
Desde que o primeiro celular surgiu, o mundo nunca mais foi o mesmo, tornando-se cada dia mais conectado e disruptivo. A mobilidade se transformou em um elemento indispensável, tanto para os nossos afazeres pessoais como no ambiente de trabalho. Quem...
Leia mais

Profissionais de TI despontam no mercado da tecnologia
A tecnologia espalhou-se por todos os lados e inundou nosso dia a dia de soluções, gadgets e intervenções digitais. Hoje, é impensável trabalhar, estudar, se divertir, se comunicar e outras tantas tarefas diárias sem a presença de algum elemento tecnológico....
Leia mais

Transformação Digital no mundo corporativo
Ao longo dos anos, foi possível enxergar a transformação que a tecnologia trouxe para o mundo corporativo. Papéis, arquivos, planilhas e fichas foram desaparecendo com o surgimento de sistemas operacionais, aplicativos e a internet. E não só mudanças internas, houve...
Leia mais

Em 2009, a Techware participou da ExpoManagement no Brasil.
A Techware participou da 9ª edição da ExpoManagement no Brasil. No início de dezembro ocorreu mais uma edição da ExpoManagement no Brasil. Realizada no Transamérica Expo Center, em São Paulo, o evento contou com a presença de especialistas mundialmente consagrados,...
Leia mais