Por que comunicação e liderança são complementares.
“Não me ajeito com os padres, os críticos e os canudinhos de refresco: não há nada que substitua o sabor da comunicação direta.” – Mario Quintana
Vivemos a era da globalização. Seja este um jargão ou clichê, ainda assim parece ser a melhor forma de se caracterizar “um mundo em que se concorre com todos, por tudo e em toda parte”, de acordo com Harold L. Sirkin, James W. Hemerling e Arindam Bhattacharya, autores do livro “Globalidade: A nova era da globalização”.
As organizações empresariais, sociais e familiares despertam para o desenvolvimento sustentável. Os alunos aprendem nos bancos escolares, desde a mais tenra idade, a importância da preservação ambiental. Proteger o planeta, respeitar as diferenças, exercer com responsabilidade a cidadania, observar a importância do trabalho voluntário, fazer parte da solução e não do problema são conceitos cada vez mais desenvolvidos nas atividades pedagógicas da educação infantil ao ensino superior.
O planeta está em constante transformação e, ao que tudo indica, caminha para a construção de uma sociedade melhor do que as experimentadas num passado recente. A globalização exige a aplicação de novas formas e técnicas de trabalho no mundo corporativo.
A pressão por projetos mais rápidos, a tecnologia que derruba barreiras, a conectividade ilimitada, o universo infinito de informações nas redes profissionais, familiares. Na nuvem. Nas redes sociais. Perfis profissionais cada vez mais variados, multiculturais, das gerações X, Y, Z…Respira fundo. São muitas coisas que revelam a necessidade de uma nova visão sobre as atividades de gestão de processos e pessoas.
E nessa nova visão destacam-se habilidades fundamentais, de comunicação e liderança, para que os gestores possam ser bem sucedidos na hora de enfrentar desafios. Que possam tirar o melhor proveito das oportunidades que surgem nas mudanças organizacionais.
A comunicação é um eixo central nesse novo mundo. Comunicar a coisa certa, da forma certa, para as pessoas certas e na hora certa. Parece difícil, não é? Mas é necessário para o processo de construção de uma linguagem comum e democrática.
A habilidade da comunicação eficaz pode ser construída a partir de algumas dicas bastante simples:
- Ter metas claras do que deve ser comunicado
- Adequar a linguagem ao público alvo
- Interessar-se pelo outro: cultivar a empatia
- Receber feedbacks e interpretá-los com o propósito da melhoria em comunicações futuras
- A liderança, como a habilidade de influenciar de forma positiva mentalidades e comportamentos, com sabedoria, cooperação e afetividade, reunindo todos para caminhar em direção ao objetivo comum.
O psicólogo e coach João Cordeiro, em sua série de vídeos sobre liderança, explica que essas duas habilidades, comunicação e liderança, caminham juntas e se complementam: “O líder provoca influência por meio da comunicação – que desperta e dá o norte – e do exemplo – que sustenta o que foi dito. Se não houver o exemplo, a comunicação se evapora. Se não houver a comunicação, a evolução através do exemplo é muito lenta. A comunicação move as pessoas, e o exemplo arrasta.”
Evidentemente que este tema não se esgota por aqui. O que se espera é que sirva para estimular os gestores a repensar sua forma de atuação. Falar menos e ouvir mais, autopromover-se menos e aconselhar mais são bons novos hábitos a serem praticados pelo líder-comunicador eficaz.
Relacionados


Como evitar erros ao processar a folha de pagamento
Veja como erros comuns podem colocar a sua empresa em risco Rendimentos, horas extras, descontos, abonos, demissões… Imagina calcular todos esses itens na folha de pagamento de centenas de funcionários. As planilhas gigantescas se tornaram um grande obstáculo para gerenciar...
Leia mais

Conheça os 3 tipos de Cloud
O mundo corporativo tem passado por constantes mudanças e apresentado novos conceitos de mercado, padrões e ideias inovadoras a todo o momento. Para acompanhar esta evolução é imprescindível que as empresas se ajustem às novas tendências sem perder seu DNA....
Leia mais

Aprimoramento para enfrentar uma possível fase de desemprego.
Em momentos de crise, o desemprego é um tema recorrente. Em uma análise simples podemos dizer, basicamente, que as pessoas diminuem o consumo, o que faz com que as empresas deixam de vender e com isso reduzam investimentos e cortem...
Leia mais

Onboarding de empregados: o que é e como aplicar
Os primeiros dias de um novo empregado dentro da empresa são fundamentais em sua adaptação, engajamento e desenvolvimento. Sem o direcionamento certo, ele pode se sentir deslocado, não compreender bem as tarefas e até encontrar dificuldades para “pegar o ritmo”....
Leia mais

5 funcionalidades da interface mobile do Rhevolution
Revisitar a cultura organizacional, as estratégias e as condutas nunca se fez tão necessário quanto agora, visto que tudo que está acontecendo em escala global tornou a ideia da aceleração de uma transformação digital de Recursos Humanos ainda mais urgente....
Leia mais

Conheça os cinco valores da Techware
Temos cinco valores que guiam e traduzem nossas ações e nossa cultura E como se fosse uma estrutura invisível. Esta diante de nós, e nem sempre damos conta, conscientemente, de sua existência. Mas podemos percebê-la, às vezes, sem muito esforço...
Leia mais