Saiba como a tecnologia de ponta garantiu ao Grupo Scania unificar e escalar suas operações de RH no Brasil
Desafio que se transformou no passaporte para o futuro!
Entenda como a parceria entre Techware e Grupo Scania conseguiu unificar os processos de RH e comunicar a sustentabilidade por meio do Rhevolution
O trabalho que fomenta o desenvolvimento de novas tecnologias não para. Principalmente em áreas que passam por mudanças constantes, como é o caso do RH. O objetivo é facilitar o cotidiano dos colaboradores e das empresas, entregando inovações e ferramentas que antes nem eram imaginadas.
Entretanto, ter um sistema completo e integrado para o RH pode representar um grande desafio, e era exatamente este sentimento que o Grupo Scania possuía quando decidiram evoluir as operações de Folha e RH para um modelo central de administração e constituírem um CSC (Centro de Serviços Compartilhados) para atender amplamente as diversas frentes de negócio e estratégias empresariais.
À medida que o projeto de estruturar um CSC ganhou forma, o Rhevolution, software de Folha e RH da Techware, passou a dar suporte completo para o Grupo Scania, unificando em uma só ferramenta dados de aproximadamente 7 mil colaboradores e 5 empresas, permitindo uma verdadeira evolução do departamento de RH, que abraçasse os diferentes negócios do grupo (Manufatura, Comercial, Concessionária, Serviços Financeiros e Startups) sem abrir mão da segurança, flexibilidade, eficiência e economia.
Solução Personalizada
O Rhevolution foi concebido para atender diversos tipos de projetos de grandes e médias empresas. No caso do Grupo Scania, embora o Rhevolution estivesse preparado para descentralizar processos, foi preciso adaptar algumas demandas específicas do negócio para solucionar um grande desafio e atender o principal objetivo: a unificação de processos e dados.
Segundo Jaidson Pólvora, Gerente de Consultoria da Techware, a estratégia, além do modo de operar consolidado, também concentra um olhar específico para cada projeto, que é focado em entender o cenário do cliente e ir além, compartilhando experiência, conhecimento e aprendizado para dar autonomia total aos usuários do software.
“Nossa área de Arquitetura de Soluções está preparada para compreender a necessidade do cliente e desenhar uma solução que vai atendê-lo de ponta a ponta. Cada projeto possui pessoas, demandas, regras e políticas de RH diferentes, um fator que também gera valor compartilhado para a nossa equipe, pois pudemos exercitar nossa maior especialidade e propósito da maneira mais ampla, levando o conceito do Techdesign para os projetos de nossos clientes. Techdesign implica modelar soluções cada vez mais úteis e encantadoras e o Grupo Scania pode experimentar novamente este jeito de conduzir projetos da Techware, revela.
Desafios
Embora as empresas atendidas pelo CSC façam parte do mesmo grupo econômico, ainda assim, são negócios bem diferentes. Por isso, nesse projeto, a solução também se tornou o principal desafio, tanto para a Techware quanto para o Grupo Scania: planejar uma solução para a unificação que tivesse como pilares pessoas, cultura e sistemas.
Kelly Guimarães, Gerente de Folha de Pagamento e Administração de Pessoal da Scania, comenta que foi realmente desafiador estruturar esta unificação de uma forma que respeitasse a cultura e mantivesse a especificidade de cada uma dessas frentes, assim como realizasse um atendimento eficiente, ultrapassando barreiras geográficas, afinal, ao padronizar é possível alcançar mais eficiência de recursos e autonomia nas operações.
“O Rhevolution veio para apoiar essa mudança, pois oferece flexibilidade e liberdade de criar facilmente regras para cada empresa, o que é uma característica muito positiva para o Grupo Scania”, destaca.
Levar aos clientes não só o que eles estão acostumados, mas também apresentar as melhores práticas e tendências que existem no mercado, é uma premissa que desde o início faz parte da Techware.
“Por meio da nossa expertise, mostramos que existem alternativas que fogem do comum. É essa consultoria e suporte que ajudam a superar desafios e encontrar a melhor alternativa para a unificação de processos, pessoas e sistemas”, declara Jaidson Pólvora.
Evolução do Mobile
As transformações que a ruptura digital tem promovido nos departamentos de RH estão acontecendo em um ritmo cada vez mais rápido, devido à mudança inadiável para um modelo de força de trabalho onde a mobilidade apareça mais como regra do que exceção.
Atendendo todas as mudanças que o atual cenário exige, o Rhevolution, software de folha e RH da Techware utilizado pela Scania desde 2007, tem se posicionado como um recurso poderoso para as empresas e o motivo desse protagonismo está também na sua versão mobile, um aplicativo simples e intuitivo que entrega mais performance, na medida da exigência de velocidade que determinadas decisões precisam ser tomadas.
Neste cenário, a possibilidade de mobilidade sempre esteve no radar do Grupo Scania, mas principalmente no período de pandemia, a organização passou por uma revolução nos modelos de trabalho, fazendo com que as ferramentas mobile se tornassem indispensáveis para o dia a dia corporativo e aceleraram significativamente uma transformação tecnológica.
