A saúde do colaborador como parte da estratégia das empresas que querem resultados
Por muito tempo, saúde e bem-estar no mundo corporativo estava associado às condições físicas do colaborador. Com os crescentes debates e cada vez mais conhecimento disponível acerca do assunto, as empresas passaram a olhar com mais atenção para a saúde integral dos profissionais, considerando o mental, o psicológico e o físico – e, principalmente, as condições crônicas associadas a estilos de vida nada saudáveis.
O excesso de estresse, as refeições rápidas demais, as 10 canecas diárias de café. São vários os hábitos que passaram a designar um alerta vermelho.
De acordo com matéria publicada na ABRH Brasil, os custos totais de benefícios médicos fornecidos pelo empregador devem aumentar 12% em 2022 no Brasil. Esse dado tem o respaldo da edição mais recente do Global Medical Trends, que confirma ainda a crescente prevalência de fatores de risco de hábitos como má nutrição e sedentarismo entre brasileiros e latino-americanos.
Antes mesmo da pandemia do coronavírus (COVID-19), o bem-estar dos colaboradores já vinha se tornado um alerta para as empresas. É sabido que hábitos saudáveis e um ambiente confortável (seja presencial ou remoto) tornam o colaborador mais produtivo, e não um estilo de vida que idealiza o workaholic.
Ainda sobre a matéria da ABRH, é possível mensurar o desempenho do bem-estar de um colaborador ao reunir métricas como satisfação dos usuários, valor das ações, taxas de retenção e absenteísmo. Manter os colaboradores conectados, pessoalmente e por meio da tecnologia, ajuda a promover relacionamentos e o bem-estar social.
Conforme dados de uma Pesquisa Global de Bem-Estar da Aon, publicados na ABRH, uma melhoria de 3% no desempenho do bem-estar dos colaboradores é capaz de resultar em um aumento de 1% na satisfação e retenção do cliente, enquanto uma melhoria de 4% no bem-estar pode produzir um aumento de 1% nos lucros da empresa. A pesquisa foi realizada com mais de 1,6 mil empresas em 41 países. Embora modestos, os números indicam a conexão entre bem-estar e desempenho.
Saúde e bem-estar não possuem abordagens únicas, por isso se recomenda que as empresas observem os quatro fatores do bem-estar de um indivíduo: físico, financeiro, mental e emocional.
A mesma pesquisa da Aon apontou que na pandemia, diversas empresas brasileiras desenvolveram práticas e proporcionaram benefícios em um ou mais desses quatro aspectos. Das 800 empresas consultadas, 47% delas implementaram e manterão os programas e ações de saúde, qualidade de vida e bem-estar. Para auxiliar nesta estratégia, os recursos mais utilizados foram a telemedicina (57,4%), programas de saúde mental (43,5%), palestras com psicólogos (30,8%), ações de ergonomia (28,8%) e aplicativos de saúde e bem-estar (26%). Como mencionamos antes, muitas empresas já tinham algumas ações neste aspecto antes da pandemia, então intensificaram elas no período. Em compensação, 21,7% sequer tinham iniciativas de saúde e bem-estar, mas nos últimos dois anos se viram obrigadas a implementá-las.
Os resultados de uma empresa estão vinculados à produtividade de seus colaboradores. Ser produtivo não depende apenas de conhecimento e um bom currículo. Quando o funcionário se sente amparado pela empresa, ele naturalmente vai trabalhar mais por ela, e associar o seu crescimento pessoal a sua passagem por determinada companhia.
A gestão do capital humano de uma empresa é um dos ativos mais valiosos de uma empresa. O RH Humanizado tem sido uma pauta frequente no mundo corporativo, e já é parte dos valores que encabeçam a evolução das relações entre empresas e colaboradores nos próximos anos.
O Rhevolution, sistema de RH e Folha de Pagamento da Techware, apresenta diversas funcionalidades para que os setores de RH e DP de uma organização monitorem a estabilidade de seus funcionários, buscando sempre o crescimento dos profissionais. Com a ferramenta adequada, este gerenciamento de pessoas com um olhar mais atencioso também pode ser uma realidade em sua empresa.
Relacionados


O papel do RH na experiência do empregado
Que seja eterno enquanto dure ou que a experiência seja marcante para que dure eternamente? Ter um produto ou serviço de qualidade, estratégias bem definidas e investimento em tecnologia vale de algo se não temos pessoas inspiradas e engajadas para...
Leia mais

Softwares: mais funcionalidades ou resolução de processos?
Qual dessas características é mais importante na escolha de um software? “A lógica levará você do ponto A ao ponto B. Imaginação o levará a todos os lugares” – Albert Einstein As empresas que abrem um projeto de escolha de...
Leia mais

Desafios de liderar na era digital
Adaptar-se rapidamente à Transformação Digital não é mais uma perspectiva e sim uma necessidade. A realização de projetos que antes levavam um longo período, atualmente é dividida em entregas mais rápidas, o que possibilita a análise célere do que precisa...
Leia mais

5 funcionalidades da interface mobile do Rhevolution
Revisitar a cultura organizacional, as estratégias e as condutas nunca se fez tão necessário quanto agora, visto que tudo que está acontecendo em escala global tornou a ideia da aceleração de uma transformação digital de Recursos Humanos ainda mais urgente....
Leia mais

Techware e a implantação remota das suas soluções
Frente a pandemia do novo coronavírus (COVID-19), muitas empresas já estão aderindo a implantação do teletrabalho ou home office com sua equipe, conforme as medidas provisórias trabalhistas anunciadas pelo Governo Federal. Entretanto, não são todas as empresas que possuem preparo...
Leia mais

Como estabelecer metas tangíveis para os colaboradores em 2021?
A definição de metas não é um trabalho fácil. Requer estudo, análise e atenção para que seja feita com coerência, sejam realizáveis e de acordo com as possibilidades e os objetivos de negócio. O envolvimento da equipe é peça-chave nesta...
Leia mais