Gestão humanizada: equipe mais motivada, empresa com mais resultado
Gerenciar pessoas é um dos maiores desafios encontrados dentro de uma empresa. Afinal, compreender as necessidades pessoais dos empregados, ter uma equipe motivada e, ao mesmo tempo, ágil, garantir eficiência em meio a tantos processos e atividades, e ainda buscar uma gestão mais humanizada não é uma tarefa fácil.
Muitas vezes, mesmo com uma gestão humanizada, os inúmeros processos são complexos e lentos, resultando em funcionários esgotados e desmotivados. Uma gestão ágil depende de estratégias bem elaboradas para potencializar os pontos positivos de cada pessoa e alcançar um desempenho mais eficiente das equipes e dos departamentos, chegando até o cliente.
Como isso é possível? Embora o uso de ferramentas digitais seja uma realidade no mundo corporativo, é preciso buscar por novas metodologias que, adicionadas a essas ferramentas, deixem os processos mais completos e menos complexos.
Gestão Humanizada x Resultados
Ter profissionais qualificados e comprometidos atualmente depende muito de um formato de gestão humanizada para que as competências individuais sejam incorporadas no conjunto. Com um mercado cada vez mais competitivo, é essencial que os gestores busquem pela atuação colaborativa, aberta a diálogos, de valorização profissional e que desafiem seus empregados a buscarem a eficiência através do domínio das suas habilidades técnicas e comportamentais.
Para equilibrar e gestão humanizada com prazos e resultados cada dia mais apertados é necessário utilizar ferramentas que potencialize a gestão. Uma das mais eficazes para isso é o Big Data. O Big Data inclui a coleta e o armazenamento de dados com o objetivo de usá-los para identificar oportunidades de evolução técnico-comportamental, encontrar brechas onde os sistemas atuais não mais atendam às necessidades e até facilitar a criação de novos modelos de negócios.
No RH, o Big Data armazena os dados importantes do setor, assim, quando exigido para decisões estratégias, auxilia o gestor a compreender melhor o rendimento de seus empregados, analisar dados obtidos ao longo do mês e cruzá-los com as metas e os objetivos para definir novos rumos.
Tecnologia x Produtividade
A tecnologia deixou de ser um diferencial e passou a ser commodities para muitos segmentos e até em muitos departamentos. Para o profissional que está à frente da sua carreira em empresas que ditam o rumo do seu setor de atuação, é impossível pensar em tecnologia isoladamente, a inovação e o digital andam juntos daqueles que são referências no mercado.
De fato é simples aumentar a produtividade apenas com o uso da tecnologia?
A resposta será sempre não. Parece audacioso afirmar isso, mas sabemos que adotar uma ou mais tecnologias sem revisar processos, rever cultura e propor novas ações para problemas antigos, é a somatória ideal para o mal aproveitamento dos investimentos tecnológicos.
Não distante, vimos que temos inúmeras soluções de tecnologia para dar suporte ao home office. Adotá-lo sem o devido cuidado com as pessoas, seus ambientes de trabalho (muitas vezes não preparados), distrações naturais de locais impróprios para atividades corporativas, acesso às informações sensíveis da empresa e clientes podem transformar um excelente recurso em algo desagradável e improdutivo.
Para o RH e para o Departamento Pessoal os benefícios são inegáveis. Mas, em alguns casos, a produtividade é severamente comprometida devido a soluções obsoletas, que não evoluíram na velocidade da necessidade da empresa e tão pouco conseguem mostrar-se úteis para um futuro próximo.
Essa é a diferença de contar com um sistema completo que atende remotamente às necessidades dos empregados e executivos no acesso às suas informações e na realização de processos para a melhor performance da gestão de RH, cumprimento de datas limite para aprovação, e que atenda às exigências e à velocidade com que as decisões precisam ser tomadas.
Em síntese, se a tecnologia é capaz de auxiliar na produtividade, ela também é a grande responsável pelo crescimento constante das empresas, quando alinham gestão humanizada e ágil, alcançam resultados mais eficazes e duradouros, mantendo a equipe motivada e comprometida com as metas da empresa.
Relacionados
Design de software e a aplicação da filosofia.
“O prazer estético deve ser um prazer inteligente” - José Ortega y Gasset O termo design de software, de acordo com a Engenharia de software, compreende a concepção, especificação e prototipação do modelo conceitual, interface do usuário, arquitetura do software...
Leia maisOOW 2016 - Oracle Open World Latin America
Confira o que grandes mentes do setor pensam sobre o cenário tecnológico atual A OOW 2016, Oracle Open World Latin America, que ocorre no Transamérica Expo Center de 28 a 30 de junho em São Paulo, é um dos maiores...
Leia maisO impacto da cultura da Techware
A cultura da Techware traz em si o acolhimento e o cuidado com colaboradores e clientes. Ela mostra que as pessoas estão no centro da estratégia. As pessoas, cada vez mais, estão no centro da estratégia. Não é mais possível...
Leia maisComo estruturar a comunicação interna de uma empresa?
Revistas, murais, aplicativos, intranet, newsletter... afinal, o que é mais eficaz na comunicação corporativa? O que pensar na hora de estruturar uma área de comunicação interna? Por onde começar, qual é o melhor caminho? Se não tivermos estratégias, ferramentas, ações...
Leia maisOKR: a metodologia que otimiza o desempenho das empresas
O planejamento de ações e as definições de metas sempre foram uma dificuldade para muitas empresas. A gestão tradicional funcionou por anos em grandes indústrias, mas também mostrou-se arriscada ao longo do tempo. Com isso, a busca por descomplicar essas...
Leia maisA adesão da tecnologia depende das pessoas
O futuro será mais tecnológico ou humano? É preciso esclarecer que a tecnologia não surgiu para substituir pessoas, e a transformação digital é prova disso, presente em ambientes corporativos através de soluções que facilitam trabalhos e otimizam o tempo. ...
Leia mais