Quando o endomarketing reverbera a cultura corporativa
Em linhas gerais, o endomarketing engloba estratégias focadas no público interno das empresas. Ou seja, a gestão da experiência dos colaboradores é um dos destaques do marketing institucional interno. Porém, isso significa que o endomarketing é restrito às paredes da organização? Expandir o olhar para a pluralidade de resultados que podem ser obtidos com as ações internas é um exercício importante para negócios de todos os segmentos e tamanhos.
Obviamente, a primeira onda de efeitos do endomarketing é interna. Engajamento dos colaboradores, melhora do clima organizacional e retenção de talentos são alguns exemplos. Mas para além disso, o marketing interno tem potencial para reverberar externamente. Uma comunicação interna consistente é capaz de criar e transformar o comportamento das pessoas. Isso somado ao fato de que são os colaboradores que se relacionam com os clientes e prospects é uma combinação poderosíssima.
Um processo em cascata é o formato mais fácil para enxergar como o endomarketing ultrapassa sua relevância interna. Um colaborador preparado e engajado tem uma atuação mais eficiente. Consequentemente, o atendimento prestado aos clientes é melhor. A lógica é simples e linear. Quando a comunicação interna é realizada com excelência, os colaboradores são positivamente impactados. Então, o público externo recebe a continuidade destes impactos positivos através do contato com as pessoas que fazem a empresa.
Cultura corporativa: de dentro para fora.
Certamente, você já ouviu falar que uma pessoa é o que ela come. Por exemplo, alguém que se alimenta adequadamente e que bebe água de acordo com as recomendações de quantidade diária tende a ser mais saudável. Em contrapartida, uma pessoa que só ingere alimentos com excesso de gordura, açúcares e não se hidrata tende a ser menos saudável. É senso comum de que os resultados do que acontece internamente podem ser percebidos no peso, na pele, nos cabelos, etc. O mesmo processo existe nas empresas, pois um negócio é o que sua cultura corporativa fomenta.
Uma empresa que prioriza uma atmosfera baseada em valores como respeito, carinho e humanidade garante condições para que seu time transmita estes mesmos valores aos stakeholders. Literalmente, criando um movimento de impactos positivos que fluem do ambiente interno para o externo. Além dos benefícios diretos de uma cadeia de ações consolidadas, uma empresa que promove e reforça sua cultura corporativa tem ganhos imensuráveis para a marca. E mais, a transparência de verdadeiramente ser uma empresa comprometida e atenta às pessoas ultrapassa objetivos de comunicação e alcança patamares estratégicos para o negócio. Portanto, revolucionar sua organização com a abrangência do endomarketing é uma tomada de decisão inteligente e próspera.
Relacionados


Fim da DIRF: o que muda para o Departamento Pessoal das empresas
Em 20 de julho de 2022, a Instrução Normativa publicada no Diário Oficial da União estabeleceu o fim da Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte. Agora, no ano de 2023, o fim da DIRF está se aproximando. ...
Leia mais

Conheça as regras da simplicidade de uso.
Apesar do dicionário definir simplicidade como "peculiaridade do que não é complexo", com o passar do tempo, muitas personalidades importantes como Leonardo Da Vinci, George Bernard Shaw e Frederic Chopin, diziam entre outras citações, que a simplicidade é o último...
Leia mais

Canais digitais para comunicação interna
Com o passar do tempo, aperfeiçoar os canais de comunicação interna nas empresas tornou-se ainda mais necessário, afinal, a dinâmica de trabalho tem mudado constantemente. Hoje em dia, as organizações têm lidado com equipes compostas por perfis pessoais diversificados, que...
Leia mais

Dia da Amizade e o ambiente de trabalho amistoso
Hoje, 14 de fevereiro, é comemorado o Dia da Amizade. Aproveitando a celebração, vamos escrever sobre como o ambiente de trabalho pode promover um clima amistoso e benéfico aos colaboradores. Antes, vale pontuar que o assunto tem seu viés polêmico....
Leia mais

Techware no HSM Expo 2021
A Techware estará presente em mais uma edição do HSM Expo, que acontecerá de 06 a 08 de dezembro, na cidade de São Paulo, no pavilhão do Transamérica Expo Center. Este ano, o evento traz o tema orientado por três...
Leia mais

MP 927/2020: O que muda na antecipação do FGTS com a medida
No dia 08/07/2020, a Caixa Econômica Federal enviou aos empregadores, através do Portal Conectividade Social, as orientações para a antecipação do pagamento do FGTS referente às competências suspensas pela MP 927/2020, declaradas até o dia 20/06/2020, especificamente nos casos de...
Leia mais