Os benefícios das soluções Cloud
Recentes estudos da consultoria Gartner e da Veritas Tecnologies tem convergido em uma análise que aponta que nos próximos três anos uma parte muito expressiva de aplicações corporativas terão migrado para soluções Cloud, indicando uma gradativa extinção de soluções de software “não-cloud”.
É inegável que esse avanço se dá por conta da busca incessante de redução de custos e melhoria de processos que as empresas têm que se ocuparem em uma época de retrações econômicas críticas.
Mas ao lado das inúmeras e clássicas vantagens que a contratação de modelos Cloud proporcionam, existem alguns benefícios, que a modalidade pode trazer em velocidade de implantação, independência de TI interna e software sempre atualizados, que podem ser auferidos pelas áreas usuárias das aplicações.
Em termos de duração dos projetos de implantação de sistemas no modelo Cloud ou “On-Premises”, usualmente não diferem de maneira significativa. O que acontece, no entanto, é que todo o trabalho de preparação da infraestrutura requerida para a nova aplicação é disponibilizada pelo fornecedor da solução Cloud em um tempo significativamente menor. Para o usuário isso vai resultar em um go-live mais rápido.
A outra possibilidade de benefício, a da questão de independência da TI interna, não está apoiada em um hipotético confronto de áreas usuárias com a área de sistemas. Neste aspecto trata-se de aplicações com finalidade muito específica, como os que gerenciam currículos, ou complementares aos sistemas principais da companhia, aqui o exemplo é do Salesforce, que pode ser contratado de fornecedores independentes na modalidade Cloud.
Com relação a questão dos softwares estarem permanentemente atualizados, sempre tem sido um grande desafio para as áreas de TI e, por que não dizer, para os usuários também. Aplicações de missão crítica, como são todas aquelas afetadas por constantes alterações de legislação implicam em aplicações de patchs ou atualização de releases com uma frequência tal que por vezes demandam grandes esforços das áreas usuárias e de TI. Em softwares operados em ambientes Cloud de fornecedores, tais situações são absolutamente transparentes aos usuários por se constituírem em requisito do serviço contratado.
Ao apontarmos benefícios potenciais às áreas usuárias, não podemos deixar de entender que alguns deles, como por exemplo, os dois últimos, também se constituem em fatores positivos para a área de TI, reduzindo a pressão da demanda por recursos ou enormemente controlados em sua alocação, uma vez que esta área geralmente é acionada apenas durante a fase de escolha do software para avaliação técnica de toda a oferta cloud.
Ao longo dos próximos anos iremos ver multiplicarem-se os benefícios do uso da modalidade Cloud, tanto para as áreas usuárias como para a área de sistemas.
Nós aqui na Techware, tanto o Rhevolution Cloud como o Terceirização de Folha, estão sempre em atualização com a equipe de Inovação atentos e empenhados não só na identificação desses benefícios como também no compartilhamento deles com nossos clientes.
Relacionados


Autoconfiança e linguagem corporal
A busca pela postura da vitória é uma iniciativa pessoal que impacta significativamente a vida profissional e todas as pessoas ao seu redor. É curioso ouvir que a transformação da mente parte de uma simples mudança de comportamento e que...
Leia mais

Techware e as soluções em cloud no home office
Dentro das grandes corporações, os ambientes de TI têm se tornado cada vez mais avançados e complexos para atender as necessidades que os negócios requerem. Inteligência artificial, robotização, biometria, reconhecimento facial, aplicativos para smartphones, proteção a ciberataques, IOT e muitas...
Leia mais

O papel da gestão de crise durante a pandemia
Os impactos sociais e econômicos da crise causada pela pandemia do novo coronavírus estão sendo notados e sentidos por diversas empresas. A economia brasileira retraiu, aponta o mais recente Relatório de Inflação realizado pelo Banco Central, que reduziu de 3,8%...
Leia mais

Conheça os diferenciais do BPO Techware
O BPO Techware é completo, inovador e vai muito além das soluções comuns apresentadas pelo mercado. Sua empresa alcançará melhores resultados de performance, enquanto a Techware oferece um atendimento especializado e personalizado, garantindo eficiência nos seus processos. Para saber mais...
Leia mais

5 formas de promover inclusão na sua empresa
Felizmente, diversidade e inclusão são cada vez mais discutidas no universo corporativo. Percebe-se que as empresas estão mais atentas sobre a importância de respeitar diferenças e também interessadas nas vantagens estratégicas dos times diversos, como ganhos em criatividade, inovação e...
Leia mais

Techware e as etapas de implantação do eSocial
O eSocial tem o propósito de unificar a comunicação das empresas com órgãos e entidades como a Caixa Econômica Federal o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), o MPS (Ministério da Previdência Social), o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego)...
Leia mais