Endoculturação: cultura corporativa e RH
Como é possível identificar pela formação da palavra, endocultura é um termo relacionado à cultura interna de uma comunidade e/ou grupo. Refere-se aos hábitos e costumes dos indivíduos que compartilham uma estrutura comum. Em associação, há o conceito de endoculturação, que é o processo contínuo de aprendizagem de uma cultura através de valores e experiências. Existe ainda o conceito de aculturação, que é o processo de modificação de uma pessoa ou grupo ao adaptar-se à outra cultura.
Estudados pela antropologia, os conceitos têm sinergia clara com o RH e com o avanço da relevância da cultura corporativa. É entendimento comum de que a empresa é um ambiente no qual as pessoas convivem, se desenvolvem, aprendem e se envolvem culturalmente. Logo, a socialização dentro do espaço corporativo dá abertura para que tanto a endoculturação quanto a aculturação aconteçam. Obviamente, cada pessoa tem conhecimentos, crenças e costumes prévios à empresa. Entretanto, a convivência e a disseminação de um cultura corporativa transparente faz com que os profissionais adquiram hábitos e/ou modifiquem suas posições.
RH e cultura corporativa
Ter consciência sobre os processos explicados acima pode favorecer a gestão de pessoas sob o viés comportamental e motivacional. Outro ponto importante nas dinâmicas culturais é a integração, uma vez que o compartilhamento de valores e vivências cria laços e fortalece relacionamentos. Especificamente sob o ponto de vista do RH, a cultura é cada vez mais pertinente, principalmente em cenários pautados por propósito, atração e retenção de talentos e atuação colaborativa.
Cultura Techware.
A cultura corporativa é formada pelos valores e comportamentos de uma organização, abrangendo modo de pensar, de agir e a visão do negócio. Na Techware, além de alinhamento entre os colaboradores e a empresa, a cultura visa engajamento e inspiração. Para isso, os valores (Ética, Carinho, Design, Dinamismo e O Cliente) que formam a essência da empresa são acompanhados de comportamentos que os concretizem. Um exemplo de ação focada em endoculturação é o Techware+, que proporciona experiências recheadas de valores aos colaboradores, nas principais datas comemorativas do ano, e de aculturação são os Workshops da Cultura Techware. Focados no entendimento em profundidade e na discussão conjunta dos valores da empresa, os encontros têm o objetivo de disseminar e fortificar os princípios do negócio.
Outro exemplo de aplicação dos conceitos endoculturação e aculturação à Cultura Techware é o título de TechDesigner concedido aos colaboradores. Reconhecidos como agentes de mudanças, os TechDesigners têm a missão de perpetuar o DNA da empresa, mantendo e transmitindo o jeito TechDesign de ser e de fazer.
Estar atento aos processos e dinâmicas relacionados à cultura da empresa é essencial pois os negócios cada vez mais estão voltados para as pessoas, que por sua vez, são as responsáveis pelo sucesso da organização.
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