Capital Humano: reter e desenvolver talentos
O termo capital humano se refere à convergência de habilidades, conhecimentos, atitudes e experiências que um colaborador possui para uma instituição. Além do capital financeiro e material, as pessoas que desenvolvem os serviços e produtos são fundamentais para o crescimento das empresas.
A primeira vez que o termo “Capital Humano” surgiu foi em um artigo publicado na revista American Economic Review em 1961. O estudo foi realizado pelo professor Theodore W. Schultz do departamento de economia da Universidade de Chicago. Após a publicação, Theodore passou a ser considerado como o pai do capital humano, pelo seu trabalho intitulado como “Investment in Human Capital”.
Uma vez que as pessoas são os principais responsáveis pelos resultados operacionais das empresas, reter e desenvolver profissionais com características que os levem a se destacarem em suas áreas se tornou um pilar estratégico para o crescimento das companhias.
Para isso, os gestores de RH precisam utilizar tecnologia para coletar e analisar dados dos colaboradores e melhorar as tomadas de decisões.
Como desenvolver o capital humano?
Esta é uma das principais responsabilidades dos gestores de RH nos dias de hoje. Desenvolver o capital humano exige muita liderança, educação corporativa e tecnologia para mensurar todas as informações e ações realizadas.
Uma equipe que produz muito e que está engajada só é possível a partir de uma liderança presente, que tem empatia e carisma por sua equipe. Por isso, antes de tudo, diretores devem primeiramente capacitar e formar os líderes para que saibam repassar isso a todo o time.
Importância para as empresas
É nítido que ações de desenvolvimento humano diminuem o turnover, além de permitir a retenção de bons talentos, melhorando a produtividade da empresa e impactando positivamente nos resultados.
O estudo apresentado pelo professor Theodore demonstrou que quanto mais os trabalhadores se desenvolvem e têm acesso ao conhecimento, mais eles produzem e se comprometem com as suas tarefas.
Todas essas questões impactam diretamente na cultura organizacional, apresentando um bom ambiente de trabalho, trazendo mais engajamento, objetividade e motivando os colaboradores a crescerem junto com o negócio.
Como fazer a gestão e mensurar os resultados?
Para fazer a gestão do capital humano de forma outstanding é primordial o uso de tecnologias, através de softwares com os processos da empresa. É o que chamamos hoje de RH 4.0. Para aplicá-lo é necessário não somente a implantação de um bom sistema, mas de uma nova mentalidade, atuando em conjunto para gerir e medir a performance dos colaboradores de forma otimizada.
Tecnologia x Capital Humano
O uso da tecnologia está totalmente interligado com o desenvolvimento do Capital Humano. Somente através destes softwares é possível fazer uma análise compilada de dados e, assim, ser estratégico na coleta de informações sobre a performance dos colaboradores, ações de melhorias e treinamentos e busca por inovação em determinado setor, por exemplo.
Ou seja, a tecnologia pode ser uma excelente aliada no desenvolvimento e na retenção de talentos dentro das empresas. Se você quer crescer seus negócios, está mais do que na hora de se adequar!
Pessoal, o texto está aprovado. Mas apenas para conhecimento, o termo RETENÇÃO de talentos está sendo visto como um pouco ultrapassado nas discussões mais atuais sobre RH. O termo RETER conota o uso de técnicas que seguram ou prendem os colaboradores ao invés de continuamente ser uma empresa atrativa onde o empregado, por livre vontade, decide ficar.
Então falam-se agora de “atração contínua” ou apenas atração para as questões relacionadas ao que antes era chamado atração e retenção de talentos.
Como é muito novo, podemos deixar o texto como está. Mas se acham legal a gente pode já mudar isso e até colocar brevemente esta explicação que coloquei.
Relacionados


RH Digital: Conheça os benefícios do software de RH das melhores empresas
O RH Digital é um recurso essencial para empresas que buscam a transformação digital em seus processos. Há tempos que o setor de Recursos Humanos deixou de ter um papel majoritariamente burocrático para influenciar e apoiar diretamente cada área de...
Leia mais

Techware: soluções Cloud e inteligência artificial
Alinhada à inovação constante do universo de Recursos Humanos, a Techware apresentou além de seu portfólio de soluções na área de gestão de pessoas, como o equilíbrio entre humanidade e novas tecnologias pode fazer do RH, um RH inovador. São...
Leia mais

Saiba como solidificar a Cultura Organizacional baseando-se na Employee Experience
Nos últimos anos presenciamos diversas transformações e, indiscutivelmente, uma delas foi a mudança de pensamentos e atitudes a respeito de como lidamos com a nossa carreira. Muitos não a enxergam mais como uma parte isolada da sua vida e sim...
Leia mais

O RH de hoje e a Transformação Digital
Com os avanços e mudanças do mundo atual, tornou-se cada vez mais necessário o desenvolvimento de habilidades analíticas incorporando cada vez mais os recursos tecnológicos disponíveis em software profissionais e pessoais e a evolução para uma postura estratégica. Esta postura...
Leia mais

Dia da Amizade e o ambiente de trabalho amistoso
Hoje, 14 de fevereiro, é comemorado o Dia da Amizade. Aproveitando a celebração, vamos escrever sobre como o ambiente de trabalho pode promover um clima amistoso e benéfico aos colaboradores. Antes, vale pontuar que o assunto tem seu viés polêmico....
Leia mais

Conheça o que muda em cada fase do eSocial
O início da obrigatoriedade do eSocial foi replanejado para implantação em fases e a estratégia foi formalizada pela Receita Federal e Ministério do Trabalho na reunião do grupo de empresas que fazem parte do projeto piloto, ocorrida em Brasília nos...
Leia mais