Fim da DIRF: o que muda para o Departamento Pessoal das empresas
Em 20 de julho de 2022, a Instrução Normativa publicada no Diário Oficial da União estabeleceu o fim da Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte. Agora, no ano de 2023, o fim da DIRF está se aproximando.
É claro que a mudança não acontecerá de uma hora para outra. Quando acontecem mudanças na legislação, há sempre um planejamento com antecedência para que as empresas possam se ajustar e atualizar a rotina de trabalho, respeitando as novas determinações.
Para que você já fique atualizado e por dentro das propostas e prazos estabelecidos pelo governo, preparamos esse artigo para deixar a sua organização em dia. Continue a leitura com a gente!
O que é a DIRF?
Como você se interessou em ler este artigo, é bem provável que já saiba sobre o tema, mas vale contextualizar e lembrar o que é a DIRF.
Vamos começar pelo começo. A Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (também conhecida como DIRF), é emitida pela fonte pagadora, ou seja, pelo empregador, que pode ser uma pessoa física ou empresa.
Sendo assim, o objetivo da DIRF é fornecer informações à Receita Federal sobre o valor do imposto de renda e outras contribuições retidas com pagamentos a terceiros, para evitar sonegação fiscal. Ou seja, se relaciona com o IRRF – Imposto de Renda Retido na Fonte.
A DIRF informa ao governo quanto o empregador recolheu de Imposto de Renda relativo ao pagamento feito a cada um dos funcionários da empresa, além de outros contratados, durante o ano-calendário.
O que é EFD-Reinf?
Com o fim da DIRF, o envio da declaração será feito digitalmente, pelo eSocial e pela EFD-Reinf: uma obrigação acessória de entrega mensal que faz parte do SPED, o Sistema Público de Escrituração Digital.
É interessante falarmos de EFD-Reinf, já que a Instrução Normativa 2.096/22 também altera as regras desta obrigação. O texto determina que a escrituração deve ser entregue por:
- Empresas que prestam e contratam serviços realizados por meio da cessão de mão de obra;
- Empresa ou entidade patrocinadora que tenha destinado recursos à alguma associação esportiva;
- Entidades que promovam espetáculos esportivos realizados em território nacional, independentemente da modalidade desportiva, que contem com a participação de ao menos uma associação esportiva que tenha equipe de futebol profissional.
Além disso, a Instrução Normativa estabelece um cronograma para a entrega da obrigação para novos grupos. Confira mais informações abaixo:
- 3º grupo (composto por pessoas físicas, que compreende os empregadores e contribuintes pessoas físicas, exceto os empregadores domésticos): deve fazer a entrega da EFD-Reinf em relação aos fatos ocorridos a partir de 1º de julho de 2021;
- 4º grupo (composto por entes públicos integrantes do “Grupo 1 – Administração Pública” e as entidades integrantes do “Grupo 5 – Organizações Internacionais e Outras Instituições Extraterritoriais”): deverá entregar a obrigação no dia 22 de agosto de 2022, em relação aos fatos ocorridos a partir de 1º de agosto do mesmo ano;
- Sujeitos passivos: devem entregar a EFD-Reinf a partir de 21 de março de 2023, em relação aos fatos geradores ocorridos a partir de 1º de março do mesmo ano.
O que muda para o Departamento Pessoal das empresas?
Como você pode perceber, o principal objetivo da mudança é simplificar e centralizar todas as informações relacionadas às deduções de contribuições previdenciárias e deduções de imposto de renda. O fim da DIRF está totalmente associado ao propósito do eSocial: unificar as principais obrigações acessórias das empresas em uma única plataforma.
Por conta disso, cerca de 15 documentos que antes eram entregues separadamente, passam a ser enviados através do eSocial, incluindo a DIRF.
O que é importante o seu departamento pessoal ter em mente: o eSocial e a EFD-Reinf ainda estão sendo desenvolvidos para englobar o envio da DIRF. Mesmo que exista um prazo para o fim da DIRF, o departamento pessoal já pode, desde agora, acompanhar e se organizar com as mudanças que passam a valer a partir de 1° de janeiro de 2024.
Confira a seguir mais detalhes sobre as alterações.
