Qual a importância da integração entre os sistemas corporativos para uma empresa?
Nos últimos anos, a tecnologia transformou profundamente os processos de negócio e o dia a dia da grande maioria das empresas. Um fenômeno interessante é que tanto as empresas quanto a tecnologia continuam evoluindo. A mudança é constante e permanente.
Para manterem-se relevantes e lucrativas, as organizações precisaram, então, incorporar inovações tecnológicas, e aderirem às possibilidades de automatização, robotização, e digitalização que novas tecnologias e softwares podem trazer para suas atividades rotineiras.
Com o advento de novos softwares e ferramentas tecnológicas nos ambientes de TI das corporações, informações e dados corporativos (que se complementam ou são interdependentes) passaram a transitar entre diferentes sistemas. E mais: nem todos os novos sistemas vêm para substituir algum outro anterior já obsoleto e precisam conviver com os que já fazem parte da empresa, os chamados softwares legados.
Percebe-se também uma linha tênue entre algo que pode alavancar um negócio ou tornar-se um obstáculo: a integração entre sistemas é, hoje, um fator crítico na infraestrutura de TI das corporações modernas e que pode potencializar ou dificultar a performance das áreas empresariais.
Neste contexto, fica clara a necessidade da integração entre essas aplicações, para que as informações e dados se conversem e possam gerar os resultados esperados.
De acordo com José Afonso Dell’Agnolo, Diretor Comercial na Techware: “um sistema de Recursos Humanos – ou qualquer outro relacionado ao controle de atividades cruciais e básicas de uma empresa – sempre vai precisar interagir com outros sistemas legados, como softwares financeiros, de segurança, de controles de dados, entre outros”.
Vamos conferir mais exemplos de situações e as consequências que acontecem em uma empresa com dificuldade nessa questão? Além disso, leia até o final para compreender os benefícios e a importância da integração.
Mas afinal quais os problemas de conviver com aplicações não integradas?
A ineficiência de empresas com dificuldade na integração entre sistemas
Perceba que não adianta implantar, por exemplo, uma solução de Folha de Pagamento e RH, se os dados gerados neste software não são exportados para as soluções fiscais da sua empresa. Ou, ainda, se esse gap no processo continua obrigando o colaborador a fazer cálculos em planilhas ou inserir dados manualmente em diferentes plataformas.
Esse cenário aumenta a probabilidade de erros e de falha de comunicação entre os departamentos da empresa, provavelmente gerando retrabalho. É uma enorme perda de foco, tempo, dinheiro e recursos. Desmotiva e sobrecarrega equipes, diminui drasticamente a produtividade e os resultados de modo geral.
Se uma organização entende a importância de buscar novas soluções, mas negligencia a importância das integrações, perde-se o sentido do investimento em TI e inovação, prejudicando a competitividade empresarial.
Conheça alguns benefícios da integração de sistemas para as empresas e executivos:
- Redução de erros pela ausência de interferências humanas nos processos
- Single Source of True – Todos os aplicativos compartilhando e executando processos sobre uma base única e confiável de dados
- Menor possibilidade de erros, fraudes e perda de informações
- Fontes de dados mais completas e atualizadas para geração de relatórios e tomada de decisões
- Maior eficiência e performance empresarial
Integrações de sistemas com software de Folha de Pagamento e RH: o Rhevolution
Contar com sistemas integrados à Folha podem garantir uma maior segurança e confiabilidade de que os parâmetros e dados base de cálculo estejam corretos.
Segundo José Afonso Dell’Agnolo, “a Folha de Pagamento é considerada uma atividade crítica, isto é, o resultado de seu processamento deve seguir padrões de qualidade, acuracidade e cumprimento de prazos previstos em lei. Os prejuízos causados por divergência de cálculo ou atrasos no processamento vão muito além de multas e complicações legais, podendo causar problemas de insatisfação e desmotivação de colaboradores.”
Na Techware, acreditamos que ter integrações eficazes entre sistemas de informação tornou-se um dos aspectos críticos para operação dos ambientes de negócios, sobretudo àqueles de natureza altamente colaborativa. Este
crescente desafio orienta o desenvolvimento de novos conceitos e técnicas voltadas exclusivamente à questão da integração. Desta maneira foi criado o Cloud4U, produto que representa o melhor design de integração entre o Rhevolution da Techware e sistemas legados. A integração segue os padrões de produto com serviços de suporte, novos releases e manutenção.
O Rhevolution – Cloud4U, de acordo com Mariângela Fragão, Gerente de Arquitetura de Soluções da Techware, “viabiliza a construção de interfaces com entidades externas ao Rhevolution, sejam interfaces inbound que enviam dados a serem recebidos e tratados pelo Rhevolution, quanto interfaces outbound que extraem dados da base do Rhevolution a serem recuperados por outros sistemas.”
O Rhevolution cloud da Techware é uma poderosa ferramenta de negócios para as áreas de RH e DP das empresas. Ele tem integração com integrado aos maiores ERP’s do mercado, compondo soluções inovadoras na gestão de RH.
Quer saber mais sobre como implementar soluções da Techware na sua empresa? Fale conosco!
Relacionados
Design de software e a aplicação da filosofia.
“O prazer estético deve ser um prazer inteligente” - José Ortega y Gasset O termo design de software, de acordo com a Engenharia de software, compreende a concepção, especificação e prototipação do modelo conceitual, interface do usuário, arquitetura do software...
Leia maisAprimoramento para enfrentar uma possível fase de desemprego.
Em momentos de crise, o desemprego é um tema recorrente. Em uma análise simples podemos dizer, basicamente, que as pessoas diminuem o consumo, o que faz com que as empresas deixam de vender e com isso reduzam investimentos e cortem...
Leia maisTechware: tecnologia, design e pessoas
Alguns o veem como a imagem ideal para vastidão. Ou para receio. Para outros, é a expressão da paz. Lazer e descontração. Fonte de vida. Onde se busca a renda. Pode ser calmo ou turbulento. Mas é sempre o mesmo...
Leia maisDia da Amizade e o ambiente de trabalho amistoso
Hoje, 14 de fevereiro, é comemorado o Dia da Amizade. Aproveitando a celebração, vamos escrever sobre como o ambiente de trabalho pode promover um clima amistoso e benéfico aos colaboradores. Antes, vale pontuar que o assunto tem seu viés polêmico....
Leia maisTechware: uma marca empregadora
Com origem nos Estados Unidos sob o nome de Employer Branding, o conceito Marca Empregadora faz referência a uma estratégia com objetivo de promover o interesse de talentos aliada às táticas para satisfação profissional, crescimento e retenção destes profissionais. Com...
Leia maisIoT nos ambientes corporativos
O que é IoT? IoT é a sigla para a expressão Internet of Things. Em português, Internet das Coisas. Como fica óbvio pelo nome, trata-se de aparelhos e objetos conectados à internet. Há algumas décadas, o tema era restrito à...
Leia mais