Conheça os 3 tipos de Cloud
O mundo corporativo tem passado por constantes mudanças e apresentado novos conceitos de mercado, padrões e ideias inovadoras a todo o momento. Para acompanhar esta evolução é imprescindível que as empresas se ajustem às novas tendências sem perder seu DNA.
Investir em uma nova cultura organizacional é fundamental para acompanhar esta evolução mercadológica e todo investimento de tempo e dinheiro só será bem-sucedido com um bom planejamento estratégico, estabelecendo ações e prazos através de um cronograma alinhado entre as áreas envolvidas.
É muito importante guardar, armazenar e proteger informações, conteúdos e materiais adquiridos ao longo do tempo, por este motivo as grandes empresas optam por armazenamentos eficazes como Cloud “nuvem” ou por um investimento maior com um Servidor Dedicado. Escolher entre um dos dois modelos envolve uma estrutura e cultura organizacional bem estruturadas, pois a definição será resultado de uma combinação entre custo e benefício, que depende dos objetivos e momento atual da organização.
A nuvem (Cloud) é o símbolo da Internet. O conceito de computação em nuvem (em inglês, cloud computing) refere-se à utilização da memória e da capacidade de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet.
Com a computação em nuvem, é possível armazenar e compartilhar dados por um espaço virtual, sem a necessidade de uma área física que demande gastos com manutenção ou suporte, além também de gerar maior segurança para tal armazenamento e compartilhamento, flexibilidade para atender à sua demanda, recuperação de informações, aumento da colaboração e upgrades mais rápidos e consistentes.
Suas vantagens em otimizações dos processos internos, aliado aos benefícios econômicos, levam cada vez mais as empresas a aderirem essa nova fase da modernização.
Conheça abaixo 3 tipos de Cloud:
- Cloud Público: Neste modelo, o fornecedor se encarrega pela hospedagem e proteção dos dados, pela manutenção e pelo gerenciamento dos dados da empresa. A empresa cliente paga apenas pelos recursos que utiliza, sejam eles infraestrutura física e de aplicações, hardwares ou softwares.
- Cloud Privado: Geralmente, uma nuvem privada é utilizada por médias e grandes empresas. O principal benefício é que a empresa tem total controle sobre seus dados e trabalha à sua maneira para a segurança deles. Também a cultura de manter toda a infra de TI internamente, neste caso, não é alterada.
- Cloud Híbrida, como o próprio nome sugere, (uma nuvem híbrida) é a junção do modelo privado com o público. Ou seja, é possível manter parte dos recursos computacionais na infraestrutura interna e adquirir serviços de nuvem pública, conforme as necessidades do negócio.
Enquanto o Servidor Dedicado te permite contar com todos os acessos alocados em uma máquina física com mais capacidade e desempenho, mas com um custo elevado. Quando você contrata um serviço de servidor dedicado, é literalmente como se você estivesse “alugando” um dos servidores físicos presentes na companhia de web hosting. Quando você dispõe de um serviço como este, pode ter acesso total ao servidor, inclusive.
Isso permite que você rode qualquer tipo de aplicação a partir da máquina, usufruindo de permissões “root” (como é chamado no Linux). Companhias maiores ou empresas que possuam extensos bancos de dados, com milhões de requisições, como sistemas complexos de CRM e ERP, por exemplo, costumam optar por esse tipo de serviço.
Vale ressaltar que é vital e de suma importância, o envolvimento de todos os gestores nessa tarefa, pois eles serão os grandes disseminadores dessa nova ideia e conceito desenhado, que sendo aplicada de forma organizada e transparente muda a “Cara da Empresa” deixando-a mais atraente e competitiva para o capital interno e externo.
Relacionados


Júnior, pleno ou sênior: saiba a diferença
Está enganado quem acredita que a diferença das classificações limita-se apenas a salários. Na verdade, os cargos são importantes para definir outras informações sobre o nível de cada profissional. Empresas grandes costumam dividir em vários níveis, desde trainee até o...
Leia mais

Os benefícios das soluções Cloud
Recentes estudos da consultoria Gartner e da Veritas Tecnologies tem convergido em uma análise que aponta que nos próximos três anos uma parte muito expressiva de aplicações corporativas terão migrado para soluções Cloud, indicando uma gradativa extinção de soluções de...
Leia mais

Como a ciência de dados pode mudar a forma de atuação do RH nos próximos anos?
Certamente você já ouviu falar em ciência de dados. Bem comum em diversos setores, ela mostra que a tecnologia está presente nos processos, nas rotinas e no cotidiano de todo profissional. Se, quando pensávamos no futuro, a nossa imaginação trazia...
Leia mais

Escolhendo o melhor sistema de folha de pagamento
Falta de tempo, custos elevados e processos confusos são mais comuns nas empresas do que se pode imaginar. A gestão tradicional por muitos anos fez com que esse processo fosse considerado “natural” entre os empresários. Porém, em pleno século XXI,...
Leia mais

Conheça as medidas provisórias criadas para lidar com a pandemia
Desde o início da pandemia, houve mais de 25 medidas provisórias para combater os conflitos e desafios causados pelo novo coronavírus. Entre elas, estão as medidas provisórias criadas para auxiliar trabalhadores e empresários na luta contra o desemprego. Na Medida...
Leia mais

Rhevolution roda sobre o banco de dados Oracle.
Por trabalhar com um processo crítico para as empresas, o software de RH precisa ser robusto e seguro. Porém, para um bom desempenho, a infra por trás do processo é quase tão importante quanto o software em si. Sem uma...
Leia mais