Mudanças e impactos no eSocial
A minuta NDE S-1.0 passará por alterações, contemplando uma evolução de layout simplificado para, então, receber informações de Imposto de Renda sobre rendimentos do trabalho.
É legal lembrar:
- As informações da folha de pagamentos continuam pelos eventos S-1200, S-1202, S-1207, S-2299 e S-2399;
- O eSocial não fará o cálculo do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF), assim como a DIRF não o calcula;
- O eSocial voltará a retornar o totalizador de IR, o S-5012;
- O evento S-1220 será criado para informações complementares relativas ao Imposto de Renda, de modo que as informações necessárias para a DIRF sejam transmitidas sem tornar complexo o envio do S-1200 e S-1210.
No blog da Techware, temos um artigo completo e muito interessante sobre EFD-Reinf. Clique aqui e confira mais informações sobre o assunto.
Quando será o fim da DIRF?
Como citamos anteriormente, a data prevista para o fim da DIRF é 1° de janeiro de 2024. A mudança é muito importante, portanto, ela merece atenção desde já para que seu departamento pessoal se prepare e vá, aos poucos, entendendo como o módulo para o lançamento de informações atreladas ao IRRF funcionará no eSocial/EFD-Reinf.
O que substituirá a DIRF?
Com o fim da DIRF, entra no lugar a Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais, ou seja, a EFD-Reinf.
Quanto a isso, basta lembrar que o governo criou o eSocial justamente para unificar as principais obrigações acessórias de uma empresa em um só lugar.
Pouco a pouco, essa mudança vai acontecendo, até abarcar cerca de 15 documentos diferentes, mencionados anteriormente no artigo.
Será necessário entregar DIRF 2023 e 2024?
Será necessário sim. A entrega da DIRF 2023 e 2024 deverá ser feita normalmente, da forma como o seu departamento pessoal já está habituado a fazer.
No entanto, lembre-se de que 2024 é o último ano em que a declaração será enviada como de costume, uma vez que a mudança passa a valer para o ano-calendário 2024: ou seja, o envio pelo eSocial e EFD-Reinf começa em 2025.
Como você pode perceber, a proposta da mudança atrelada ao eSocial tem como objetivo facilitar o envio e o recolhimento de informações por meio de uma plataforma única e de uso simplificado.
Até que o envio de dados do Imposto de Renda atrelado ao pagamento pelo eSocial/EFD-Reinf se concretize, seu departamento pessoal precisa seguir atento à rotina habitual de envio da declaração, bem como a eventuais atualizações do sistema.
A Terceirização de Pagamento: o BPO como uma solução para as empresas
Ao longo do artigo explicamos detalhes sobre as mudanças da legislação trabalhista brasileira e o quanto o fim da DIRF implica na rotina do departamento pessoal. Por conta da complexidade e dos detalhes das regras, é necessário um acompanhamento diário e periódico de análise dos impactos legislativos sobre os produtos e serviços.
É fato que nem todas as empresas estão preparadas para atender às novas exigências, por isso, a importância de contar com uma modalidade de BPO na sua empresa, reduzindo riscos e erros. Vamos falar mais sobre BPO? Continue a leitura.
O BPO da Techware
A sigla BPO (Business Process Outsourcing), cujo significado é Terceirização de Processos de Negócios, é responsável pelo suporte de tecnologia de informação em uma empresa, além de oferecer métodos econômicos de gerenciar cadeias de suprimentos globais, processos de folha de pagamento, fabricação ou acesso a talentos e conhecimentos globais.
Uma das principais vantagens do BPO Techware é que, além de sermos o provedor dos serviços, somos também os produtores do software, o que garante alta expertise em sua operação, maior velocidade e menor tempo de resposta a eventuais ajustes, evoluções e atualizações legais e tecnológicas.
Com o BPO Techware, a sua empresa pode ter maiores janelas para a realização de processos, mais acesso a informações, indicadores e relatórios, mais facilidade para realizar solicitações, requisições e serviços (usando apenas o aplicativo no celular, por exemplo), além de processos mais simplificados e automatizados pelo software.
