6 alicerces que ajudarão o RH da sua startup a lidar com o aumento da demanda de forma mais ágil
Ao mergulhar no ecossistema das startups é muito comum nos depararmos com diversos cenários peculiares e um deles é: uma pequena empresa, cujo faturamento já chega a alguns milhões! No entanto, esse crescimento acelerado evidencia grandes desafios, dentre eles a estruturação de um RH ágil e eficiente.
Diante deste cenário, como continuar inovando, crescendo, entregando resultados e ainda assim manter o valor deste modelo de negócio? Neste INFOGRÁFICO listamos 6 ALICERCES para que o RH de uma Startup se fortaleça e permaneça em um caminho de expansão. Confira!


1 – Planejamento, Previsão de Demanda e de Orçamento de pessoal
O planejamento estratégico é o primeiro passo para definir metas, objetivos e uma gestão de qualidade, e juntamente com a previsão de demanda de atividades, permite que o departamento de RH seja mais assertivo também na previsão de contratações e tomada de decisões em relação ao quadro de pessoal. É importante que os gestores das diversas áreas da organização estabeleçam um planejamento de pessoas por período e consigam prever e administrar as despesas relativas a salários, encargos, benefícios, promoções, treinamentos, viagens, horas extras, entre outras, de forma antecipada, facilitando revisões e alterações sempre que for necessário.
2 – Automação de Processos
A automação de fluxos e operações dá ao RH da startup acesso a dados e insights que nem sempre são obtidos quando os processos são feitos manualmente. O resultado é um crescimento ainda mais acelerado em termos de produtividade e rentabilidade do negócio.
3 – Flexibilidade
Hoje em dia, muitos processos, como a Folha de Pagamento, são realizados por softwares, alguns ainda engessados. Portanto, contar com um modelo que seja flexível é decisivo para promover a agilidade empresarial e aumentar a competitividade.
4 – Acesso à Informação
Um software que permite maior acesso a informações, dados organizados, indicadores e relatórios contribui para a estruturação de um RH muito mais objetivo e preparado para reduzir custos e identificar situações que podem ser otimizadas.
5 – Monitoramento Interno
Monitorar constantemente o desempenho e a satisfação dos colaboradores por meio de um software robusto é um diferencial para entender o que precisa ser corrigido e incentivado no operacional da startup, especialmente quando o trabalho é híbrido ou remoto.
6 – Cultura Empreendedora
Um dos principais pontos para acompanhar com êxito o aumento de demanda e outros desafios é criando uma cultura empreendedora que incentive a criatividade e a inovação. Lembre-se que o maior ativo de uma empresa ainda é o capital humano!
Conheça o Rhevolution!
A família de aplicativos integrados Rhevolution foi desenhada para incrementar a performance da gestão de RH especialmente para empresas e startups que atuam em mercados competitivos, em que a agilidade e eficiência são fatores chaves para o sucesso. Saiba mais sobre essa tecnologia!
Relacionados


Entenda as simplificações do eSocial
No dia 4 de maio, o governo federal anunciou novidades referentes ao novo eSocial Simplificado. Sendo a principal mudança a implantação da versão S-1.0 do sistema, que aconteceria dia 17 deste mês. Apesar de toda a expectativa em torno do...
Leia mais

Nova resolução que regulamenta o eSocial
O Diário Oficial da União de 24/02/15, publicou a Resolução CGES nº 1/2015 que regulamenta o eSocial - Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas. Dentre as regras trazidas pela norma, destacam-se: a) a nova versão 2.0...
Leia mais

Reforma Trabalhista e a terceirização
A Reforma Trabalhista, em vigor desde 11 de novembro de 2017, oficializou novos formatos de contratação e ampliou as possibilidades de relação entre empresa e colaborador. Com o propósito de reduzir a informalidade, o novo texto reconhece e regulariza modelos...
Leia mais

A reação do RH a Reforma Trabalhista
A Reforma Trabalhista está em vigor desde novembro de 2017, mas o processo ainda é de adaptação. Além de obviamente impactar a vida de milhões de trabalhadores brasileiros, a nova lei tem impactos significativos para o RH. Exemplos como a...
Leia mais

eSocial 10 meses após a obrigatoriedade
No dia 14/11 as empresas de grande porte, enquadradas no 1º grupo do eSocial, emitiram a guia para pagamento das contribuições previdenciárias referente à competência outubro/18. Esta foi a terceira vez que tais empresas utilizarão o sistema DCTFWeb com essa...
Leia mais

Techware atualiza ferramentas com novos layouts do eSocial.
A versão 2.2.01 já está disponível no site eSocial. Apesar de parecer um assunto conhecido pelo departamento de RH e já estar presente na rotina dos empregadores domésticos desde 2015, o eSocial ainda tem sido conduzido por grande parte das...
Leia mais