Administração do tempo: 5 dicas para ser mais produtivo no trabalho e na vida
Cada vez mais ficamos com a impressão que o tempo parece não ser mais suficiente para realização das nossas rotinas diárias.
A incessante busca pelo sucesso pessoal e profissional, as exigências do mercado de trabalho, a pressão pelo crescimento e estudos contínuos, parecem consumir nossas energias, nos deixando muitas vezes na dúvida de quais são as nossas prioridades. As pessoas quando adquirem conhecimento em um curso acadêmico, ou mesmo ingressam em alguma profissão, são sempre instruídas sobre “O que” fazer, mas pouco se fala sobre o modo como se fazer o trabalho, principalmente aos detalhes que fazem o diferencial para se obter uma maior eficiência e eficácia. Não basta ser especialista no que se faz, é que preciso ter noções da melhor maneira de realizar o trabalho.
Na maioria dos casos, com alguns ajustes, o indivíduo poderá produzir muito mais, com menos dispêndio de tempo.
Medidas para melhor utilização do tempo
- Quanto tempo utilizar em cada tarefa?
O trabalho tende a preencher ou adaptar-se ao tempo disponível ou alocado para ele. Se você alocar uma hora para uma determinada tarefa, terá mais chances de terminar o trabalho dentro desse prazo, caso estabeleça duas horas para o mesmo trabalho provavelmente utilizará as duas horas para o trabalho.
Estabeleça sempre a quantidade de horas e datas para conclusão de tarefas e projetos, provavelmente descobrirá um meio de fazê-lo dentro do prazo estabelecido por você.
- Planejamento e Atitude
Primeiramente dedique um tempo diário para rever e planejar as suas prioridades. Planejar não é perder tempo, mas sim ganhar, a longo prazo. O planejamento é fundamental, você não pode decidir o que é importante hoje se não souber o que deseja para o amanhã.
Dicas:
– Preparar o dia seguinte;
– Acompanhar seus prazos;
– Acompanhar prazos alheios;
– Fazer checklists;
– Manter o foco;
– Manter o hábito.
- Divida seu trabalho em rotinas e lotes
Procure dividir o trabalho em categorias, as informações e as tarefas semelhantes em lotes, reduzindo dessa forma, o desperdício e o deslocamento. Você executará cada tarefa de forma mais eficiente.
Classifique suas tarefas como: importantes e urgentes; importantes ou urgentes; Não importantes e não urgentes, mas que fazem parte da sua rotina de trabalho e devem ser realizadas. As prioridades das atividades podem mudar a qualquer momento, tudo depende das novas demandas que surgirem, por isso devem ser revisitadas e reclassificadas sempre que necessárias.
- Supere o adiamento
O adiamento consumirá mais tempo no seu local de trabalho do que em qualquer outro lugar. Se você for uma pessoa que costuma adiar, a mudança de atitude para o “Faça Agora” será um elemento chave para ajudá-lo a identificar onde existe adiamento nos seus hábitos profissionais e a superá-lo.
Somos muito inteligentes, até mesmo engenhosos, no que diz respeito a adiar as coisas. “Eu não tenho muito tempo” é uma desculpa comum. “Não é tão importante.” Seja tão esperto para concluir as coisas quanto é para adiá-las. Insista até encontrar a solução para cada problema sem adiá-lo. É aí que você deve concentrar o poder de sua mente, e não em desculpas inteligentes.
- Esqueça lembrando
A maioria das pessoas tem certo orgulho da sua capacidade de se lembrar de “tudo” o que deve ser feito. Essa preocupação constante de tudo o que precisam fazer, lembrar-se de tudo, simplesmente lhe sobrecarregam, principalmente porque acabam se lembrando de “tudo” nos momentos menos interessantes.
O que as pessoas precisam é ter um sistema adequado em prática para se lembrar dessa infinidade de detalhes quando, e só quando, for preciso.
Ladrões de Tempo
– Começar um trabalho sem planejá-lo primeiro, ou seja, partir para o AGIR antes do PENSAR em como agir.
– Ter dificuldade em prever períodos de pico, não conseguindo elaborar um plano de ação para as emergências.
– Fazer visitas ou telefonemas desnecessários, gastando seu precioso tempo com longas conversas sem conteúdo.
– Socializar por longos períodos entre as tarefas.
– Não erguer barreiras eficazes contra interrupções, não conseguindo terminar nos devidos prazos suas tarefas.
– Dedicar-se a assuntos pessoais e Redes Sociais antes de começar os assuntos profissionais.
Em vista dos argumentos apresentados, vimos como algumas atitudes rotineiras podem sabotar o tempo e tornar as tarefas mais desgastantes e morosas e conhecemos algumas técnicas e ações para otimizar a utilização do tempo. O tempo é um recurso precioso, que não pode ser recuperado, portanto, saber utilizá-lo proporciona oportunidades iguais para todos, lembrando que o tempo é democrático, ninguém tem mais ou menos tempo que você.
Relacionados


Employee Experience: colaboradores satisfeitos adotam tecnologias e transformam empresas
A busca por experiências positivas e inovadoras no ambiente de trabalho, felizmente, tem sido cada vez mais comuns. O avanço da tecnologia tem possibilitado que empresas escutem mais o que seus colaboradores desejam, o que o mercado de trabalho oferece...
Leia mais

Saúde mental: O RH como suporte no contexto tecno-humanizado
O CONARH 2019 foi centrado no valor das pessoas com o tema Humanize. Realizado de 13 a 15 de agosto, o evento afirmou e reforçou em diversas palestras e debates que “apesar da tecnologia pulsante, uma peça é fundamental em...
Leia mais

Conheça os TechDesigners da Techware
O melhor de nossa história com o melhor do futuro que imaginamos de presente, para você O que faz uma pessoa ser o que ela é? Seria o seu modo de se vestir, mais casual ou formal? Ou a maneira...
Leia mais

TechDesign: o conceito que expressa a essência da Techware.
O TechDesigner tem a missão de perpetuar o DNA corporativo, hoje e no futuro. Sabe aquele jeito que sabemos que temos? Aquilo que sabemos que somos, baseados em nossos valores, comportamentos e propósito, mas acabamos não parando para intitular ou...
Leia mais

Impacto da reforma trabalhista na transformação de negócios
Sob um viés prático, algumas das novas modalidades de jornada de trabalho e condições da Reforma Trabalhista oficializaram modelos que já aconteciam. Porém, por que isso só aconteceu agora? Obviamente, a resposta para esta pergunta não é precisa, pois é...
Leia mais

Incentivo ao uso do LinkedIn
Há quem ainda enxergue o LinkedIn apenas como uma rede social para quem busca uma nova posição de trabalho. Algo como um imenso banco de currículos e intermediador entre profissionais e head hunters. Isso é verdade. O LinkedIn pode ser...
Leia mais