Alguns diferenciais do nosso BPO:
- As regras do BPO da Techware são muito mais flexíveis, permitindo alterações de acordo com a necessidade e com o momento da empresa;
- O software consegue absorver rapidamente as mudanças de estratégia da empresa, que muitas vezes acontecem de forma rápida;
- Os processos são menos engessados, garantindo mais possibilidades de gestão e agilidade empresarial;
- É uma ferramenta de gestão que oferece um painel de controle à empresa, onde ela pode acompanhar em detalhes cada atividade executada pelo BPO da Techware;
- Oferece comitês estratégicos e operacionais com encontros periódicos para discutir questões-chave e pontos de melhoria;
- Realiza atualizações legais, fiscais e tecnológicas com muita agilidade, inclusive as novas regras já implementadas após o fim da DIRF;
- Introdução de novas tecnologias e funcionalidades a cada três meses;
- Agilidade e liberdade empresariais são garantidas com este modelo de gestão dos serviços de BPO, trazendo ganhos competitivos às empresas.
Além disso, com o uso intenso da tecnologia, os clientes Techware contam com uma exclusividade de mercado: o Outsourcing Manager, ferramenta de planejamento e gestão de serviços, acompanhamento e eventuais solicitações excepcionais, onde Techware e cliente usam os mesmos recursos com total transparência, possibilitando que haja:
– Procedimentos padronizados;
– Processo de gestão de pessoal com roteiro detalhado de atividades;
– Maior controle de execução das requisições de serviços;
– Registro dos operadores responsáveis pela execução;
– Registro dos operadores responsáveis pela conferência;
– Registro de situações de “não conformidade”;
– Conferência com Métodos de Verificações;
– Gestão do Cronograma.
O BPO da Techware traz respostas excepcionais para situações excepcionais, é o BPO do futuro! Há mais de 30 anos no mercado de software para folha de pagamento e RH, a Techware oferece os melhores serviços de BPO de folha de pagamento para terceirização dos processos administrativos, com o objetivo de simplificar e inovar ferramentas de gestão de pessoas.
Com as constantes mudanças da legislação brasileira, ter o suporte e a inteligência de um BPO como o nosso faz toda a diferença para que o seu departamento pessoal dedique tempo em executar entregas estratégicas. Se você busca uma ferramenta completa para suprir todas as demandas de gestão de pessoas em sua empresa, conte com a nossa tecnologia para a sua organização crescer.
Quer saber mais sobre como podemos ajudar a sua empresa a evoluir? Converse com um de nossos especialistas!
Relacionados
Entenda como a tecnologia para folha de pagamento pode reduzir o custo por empregado e otimizar os investimentos
Hoje a tecnologia desempenha um papel fundamental para empresas de todos os setores e tamanhos, sendo um elemento chave para o sucesso e o crescimento sustentável. Para os processos de Folha de Pagamento, a importância de contar com um recurso...
Leia maisComo funcionam os releases, as atualizações de um software
Um software pensado por um fornecedor responsável, que se preocupa com a performance da empresa, promove atualizações periodicamente. Essa é a única maneira de manter a solução alinhada às novidades em tecnologia e negócios. No entanto, as melhorias precisam acontecer...
Leia maisRhevolution e BPO de Folha Techware
O Rhevolution da Techware é um sistema poderoso de negócios, que permite o acesso às informações e à gestão remota das atividades das áreas de Departamento Pessoal e Recursos Humanos com segurança e agilidade, de qualquer lugar e em qualquer...
Leia maisEmployee Experience: a jornada do colaborador
A experiência do funcionário, ou employee experience, ao compreender tudo o que as pessoas descobrem, observam ou sentem ao longo de sua jornada na organização conduz a uma visão abrangente do relacionamento entre o colaborador e a organização, do processo...
Leia mais12 MOTIVOS que justificam por que um software robusto de base para o RH tornou-se um grande aliado da Employee Experience (Parte 1)
Todas as opiniões que temos, geralmente são formadas e solidificadas por meio de experiências, certo? Este acúmulo de memórias positivas ou negativas impactam diretamente na forma como nos relacionamos com todas as coisas e, principalmente, em nosso poder de decisão....
Leia maisTechware apresenta Cloud4U na HSM Expo
Conheça agora a parceria que promete levar a melhor solução de RH e folha de pagamento ao mercado e promover a transformação na nuvem. Com o tema “Conhecimento em ebulição” o time da HSM Expo escalou um time de grandes...
Leia mais