OKR: a metodologia que otimiza o desempenho das empresas
O planejamento de ações e as definições de metas sempre foram uma dificuldade para muitas empresas. A gestão tradicional funcionou por anos em grandes indústrias, mas também mostrou-se arriscada ao longo do tempo.
Com isso, a busca por descomplicar essas gestões e envolver mais a equipe se tornou um grande desafio. Com o tempo, diversas novas gestões foram surgindo, mas a metodologia inovadora que ganhou destaque, ficou conhecida por ajudar uma das mais poderosas empresas do mundo a crescer significativamente. A gestão estratégica chamada Objectives and Key Results (OKR) suportou o crescimento do Google de 40 pessoas para 60 mil em 1999, provando que é funcional tanto para pequenas ou grandes empresas.
Como funciona a metodologia OKR?
Os OKRs apresentam uma metodologia voltada para a criação de objetivos associada a um conjunto de resultados-chaves. O objetivo é o propósito da empresa (qualitativo), enquanto os resultados-chave são as metas (quantitativas) que irão mensurar o quão próximo a empresa está deste propósito.
Como criar OKRs para otimizar o desempenho do meu departamento?
Uma forma simples de aplicar a metodologia para otimizar o desempenho no atendimento da empresa pode ser:
- Definir metas claras e objetivas;
- Dividir a formulação dos objetivos entre gestores e equipe;
- Estipular prazos curtos e alcançáveis;
- Deixar os OKRs visíveis para todos da equipe.
A partir dessas práticas, é possível otimizar o rendimento da equipe, visto que os objetivos são claros, palpáveis e o mais importante, a formulação envolve a participação de todos os membros do grupo.
E por que utilizá-la na minha empresa?
Incrementar a metodologia OKR na cultura organizacional impactará diretamente nos resultados tão desejados pelos gestores, considerando que ela tem como finalidade simplificar os objetivos principais de uma empresa, além de torná-los alcançáveis.
Logo, por meio de planejamento, metas até então distantes ou inalcançáveis poderão ser atingidas. Para funcionar bem e possuir resultados bem positivos, é importante ter pessoas responsáveis por criar e gerenciar as estratégias, analisar dados e mensurar os resultados; e que isso seja parte da organização como um todo, com a equipe trabalhando juntos em prol do mesmo objetivo.
Relacionados


5 funcionalidades da interface mobile do Rhevolution
Revisitar a cultura organizacional, as estratégias e as condutas nunca se fez tão necessário quanto agora, visto que tudo que está acontecendo em escala global tornou a ideia da aceleração de uma transformação digital de Recursos Humanos ainda mais urgente....
Leia mais

Rhevolution Cloud da Techware: participe da era digital
Imagine contar com uma solução completa para Folha de Pagamento e Recursos Humanos que seja unificada por design, compartilhando a mesma base de dados, e que faça parte da vida do profissional antes mesmo de seu primeiro dia de trabalho...
Leia mais

Faça como a NET: use o Rhevolution Gerador de Relatórios.
É o que está ocorrendo com a nova geração do Rhevolution Gerador de Relatórios, desenvolvida pela Techware. Uma ferramenta revolucionária para que o RH tenha autonomia na recuperação de informações, tratamento e produção de relatórios sobre seus processos. A NET,...
Leia mais

Conheça os diferenciais do BPO Techware
O BPO Techware é completo, inovador e vai muito além das soluções comuns apresentadas pelo mercado. Sua empresa alcançará melhores resultados de performance, enquanto a Techware oferece um atendimento especializado e personalizado, garantindo eficiência nos seus processos. Para saber mais...
Leia mais

GDPR, proteção de dados e RH
Depois de um período de 2 anos de transição, o GDPR - General Data Protection Regulation (Regulamento Geral de Proteção de Dados) está em vigor desde 25 de maio de 2018. Provavelmente, você já leu a respeito, mas refrescando a...
Leia mais

Por que comunicação e liderança são complementares.
“Não me ajeito com os padres, os críticos e os canudinhos de refresco: não há nada que substitua o sabor da comunicação direta.” – Mario Quintana Vivemos a era da globalização. Seja este um jargão ou clichê, ainda assim parece...
Leia mais