Criatividade e inovação: pensar fora da caixa
Às vezes quando nos deparamos com algum problema, passamos horas tentando encontrar uma solução, porém a barreira da mesmice nos impede de olhar para novos horizontes e encontrar novas maneiras de solucionar aquele problema. Albert Einstein dizia que é uma insanidade você fazer sempre as mesmas coisas e esperar um resultado diferente.
A expressão “pensar fora da caixa” mostra que em alguns momentos precisamos ver as situações de um outro ângulo para entender melhor o que se passa. Um cubo por exemplo possui 6 faces, mas se o olharmos de frente não enxergaremos todas. Sendo preciso olhar de outros lados para vê-lo em sua totalidade.
Essa atitude pode nos ajudar a solucionar questões em diversas áreas da nossa vida. Para tanto é preciso que saibamos escutar mais as opiniões à nossa volta, quebrar paradigmas e entender que arriscar é necessário. Para obter novos resultados é preciso mudar sua ação.
A prática do Brainstorm (tradução literária: “tempestade de ideias”) que é uma atividade criada para explorar o potencial e a criatividade de uma pessoa ou de um grupo em uma reunião com um objetivo comum, onde todas as ideias são bem-vindas, sem restrições, ajuda a abrir o pensamento saindo do padrão de mentalidade.
Da próxima vez em que se deparar com um problema do qual não sabe mais como resolver: pare, respire e permita-se sair da caixa. A solução pode ser mais óbvia do que se imagina.
A Techware, fornecedora de software de Folha de Pagamento e Recursos Humanos, além de estimular o pensamento e a criatividade de seus funcionários e em todos os seus processos, busca constantemente inovação, fazendo uso de tal prática para construção do seu design. Pois sabe que estas atitudes facilitam o trabalho e melhoram o desempenho do seu produto e a confiança de seus clientes.
Relacionados


Pensamento exponencial e RH estratégico
Você já leu e releu que é preciso ser estratégico. Aliás, o tempo de explicar o porquê é tão importante ser estratégico já até passou;não há mais espaço para atuar sem propósito, método, tecnologia e atualização constante. Um dos grandes...
Leia mais

Psicologia positiva e a felicidade feminina
Um assunto que sempre me chama atenção e desperta bastante interesse. O que é preciso para ser feliz nos dias de hoje? Considerando principalmente nós mulheres que temos um grande acúmulo de tarefas, que não necessariamente nos traz bem-estar. Tive...
Leia mais

Incentivo ao uso do LinkedIn
Há quem ainda enxergue o LinkedIn apenas como uma rede social para quem busca uma nova posição de trabalho. Algo como um imenso banco de currículos e intermediador entre profissionais e head hunters. Isso é verdade. O LinkedIn pode ser...
Leia mais

O fornecedor ideal do Software de Folha de Pagamento
A escolha de uma nova solução de software de Folha de Pagamento não é das tarefas mais fáceis do RH e do Departamento Pessoal, passa pela análise aprofundada das necessidades da empresa, características do negócio, modalidade de contratação, ofertas de...
Leia mais

Quais são os prós e os contras do processo de terceirização de serviços?
Optar pela terceirização de serviços é uma estratégia cada vez mais adotada por empresas que querem manter o foco no negócio, atuando de maneira mais estratégica e conseguindo melhores resultados em relação à concorrência. Trata-se de uma manobra inteligente ―...
Leia mais

Techware: uma marca empregadora
Com origem nos Estados Unidos sob o nome de Employer Branding, o conceito Marca Empregadora faz referência a uma estratégia com objetivo de promover o interesse de talentos aliada às táticas para satisfação profissional, crescimento e retenção destes profissionais. Com...
Leia mais