BPO Folha de pagamento: como funciona a terceirização da Folha
Empresas brasileiras, de diversos portes, têm adotado cada vez mais a Terceirização de Folha de Pagamento, que, dependendo da estratégia de cada negócio, se apresenta como uma solução assertiva e efetiva para o suporte à áreas estratégicas – como o RH e o Departamento Pessoal – com o intuito de otimizar processos e aumentar a performance destes times.
A terceirização do processamento da Folha de Pagamento possibilita às empresas contarem com um time de especialistas para estas atividades complexas, burocráticas e operacionais, liberando suas equipes, para trabalhos mais nobres e ligados à expansão dos negócios da empresa. O BPO pode proporcionar ainda uma diminuição do risco empresarial, um maior controle e redução de custos operacionais, e mais uma série de outros benefícios ligados ao aumento de performance empresarial que vamos explorar ao longo deste artigo.
Vamos nos aprofundar mais nessa solução e as principais vantagens que ela oferece? Continue lendo!
O que é e como funciona o BPO de Folha de Pagamento?
Vamos pelo começo: BPO é a sigla para Business Process Outsourcing ou, em português, Terceirização de Processos de Negócio. Uma das possibilidades dessa modalidade é a Terceirização da Folha de Pagamento – chamado, portanto, de BPO de Folha de Pagamento.
O processamento de Folha de Pagamento é caracterizado pela complexidade da incidência de uma série de regras e um alto volume de dados e informações que precisam ter total acuracidade e alto nível de segurança, além de estarem subjugadas pela legislação e pelo cumprimento de prazos. O nível de detalhamento exige atenção redobrada, profundo conhecimento das leis e das regras e constante atualização dos profissionais envolvidos.
Por isso, a terceirização dessas funções é muito comum e é uma medida estratégica comumente adotada por empresas que querem focar no seu core business.. Com uma solução de BPO, a empresa repassa para o fornecedor as principais atividades operacionais do RH e Departamento Pessoal, contando com profissionais especializados, treinados e atualizados, conferindo precisão e conformidade nos processos.
Além disso, para que o BPO de Folha alcance seu potencial máximo e possa inclusive reduzir custos operacionais das empresas, é importante aliar a prestação de serviços à tecnologia, sendo fundamental a utilização de um software especializado em Folha de Pagamento pelo prestador dos serviços – que possibilite a automação de atividades e ofereça segurança da informação. Dito isso, é preciso lembrar que, como se tratam de atividades de alta complexidade e que conferem riscos à empresa, a escolha de um fornecedor de BPO exige atenção. É fundamental analisar se a solução atende às necessidades da empresa e aspectos como: o software utilizado, o modelo da prestação dos serviços, a reputação da empresa, o processo de implantação, governança e muito mais.
Quais são os benefícios do BPO de Folha de Pagamento?
A terceirização de processos de negócio, como a Folha de Pagamento, pode impactar na produtividade de todas as áreas empresariais, especialmente em Recursos Humanos e no Departamento Pessoal.
Contratar o BPO é trazer mais performance e expertise no processamento da Folha de Pagamento, além do aumento da eficiência nas atividades estratégicas da empresa. Com isso, a terceirização da Folha, aliada à tecnologia, também contribui para uma potencial redução de custos – já que a contratante economiza tempo e investimento para atrair, treinar e reter equipes e tem zero custos diretos com infraestrutura de TI.
Outro ponto importantíssimo está relacionado às mudanças constantes da legislação trabalhista brasileira, que exigem um acompanhamento periódico dos impactos legislativos sobre a Folha e demais processos administrativos ligados ao trabalho. Por isso, aderir ao modelo de BPO com um fornecedor sério é uma forma de proteger as empresas de possíveis erros e omissões a algumas exigências legais vigentes no país.
Vamos nos aprofundar nos principais benefícios do BPO de Folha?
Aumento de performance do RH e do Departamento Pessoal
Muitas atividades administrativas e operacionais do RH e do DP são caracterizadas por alto nível de detalhamento e responsabilidade e, por isso, exigem muita atenção, cuidado e tempo.
Ao repassar algumas dessas funções para a empresa especialista terceirizada, as equipes podem dedicar mais tempo e focar em outras atividades estrategicamente mais importantes, tornando-se mais produtivas e eficientes.
Controle e redução de custos
O tempo aqui é uma questão chave neste contexto: o tempo que seria gasto com as atividades operacionais de alta complexidade pode ser redirecionado para outras funções estrategicamente mais importantes. Isso já confere à empresa um aumento do potencial de retorno em relação ao investimento nas áreas de RH e DP, graças à solução de BPO.
