Implantando o eSocial na sua empresa
O eSocial está chegando! E a sua empresa, já está se preparando para encarar este desafio?
O eSocial é um projeto do governo federal que tem por objetivo desenvolver um sistema de coleta das informações descritas no seu objeto, armazenando-as no Ambiente Nacional do eSocial possibilitando aos órgãos participantes do projeto, sua efetiva utilização para fins trabalhistas, previdenciários, fiscais e de apuração de tributos e do FGTS.
Com a entrada em vigor do eSocial não haverá alteração da legislação vigente, mas a fiscalização poderá ocorrer automaticamente assim que as informações forem recebidas pelo governo. Portanto as empresas deverão rever seus processos e rotinas de trabalho para se adequar à legislação caso não estejam em conformidade.
Apesar de existirem algumas indefinições a respeito do cronograma do projeto, as empresas já podem começar a se preparar. Ou seja, o ‘time’ para início das atividades de implantação é agora!
Elencamos alguns pontos importantes para serem considerados durante a implantação do eSocial:
- Estruturação da equipe de projeto – estruturar a equipe de implantação, envolvendo profissionais das áreas de Recursos Humanos e Folha de Pagamento, Tecnologia da Informação, Medicina e Segurança do Trabalho.
- Atualização da ferramenta / software de RH – O fornecedor deverá fornecer as atualizações devidas para atendimento ao eSocial.
- Capacitação – deverá haver a capacitação dos profissionais envolvidos, com foco no estudo dos layouts e revisão das rotinas de trabalho, para adequação à nova realidade.
- Censo dos dados – Considerada uma das etapas mais importantes do projeto, as empresas deverão realizar o censo dos dados cadastrais de seus funcionários, considerando os dados exigidos nos layouts do eSocial.
A Techware já está preparada para atender ao eSocial. Através do serviço de Central de Implantação, os clientes recebem as atualizações na ferramenta de acordo com as versões dos layouts divulgados pelo governo e também recebem o apoio durante o projeto de implantação do eSocial. E as informações não param de chegar!
Ligue e conheça o jeito de ser Techware. 11 3871 7485
Cinthia Moraes – Consultora de Produto | Techware
Relacionados
Os benefícios das soluções Cloud
Recentes estudos da consultoria Gartner e da Veritas Tecnologies tem convergido em uma análise que aponta que nos próximos três anos uma parte muito expressiva de aplicações corporativas terão migrado para soluções Cloud, indicando uma gradativa extinção de soluções de...
Leia maisTechware parabeniza mulheres pelo seu dia.
Na Techware existe a clara consciência de que todos somos iguais, merecemos respeito e as mesmas oportunidades, independentemente de gênero, raça, cor... Entendemos que homens e mulheres devam ser livres para fazer as suas escolhas e desenvolver suas capacidades pessoais...
Leia maisGestão de pessoas: filhos no trabalho
Conciliar vida pessoal e profissional é uma necessidade dos colaboradores, que merecem atenção e cuidado da empresa. Os profissionais passam muitas horas no ambiente de trabalho, dividindo as 24h do dia entre trabalho, família, educação e lazer. Para equalizar essas...
Leia maisComo estruturar a comunicação interna de uma empresa?
Revistas, murais, aplicativos, intranet, newsletter... afinal, o que é mais eficaz na comunicação corporativa? O que pensar na hora de estruturar uma área de comunicação interna? Por onde começar, qual é o melhor caminho? Se não tivermos estratégias, ferramentas, ações...
Leia maisSaiba porque a comunicação importa para a empresa
“É doce o sabor do compartilhar o saber” - Paulo Nassar Superar a dificuldade de comunicar suas ideias de forma inteligente, clara e objetiva e com elas formar times e motivar equipes que vistam a camisa é um dos maiores...
Leia maisPsicologia positiva e a felicidade feminina
Um assunto que sempre me chama atenção e desperta bastante interesse. O que é preciso para ser feliz nos dias de hoje? Considerando principalmente nós mulheres que temos um grande acúmulo de tarefas, que não necessariamente nos traz bem-estar. Tive...
Leia mais