Com todas estas inovações sendo conduzidas no RH, protagonizando a área, era o momento do Grupo implantar a versão mobile do Rhevolution. E a partir de 21, a Techware deu o suporte necessário para que a interface mobile fosse amplamente implementada para todas as unidades de negócio do grupo. Atualmente, grande parte dos colaboradores já aderiu à ferramenta e o próximo passo é liberar progressivamente, outras funcionalidades como movimentações, programação e solicitação de férias, ponto por geolocalização e muito mais. Alguns testes destes processos com uma população menor estão sendo realizados.
“Quando implantamos o Rhevolution ainda não tínhamos a ambição de criar um CSC, pois estávamos focados na nossa planta industrial. Porém, adquirimos a solução porque sabíamos que ela era multiempresa. Com a evolução e mudanças na estratégia do negócio, constatamos que o Rhevolution estava respondendo às necessidades da forma que precisávamos”, relata Kelly Guimarães.
Sustentabilidade em foco
Em algumas empresas do Grupo Scania, o sistema tem fluido de uma forma mais natural, como é o caso da LOTS Group, que nasceu tecnológica e sustentável, tendo como conceito primordial o papel zero também para processos de RH.
Na planta industrial, no entanto, devido à consolidação de processos convencionais que utilizam o papel, ainda há desafios para a implementação de um sistema totalmente digital. Mas, gradativamente, as mudanças têm sido bem recebidas e grandes evoluções já são notadas.
A inclusão digital de profissionais também foi um grande motivador para que a versão mobile do Rhevolution fosse implantada no Grupo que tem negócios, escritórios e plantas fabris espalhadas. O melhor exemplo foi o acesso móvel ao software pelos motoristas que passaram a realizar alguns processos de gestão de suas relações com a empresa de onde estivessem.
Além de todos os benefícios da descentralização, do acesso às informações a qualquer hora e lugar, da gestão dos processos de RH de forma rápida e eficaz e da mobilidade, vale ressaltar que hoje um dos pilares sustentáveis dos processos de RH do Grupo Scania é a digitalização, e isso não é por acaso. Internamente foi constatado que esta área utilizava massivamente o papel, especialmente no processo de Folha de Pagamento.
Diante disso, o mobile também possibilitou reduzir drasticamente a emissão de papel, alinhando assim as operações com os compromissos da pauta ESG do grupo de se posicionar como uma organização que preza pela digitalização e sustentabilidade.
“Essa é mais uma bandeira para engajar os colaboradores a utilizarem o Rhevolution. A Scania quer ser uma líder sustentável em soluções de transporte e, acreditamos que isto também passa pela eliminação de papel. Desta forma o mobile é o nosso carro-chefe nesse discurso”, afirma Kelly Guimarães.
Resultados preliminares
Tomando como base a implantação recente do CSC, a evolução do Rhevolution e a implantação do Mobile, todas essas mudanças ainda estão em fase de padronização, porém, desde o início dessa parceria entre Techware e Grupo Scania, os aprendizados têm sido compartilhados para chegar a soluções que realmente gerem transformação e beneficiem todos os envolvidos.
“Percebemos nessa parceria que as pessoas é que fazem a diferença, por isso, além dos negócios, criamos um vínculo por meio de todas as experiências e desafios que compartilhamos. Sabemos que podemos contar com a Techware, porque sentimos o comprometimento da equipe em nos atender em diversas situações e desenhar o caminho para as soluções que precisamos”, enfatiza Kelly Guimarães.
Isso só fortalece a percepção de que o Rhevolution, além de promover a transformação digital do Grupo e elevar a empresa a um outro patamar tecnológico para gestão de pessoas, também é um poderoso aliado para gerar informações que são muito úteis e fundamentais para a tomada de decisão de outros departamentos aumentando a performance empresarial como um todo..
Portanto, não poderia ser diferente: o compromisso da Techware é evoluir e revolucionar as operações dos clientes, mantendo um valor singular que é ter as pessoas como centro de todas as inovações. É também encantar o mundo com Techdesign!
“Hoje eu consigo ver que o Rhevolution está realmente evoluindo. Todo mundo tem falado muito em RH Humanizado, dessa forma, o grande diferencial da Techware para nós, é oferecer uma consultoria e um software humanizado, tendo as relações como centro dos seus valores. Tecnologias sempre surgirão, assim como mudanças no sistema, mas a forma que a Techware dá atenção aos seus clientes é única e transparece que realmente estamos juntos”, finaliza Kelly Guimarães Gerente de Folha de Pagamento e Administração de Pessoal
A parceria Techware e Grupo Scania só reforça que uma equipe engajada, que trabalha incansavelmente para apoiar e implementar mudanças, consegue transformar o que inicialmente era desafio em uma solução inovadora.
Se a sua empresa também busca por uma solução de Folha de Pagamento completa, ágil e flexível, entre em contato com a nossa equipe e descubra todo o potencial do Rhevolution!
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