Além disso, a terceirização de atividades, de modo geral, garante um ganho de performance obtido pela especialidade das equipes dedicadas, pelo avanço tecnológico do software utilizado e por mecanismos cada vez mais evoluídos para promover mais eficiência na operação das atividades. Sem contar, claro, na economia com a redução de custos em espaço físico, pessoas, equipamentos, infra de TI e muito mais, gerando uma considerável economia que pode ser revertida em inovação e projetos de expansão.
Descentralização de processos e mais autonomia para equipes
A adoção de uma solução tecnológica para as áreas de RH e Departamento Pessoal – com a terceirização de atividades em conjunto com um software especializado – possibilita a descentralização de processos dentro da empresa.
Isso acontece porque, graças ao aporte de tecnologia com funções de autoatendimento, self services e workflow de aprovações, as equipes ganham mais autonomia para gestão de processos de RH e DP sem sobrecarregar essas duas áreas.
Redução de erros e falhas
Atividades de alto nível de complexidade e que envolvem uma série de variáveis estão mais propensas a erros e falhas.
Vamos analisar o seguinte: as atividades operacionais do RH e do Departamento Pessoal, geralmente, são caracterizadas por grandes volumes de dados atualizados constantemente (sendo uma parte deles, dados sensíveis), e que devem estar em conformidade às legislações trabalhistas brasileiras e também à Lei Geral da Proteção de Dados (LGPD).
Com tantas variáveis e detalhes, qualquer descuido pode resultar em erros. No caso do RH e do DP, as atividades também são de grande responsabilidade, pois qualquer não-conformidade com a legislação pode gerar consequências para a organização.
Estes erros (e as suas consequências) podem ser evitados se a equipe responsável pela execução de tais atividades possuir um respaldo de know-how – com atualização contínua de conhecimento e especialização no assunto – e de tecnologia – por meio de um software que permite a automatização de tarefas e que traz mais segurança para a empresa.
Sendo assim, o BPO ou a Terceirização da Folha de Pagamento garantem mais segurança para a empresa por meio da redução de erros e falhas justamente por integrar especialistas no assunto com um software de última geração.
Mão de obra qualificada
Conforme também falamos acima, ao contratar um BPO de Folha, a empresa conta com as equipes do fornecedor, que são formadas por profissionais especializados e que trabalham em conjunto para cuidar de sua Folha de Pagamento e das atividades envolvidas.
Como a legislação trabalhista brasileira é dinâmica, estes profissionais estão sempre se atualizando e se capacitando em processos, legislação e tecnologia para oferecer um serviço de qualidade.
Segurança da informação
Conforme mencionado acima, as áreas de Recursos Humanos e Departamento Pessoal trabalham com alto volume de informações – sendo, em sua maioria, dados sensíveis, como dados extremamente pessoais e informações como o pagamento de salário. Por isso, é imprescindível preocupar-se com a segurança dos dados, que é um dos maiores bens da empresa.
Este é um dos fatores de destaque na hora de considerar a Terceirização da Folha de Pagamento.
Com a terceirização de Folha, as informações são armazenadas em servidores seguros, com programação de backups e tecnologias modernas e atualizadas de criptografia, segurança da informação e disponibilidade dos dados.. Assim, o BPO contribui para consistência, confiabilidade e segurança nos processos de DP e RH.
Por que terceirizar a Folha de Pagamento?
Agora que já passamos por alguns dos principais benefícios da terceirização de Folha listados acima, os motivos para a adoção de um BPO ficam mais claros!
Em suma, a terceirização significa transferir responsabilidades (legal e operacional), micro-gerenciamentos (atualizações contínuas sobre legislação e conferência de cálculos trabalhistas) e custos (contratações, treinamentos, equipamentos e tempo) que envolvem o processamento de Folha para uma empresa especializada.
O BPO é uma solução inteligente e estratégica para organizações que estão prontas para extrair ao máximo das áreas de RH e Departamento Pessoal e, com isso, direcionar tempo e energia para demais atividades que impactam diretamente nos resultados do negócio.
O que observar antes de contratar um BPO de Folha de Pagamento?
Antes de adquirir o BPO da Folha de Pagamento, é preciso atentar-se a alguns pontos importantes junto ao fornecedor, como:
- Processo de implantação: como funciona o processo de implantação do BPO, assim como a migração dos dados, o set up dos parâmetros e regras da sua empresa, etc.
