Jornada do colaborador: quais as etapas e como torná-la mais eficiente
A jornada do colaborador compreende sua trajetória dentro da empresa – desde o processo de contratação, passando pelo onboarding, o trabalho do dia a dia, seu plano de desenvolvimento, treinamentos, avaliações de desempenho e quaisquer outras ações de RH que esse colaborador possa ter.
O Employee Experience (EX) – em português, a experiência do colaborador -, é a preocupação com a otimização destas ações de RH, visando oferecer a melhor experiência possível durante a jornada com a empresa.
Neste composto, a Cultura Organizacional desempenha um papel fundamental ao reger toda esta jornada com a melhor experiência possível e dentro daquilo que é a essência e o propósito de cada negócio.
Devido à dinamicidade dos cenários corporativos, o entendimento da jornada do colaborador exige bastante atenção e dedicação por parte da área de Recursos Humanos. Por isso, é importante compreender o ciclo de vida do colaborador para possibilitar ações de Employee Experience que potencializem sua performance nesta jornada.
Quais as etapas da jornada de um colaborador?
O ciclo de vida de um colaborador está relacionado com a sua jornada e as diferentes fases do profissional dentro da organização.
Abaixo, listamos as principais etapas:


Todas essas etapas são importantes para promover e manter o engajamento do colaborador, fortalecendo a sensação de pertencimento – e a melhor forma para fazer isso, contribuindo para uma jornada de sucesso, é desenvolver ações em cada uma delas pensando em Employee Experience.
Experiência do colaborador: o capital humano como patrimônio
Uma organização é feita de pessoas e os colaboradores são, também, os representantes da Cultura da empresa. Por isso, é fundamental dar a elas a devida importância durante toda a sua jornada.
Sabemos que a lista de consequências de colaboradores desengajados e infelizes não é pequena, certo? Alta rotatividade, aumento de custos, baixa produtividade, aumento de reclamações e insatisfações, declínio da imagem da marca, entre tantos outros. Colaboradores são essenciais para que empresas obtenham os resultados esperados. Para isso acontecer, é preciso oferecer uma experiência positiva e agradável durante a jornada deste profissional como representante da empresa.
Sendo assim, a partir do mapeamento dessa jornada, é possível aplicar os conceitos do Employee Experience identificando os principais momentos durante a trajetória, entendendo a relação com o ambiente de trabalho e como isso afeta o seu desenvolvimento profissional.
Cultura e tecnologia como aliados do Employee Experience
Como falamos anteriormente, a construção de uma jornada do colaborador que seja positiva molda equipes produtivas e engajadas, promovendo uma boa imagem da empresa frente aos clientes, acionistas e mercado.
Os millenials e zennials têm permanecido menos tempo nas empresas. Existe uma série de fatores que podem nos levar a concluir o porquê desta estatística, mas investir na experiência positiva deste colaborador pode transformar a relação dele com a empresa e com o trabalho. A cultura organizacional tem papel fundamental na criação de um ambiente agradável para se trabalhar, além de prover condições, e cenários propícios ao desenvolvimento de pessoas e, assim, o crescimento dos negócios.
A gestão de pessoal recebe um olhar cada vez mais atento de empresas de portes e segmentos variados porque, como já mencionamos, as pessoas são o que há de mais valioso em uma organização.
Contar com tecnologia de ponta dando suporte a todos estes processos e à relação dos empregados com a empresa é fundamental para promover uma experiência positiva com o dia a dia do trabalho, aumentando ainda mais o orgulho de pertencer a uma companhia que investe em sua transformação digital e oferece as melhores condições de trabalho.
Se o RH estiver munido de soluções que facilitem esses processos de desenvolvimento do colaborador, a retenção de talentos será o passo mais fácil para a corporação.
Procurando um sistema que contemple os processos do RH da sua empresa? Converse com um TechDesigner! Será um prazer apresentar para você as soluções que transformarão o dia a dia da sua empresa.
Relacionados


Escolha o tipo ideal de contratação para folha de pagamento
O avanço da tecnologia proporcionou o surgimento de novos modelos de delivery de software, ampliando o leque de opções. Embora seja uma boa notícia contar com tanta variedade, isso pode trazer mais dúvidas entre os gestores ao decidir pela modalidade...
Leia mais

O fornecedor ideal do Software de Folha de Pagamento
A escolha de uma nova solução de software de Folha de Pagamento não é das tarefas mais fáceis do RH e do Departamento Pessoal, passa pela análise aprofundada das necessidades da empresa, características do negócio, modalidade de contratação, ofertas de...
Leia mais

Conectando a employee experience a customer experience
Bons resultados normalmente são atraídos por boas experiências. Por isso, ouvimos falar tanto dos ganhos relacionados à CX (Customer Experience), em português, Experiência do Cliente; e EX (Employee Experience), livremente traduzida como Experiência do Colaborador. Importante saber que CX não...
Leia mais

Softwares: mais funcionalidades ou resolução de processos?
Qual dessas características é mais importante na escolha de um software? “A lógica levará você do ponto A ao ponto B. Imaginação o levará a todos os lugares” – Albert Einstein As empresas que abrem um projeto de escolha de...
Leia mais

Tecnologia e gestão de pessoas
O cenário em que vivemos tem se tornado cada vez mais imprevisível e volátil, mas uma coisa é certa: a tecnologia aliada à expertise tornou-se uma ferramenta fundamental para a otimização da eficiência operacional das empresas. Estar por dentro das...
Leia mais

25 anos de Techware no CONARH
CONARH 2016: Alinhada ao tema “Gestão que inspira pessoas que conquistam”, Techware apresenta seu portfólio de produtos e celebra 25 anos de mercado no maior evento de gestão de pessoas da América Latina. Durante o CONARH 2016 - Congresso Nacional...
Leia mais
