12 MOTIVOS que justificam por que um software robusto de base para o RH tornou-se um grande aliado da Employee Experience (Parte 2)
Os profissionais que atuam em Recursos Humanos, no geral, planejam seu trabalho minuciosamente, já que qualquer equívoco ou desalinhamento interfere diretamente nos objetivos e ganhos da empresa. No entanto, muitas vezes, o potencial desse departamento não é aproveitado ou, até mesmo, valorizado.
Quando processos tão complexos são realizados de forma manual, torna-se mais difícil manter a eficiência, agilidade e organização, pois embora a força motriz da maioria das empresas ainda seja humana, estamos mais suscetíveis a erros e limitações, ao mesmo tempo em que a enxurrada de informações em planilhas e ferramentas pulverizadas também já não são mais uma boa solução diante de um cenário tão disruptivo.
Entretanto, é plenamente possível mudar esse jogo! E é aqui que a tecnologia se torna uma grande aliada, tanto para o desempenho geral da empresa, quanto para a produtividade e bem-estar dos colaboradores, que é o nosso foco central aqui.
A propósito, continuando nossa série de publicações que mostra por que contar com a ajuda de um software de base inteligente e flexível se tornou um grande aliado da experiência do empregado, dessa vez falaremos sobre como essa alternativa promove mais autonomia, diminui erros e auxilia no cumprimento da legislação.
Fique por aqui!
Se você ainda não leu o primeiro post, vai lá rapidinho para entender a proposta dessa série e descobrir os três primeiros motivos, e depois você pode retornar para essa leitura.
4 – Autonomia e Autoatendimento
A autonomia é uma das tendências mais valorizadas pelos profissionais que estão ativos no mercado de trabalho, pois permite realizar tarefas de maneira independente e agir a partir das suas habilidades, conhecimentos e experiências.
Mas, como a empresa pode promover mais autonomia ao colaborador?
Softwares de base para a Folha de Pagamento e Gestão de Pessoas, como é o caso do Rhevolution da Techware, permitem que os colaboradores acessem e gerenciem suas informações pessoais, o que facilita a tomada de decisão e promove mais autonomia no ambiente laboral.
Além disso, o sistema possibilita o auto atendimento, que hoje em dia se tornou uma estratégia importante e decisiva, pois além de demonstrar que a empresa está avançando digitalmente, ainda proporciona mais independência e flexibilidade aos usuários e maior performance para as empresas.
Na prática, muitos processos do Departamento de RH que antes eram demorados e burocráticos são simplificados ou até mesmo eliminados, como é o caso do recebimento de e-mails com solicitações que podem ser realizadas com apenas um clique e, até mesmo, colaboradores que ligam ou se deslocam até a empresa para simplesmente entregar ou assinar um documento. Ações que poderiam ser feitas digitalmente.
5 – Redução de Erros e Retrabalho
Reduzir erros e falhas é essencial para aumentar a produtividade, otimizar o tempo, evitar retrabalho, reduzir custos, controlar e economizar recursos. Quando esse problema é solucionado, os colaboradores são os primeiros que sentem, pois assim conseguem trabalhar com mais segurança, tranquilidade e desempenho.
Para alcançar esse patamar de performance, é essencial contar com um software de folha eficiente, que permita a integração com os outros sistemas empresariais e que tenha alto grau de automação, reduzindo os erros humanos aplicados ao cálculo de salários, férias e rescisões, por exemplo, e a necessidade de retrabalho, o que também evita discrepâncias salariais e problemas relacionados aos benefícios concedidos.
O resultado é uma equipe satisfeita e focada em outras atividades estratégicas!
6 – Conformidade Legal
Estar em conformidade com as leis trabalhistas e regulamentações, definitivamente, é um fator desafiador para as equipes de RH, visto que a legislação trabalhista brasileira é bastante complexa e passa por mudanças constantes.
O descumprimento dessas leis coloca a empresa em uma situação de risco, ou seja, mais suscetível a multas e processos trabalhistas. É aí que entra a importância de um software de base para ajudar o RH na manutenção dessas obrigações legais. Um sistema moderno pode auxiliar, por exemplo, no monitoramento dos limites de horas trabalhadas, pagamento de horas extras, controle de férias, gestão de licenças médicas e outras questões relacionadas ao cumprimento das leis trabalhistas. Portanto, além de evitar multas e sanções, a empresa demonstra compromisso e ética com a justiça e respeito com seus empregados.
E aí, está gostando dessa série de conteúdo? Aqui você já acessa a publicação que dá sequência aos 12 MOTIVOS que justificam por que o software de base se tornou um aliado da Employee Experience! Não deixe de conferir.
Relacionados
Home Office e produtividade
Alguns adoram, outros nem tanto. Desde o início do isolamento social, muitas empresas adotaram o formato de trabalho home office, que apesar de ser conhecido por trazer mais liberdade ao profissional, também trouxe algumas dificuldades. O cenário da pandemia da...
Leia maisConfira entrevista com Wagner Brunini no CONARH 2012.
Está acontecendo agora em nosso estande no CONARH 2012 uma entrevista exclusiva com o presidente da diretoria executiva da ABRH-SP, Wagner Brunini, que fala um pouco sobre a situação do mercado de Recursos Humanos e sobre as expectativas para o...
Leia maisO papel da gestão de crise durante a pandemia
Os impactos sociais e econômicos da crise causada pela pandemia do novo coronavírus estão sendo notados e sentidos por diversas empresas. A economia brasileira retraiu, aponta o mais recente Relatório de Inflação realizado pelo Banco Central, que reduziu de 3,8%...
Leia maisCapital Humano: reter e desenvolver talentos
O termo capital humano se refere à convergência de habilidades, conhecimentos, atitudes e experiências que um colaborador possui para uma instituição. Além do capital financeiro e material, as pessoas que desenvolvem os serviços e produtos são fundamentais para o crescimento...
Leia maisPerformance by design no RH
Primeiro, é essencial entender o que é performance by design. O conceito comumente utilizado no segmento tecnológico, tem o intuito de assegurar que a performance seja prioridade desde o início de um projeto. Por exemplo, durante a criação de uma...
Leia maisAdministração do tempo: 5 dicas para ser mais produtivo no trabalho e na vida
Cada vez mais ficamos com a impressão que o tempo parece não ser mais suficiente para realização das nossas rotinas diárias. A incessante busca pelo sucesso pessoal e profissional, as exigências do mercado de trabalho, a pressão pelo crescimento e...
Leia mais