- Estrutura de atendimento: é importante entender o modelo proposto para o atendimento. Por exemplo, o atendimento ideal é feito através do modelo de célula personalizada. Isso significa que existe uma equipe que cuida de toda a gestão da empresa de uma forma mais próxima, conhecendo as características de cada cliente.
- Suporte: como funciona o suporte prestado pelo fornecedor e se ele atende o tipo e nível de contato ideal para sua empresa;
- Recursos tecnológicos: o fornecedor deve contar com tecnologia de ponta para apoiar os processamentos, como um software especializado em Folha e RH. O ideal é que o provedor do BPO seja o desenvolvedor do software, já que dessa forma os profissionais são capacitados para usar a ferramenta em seu máximo potencial.
- Equipes capacitadas e constantemente treinadas: os profissionais devem ser especialistas na área, com constantes atualizações e treinamentos.
- Postura colaborativa: o provedor e fornecedor de BPO deve ser também um parceiro de negócios a longo prazo da sua empresa, na medida em que haja colaboração e objetivos comuns de ambas as partes.
- Gerenciamento e acompanhamento de processos: é importante que o fornecedor estabeleça um modo de comunicação – idealmente, uma ferramenta ou software – com os clientes, que o permita registrar e acompanhar as necessidades encaminhadas.
- Flexibilidade e nível de autonomia: o fornecedor é responsável pelas atividades que envolvem a Folha, é importante verificar se a sua empresa continua com autonomia para aumentar ou reduzir demandas.
- Dados precisos e a qualquer momento com velocidade: é fundamental conferir se o fornecedor garante maior acesso à informações, indicadores e relatórios
- Mais facilidade nas solicitações e requisições de serviços: Contar com ferramentas de comunicação, gestão e acompanhamento entre cliente e fornecedor.
- Respostas excepcionais para situações excepcionais: um BPO de excelência não pode ser fator limitador para o seu negócio. Um grande exemplo é poder contar com maiores janelas para que processos sejam realizados, isto é, ter processos menos engessados pelo software;
As melhores práticas da Terceirização de Folha com o BPO Techware
Há mais de 30 anos especialista em Folha de Pagamento e RH, a Techware oferece os melhores serviços de BPO de Folha de Pagamento para terceirização dos processos administrativos, com o objetivo de simplificar e inovar a gestão de pessoas.
O departamento pessoal e o RH da sua empresa passam por uma transformação digital completa com o BPO da Techware. É uma ferramenta estratégica poderosa, unida ao melhor serviço, com o melhor atendimento.
Relacionados
Techware e as etapas de implantação do eSocial
O eSocial tem o propósito de unificar a comunicação das empresas com órgãos e entidades como a Caixa Econômica Federal o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), o MPS (Ministério da Previdência Social), o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego)...
Leia maisAdministração do tempo: 5 dicas para ser mais produtivo no trabalho e na vida
Cada vez mais ficamos com a impressão que o tempo parece não ser mais suficiente para realização das nossas rotinas diárias. A incessante busca pelo sucesso pessoal e profissional, as exigências do mercado de trabalho, a pressão pelo crescimento e...
Leia mais12 MOTIVOS que justificam por que um software robusto de base para o RH tornou-se um grande aliado da Employee Experience (Parte 2)
Os profissionais que atuam em Recursos Humanos, no geral, planejam seu trabalho minuciosamente, já que qualquer equívoco ou desalinhamento interfere diretamente nos objetivos e ganhos da empresa. No entanto, muitas vezes, o potencial desse departamento não é aproveitado ou, até...
Leia mais12 MOTIVOS que justificam por que o software de base se tornou um aliado da Employee Experience (Parte 4)
Vivemos em um cenário marcado por mudanças que envolvem desde os recursos tecnológicos, passando por matrizes econômicas, até as perspectivas do futuro do trabalho. Diante disso, surgem obstáculos, na maioria das vezes, interconectados, que nos obrigam a nos adaptarmos às...
Leia maisTechware no Top of Mind de RH 2018
A Techware já está entre as 5 mais lembradas em Folha de Pagamento e agora concorre ao topo da categoria. Vote na Techware e ajude-nos a conquistar o TOP OF MIND DE RH. Pela 6ª vez a Techware, empresa de sistema de...
Leia maisAprendizado gera otimização, e assim evolução.
Por vezes, as evoluções digitais são puramente associadas à tecnologia. É óbvio que as inovações tecnológicas têm mérito inquestionável. Entretanto, um aspecto importante pode ser negligenciado sem a devida atenção a todos os fatores do processo. Quem cria a tecnologia?...
Leia mais